GREVE GERAL / Paralisação não altera funcionamento de serviços em Cabo Frio

Diversos setores vão aderir à paralisação em todo o país contra a reforma da previdência e os cortes da educação. Atos vão acontecer em Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Macaé


Nesta sexta-feira (14) diversos setores da sociedade vão aderir a uma Greve Geral que acontece em todo o país contra a reforma da previdência e os cortes da educação. Várias centrais sindicais, estudantes, professores e suas representações de classe confirmaram participação no ato.

Em Cabo Frio, a maioria dos serviços básicos não vai alterar seu funcionamento por conta da greve, mas entidades da educação se organizam para um ato no Centro da cidade. Os atos acontecerão desde o amanhecer, culminando com um grande ato unificado a partir das 15h na Praça Porto Rocha.

Em Arraial do Cabo o ato acontece a partir das 9h na Praça do Guarani, já em Rio das Ostras o encontro começa às 10h na Praça José Pereira Câmara.

Em Macaé, o Sinpro (Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino de Macaé e Região) realizará ações no calçadão, centro da cidade, com café da manhã e apresentações políticas, científicas e culturais. A concentração para passeata começa a partir das 12h. Para finalizar as atividades, haverá um show com diversas apresentações em frente ao prédio antigo da Câmara Municipal de Macaé.

Entre os sindicatos que vão aderir à greve, estão o SEPE (Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro), que já se encontra em paralisação e o Sindicato dos Bancários de Macaé, que vai comparecer ao ato unificado em Niterói.

Nesta quinta-feira (13) o Sindipetro NF (Sindicato dos Petroleiros) do Norte Fluminense fará uma transmissão ao vivo, às 19h30, para anunciar os detalhes sobre como será feita a paralisação da categoria na Greve Geral.

O Sindicato dos taxistas de Cabo Frio não vai aderir, eles farão greve própria no dia 27. A ACIA (Associação Comercial, Industrial e Turística) de Cabo Frio também não participará.

Nenhuma prefeitura da Região confirmou alteração no funcionamento do municipalismo. Em São Pedro da Aldeia, as aulas serão normais. Em Iguaba Grande, nenhum setor da Prefeitura e nenhuma escola municipal irá aderir a Greve Geral. O horário de funcionamento permanecerá o mesmo. As prefeituras de Cabo Frio, Araruama, Arraial do cabo, Armação de Búzios e Macaé, assim como a Salineria, não responderam até o fechamento da matéria.

Os bancos também deve funcionar normalmente. A Febraban - Federação Brasileira de Bancos, disse que não iria comentar sobre o assunto 'greve'.

MOVIMENTOS

Segundo os movimentos, a prioridade é que os trabalhadores "cruzem os braços" a partir da madrugada de sexta-feira (14) com manifestações sendo utilizadas como complemento à paralisação. Entre as centrais, estão na articulação a CUT, CTB, Força Sindical, CGTB, CSB, UGT, Nova Central, CSP- Conlutas e Intersindical.

PARTICIPAÇÕES

Setores de todo o país confirmaram participação na greve, entre eles estão os Rodoviários, SinproRio, Sepe (redes municipais e estadual), Bancários de Campos, Bancários de Macaé, Sindipetro Caxias, Sintufrj, Sisejufe, ANDES, SINTUR-RJ,FASUBRA, Sindscope (Colégio Pedro II), Setor elétrico – Sintergia, SINDPEFAETEC, SINTUPERJ, SINASEFE, Sindipetro NF, Sindomesticas NI, Sintufrj,Radialistas,Enfermeiras, Sintuff, Aduff, Bancários de Niterói, Sintsaúde, Asfoc, Bancários Baixada, Bancários Petrópolis, Sindpsi, Sindipetro RJ, Sindjor / EBC, Bancários Rio, Sindjustiça, Asduerj, Senge, AdCefet, Asibama/RJ, Sintsama, Sitramico /RJ, Sindicato Nacional da casa da moeda, Sintfort, Aeroviários, Sindsep, ASBN, Bancários Três Rios, Adur, Sindsprev, Sindicato dos Estivadores do RJ, Sindicato dos trabalhadores do bloco nos portos do Rio de Janeiro, Sindicato Advogados, SINDPD/RJ, Sindicato dos Farmacêuticos do RJ, Sinmed , Sinpaf solos, Stipdaenit, Sintrasef, Portuários RJ, SINTSNIT- Sindicato dos Tec. De Seg. Trabalho de Niterói.

Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias