Ministério Público recomenda à prefeitura de Saquarema que exija compensação ambiental do organizador do campeonato de surf

Orientação também aborda as barracas na Praia da Barrinha e os automóveis trafegando na areia


O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação à prefeitura de Saquarema para que se estabeleçam compensações ambientais ao organizador do campeonato Mundial de Surf, sobretudo em razão do volume de lixo produzido pelas pessoas que acompanham o evento. Também recomendou-se a informação transparente à população sobre os legados da realização do evento na cidade.

Outro ponto é uma maior fiscalização acerca do comércio e da presença de automóveis nas praias. É recomendada a remoção de barracas fixas que pernoitam na Praia da Barrinha, para permitir somente o comércio naquela praia por meio de ambulantes, sem estruturas fixas na faixa de areia. O MPF quer ainda que seja proibida a presença de veículos automotores na faixa de areia das praias em geral, principalmente Itaúna, sendo implementadas placas e fiscalização para monitoramento pela prefeitura.

O Ministério Público Federal, por meio do procurador da República Leandro Mitidieri, concedeu o prazo de 30 dias para atendimento à recomendação comprovando-se a adoção de tais medidas por meio de um relatório acompanhado de registros fotográficos. Segundo informa o procurador, “verificaremos o atendimento à recomendação na ação de limpeza que o MPF Praia Limpa realizará durante o campeonato internacional de surfe, no final de junho".

*Fonte: Ministério Público Federal (MPF)

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias