Evento de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa é sucesso em Arraial do Cabo

O evento contou com a presença de técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais e advogados para atender as principais demandas da população.


Cerca de 300 pessoas participaram das atividades da Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, realizada pela Prefeitura de Arraial do Cabo, na Praça do Guarani, nesta sexta-feira (14). O evento contou com a presença de técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais e advogados para atender as principais demandas da população, como assistência jurídica, aferição da pressão arterial e da taxa de glicose, rodas de conversa sobre violência contra o idoso e prevenções de quedas e acidentes, além de atividades físicas de alongamento e consciência corporal.

Estimativas do IBGE (2018) mostram que os idosos representam 12,8% da população de Arraial do Cabo, ou seja, mais de 3,8 mil pessoas. “A missão que nos foi dada pelo prefeito Renatinho Vianna é dar atenção especial a todos os segmentos da sociedade. Não podemos deixar de fora a pessoa idosa, parte importante de nossa população, pela qual temos que zelar” comentou o Secretário de Saúde, Antonio Carlos, conhecido como Kafuru.

Além de Kafuru, o Secretário de Assistência Social, Ayron Freixo, também esteve presente e destacou a importância do evento. “É fundamental que todos estejam engajados nessa luta. Hoje no Brasil, os casos de negligência já representam mais de 77% dos indicadores estatísticos entre os casos de violência contra a pessoa idosa. É dever do poder público arregaçar as mangas e trabalhar intensamente para melhorar a qualidade de vida da população como um todo, em especial aos idosos, que muitas das vezes não têm ninguém a quem recorrer”, reforça Ayron.

O Conselho Municipal do Idoso esteve presente e trabalha para receber as demandas da população sobre casos de violência e negligência. “Estamos implantando o serviço jurídico, que vai auxiliar os nossos idosos e familiares no combate de todo tipo de violência”, disse Jocarly Alves, presidente do conselho que funciona em um anexo do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS).

A Consultora Cristiane Fernandes (ConLongEH) destacou que é preciso a participação de todos nas questões ligadas à saúde e à segurança da pessoa idosa: “Na maioria das vezes a violação de direitos vem de pessoas da própria família ou próximas a eles. Isso acontece por causa da proximidade, convivência, muitas das vezes casos de dependência química e também o desconhecimento da Lei, em especial, do Estatuto do Idoso que criminaliza todos os tipos de violência. Por isso, a importância de eventos como esse, para que a informação chegue para o maior número de pessoas possível”, explicou.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Secretaria de Saúde, por meio da Consultoria Geral de Longevidade e Envelhecimento Humano (ConLongEH) e Coordenação de Saúde do Idoso, e da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso. A Prefeitura destaca o apoio do comércio local, através do Quitanda da Roça e Mundo das Frutas, e também da Igreja Batista Central.

O Disque denúncias para caso de maus tratos aos idosos é o 100.

 

Categorias: Arraial do Cabo

Fotos da notícia




Outras notícias