Ex-diretor do Hospital da Mulher de Cabo Frio afirma que atendimentos cumpriam protocolos

Declaração foi feita durante reunião da CPI da Alerj, nesta terça (11). Comissão fará audiência no município, na próxima segunda-feira (17)


O médico Paul Hebert Dreyer, ex-diretor do Hospital da Mulher em Cabo Frio, onde 26 recém-nascidos morreram entre novembro do ano passado e abril deste ano, afirmou que todos os procedimentos de atendimento a gestantes na unidade cumpriam o exigido no protocolo do hospital. A declaração foi feita, nesta terça-feira (11), durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Alerj que investiga as mortes ocorridas na unidade. Hebert dirigiu o hospital entre julho de 2018 e abril de 2019.

Questionado sobre possíveis casos de violência obstétrica e de demora na realização de cesárea para retirar fetos natimortos - quando o bebê já está sem vida na barriga da mãe - ele alegou que os médicos são instruídos, de acordo com o protocolo do hospital, a realizar todos os exames para verificar a possibilidade de induzir um parto normal, que segundo ele, é o mais seguro para a paciente.

"Só optamos por uma cesárea quando não temos mais escolha, como determina o protocolo. O documento era impresso e tinha a assinatura de todos os médicos, ou seja, todos tinham ciência das normas. Isso era importante para que todos os plantonistas falassem a mesma linguagem, os medicamentos fossem normatizados e a condução médica fosse a mesma. Isso nos protegia inclusive judicialmente", explicou o ex-diretor.

A presidente da CPI, deputada Renata Souza (PSOL), disse que a presença do médico na reunião foi importante para esclarecer como eram realizados os atendimentos e como eram tomadas as decisões médicas no hospital. "O doutor Paul fez alguns atendimentos e conseguimos identificar algumas incongruências e problemas concretos em termos dos atendimentos e por isso foi importante ouvir o médico para que ele se posicionasse", disse.

A deputada antecipou que na próxima segunda-feira (17), a comissão irá realizar uma nova audiência em Cabo Frio. "A gente quer abrir para a população do município esse debate. É importante sair da Casa e fazer esse trabalho in loco, ouvir quem utiliza desse equipamento público e quais dificuldades eles enfrentam na ponta", argumentou a parlamentar. Estiveram na audiência os deputados Subtenente Bernardo (PROS), Dr. Serginho (PSL), Renan Ferreirinha (PSB) e a deputada Enfermeira Rejane (PCdoB).

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias