BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (10)

Semana vai ser tensa em Cabo Frio com indicativo de greve; Transição de governo em Iguaba já está a caminho; Melman reafirma pré-candidatura a prefeito de Arraial do Cabo em impresso de Niterói; São Pedro da Aldeia fecha parceria com o Crea; Vereadores de Araruama 'vetam' moção de repúdio a delegado; Portal RC24h e O Fluminense fecham parceria... E muito mais!


INDICATIVO DE GREVE

O prefeito Dr Adriano (Rede) deve se preparar para uma semana de tensão em Cabo Frio. Isso porque a prefeitura não conseguiu honrar todos os pagamentos no quinto dia útil, que caiu na sexta-feira (7). Apenas os estatutários da Educação receberam. Os demais receberão conforme escalonamento divulgado pela Prefeitura. Hoje teve manifestação pelas ruas do Centro e vários servidores estiveram de plantão na porta do gabinete do secretário de Fazenda, Antônio Carlos Vieira, o Cati. Depois da pressão dos servidores, Cati disse que prefeitura está sem dinheiro e que, provavelmente, salário só será pago dia 19. Amanhã tem assembleia geral extraordinária conjunta na Praça Tiradentes, às 17h, onde pode ser deflagrada Greve Geral pelo atraso dos salários.

 

 

 

ABRAÇO À ILHA

No sábado (8), Dr Adriano participou do "abraço" à Ilha do Japonês, um dos cartões postais de Cabo Frio, em comemoração à semana do Meio Ambiente. O prefeito foi o anfitrião e chegou de barco à ilha. Agradeceu a manifestação solidária de todos que reservaram um tempo do dia para o ato de conscientização.

 

 

 

JORNALISMO AMBIENTAL

A Prolagos, concessionária de água e esgoto da Região, lança amanhã, em Cabo Frio o 2º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental. Será às 19h, na Casa Scliar, localizada na Praia de São Bento. A premiação foi criada para valorizar o papel dos profissionais que atuam na imprensa dos cinco municípios atendidos pela concessionária (Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) na conscientização da sociedade na busca da sustentabilidade. Ano passado, a primeira edição do concurso teve 41 trabalhos inscritos e distribuiu mais de R$ 30 mil reais em prêmios entre os vencedores de seis categorias: universitária, telejornalismo, web, impresso, rádio e fotojornalismo.

 

 

 

COMEMORAÇÃO COM 2 PREFEITOS

Em comemoração aos 24 anos de emancipação político-administrativa de Iguaba Grande, a Câmara Municipal promoveu a tradicional Sessão Solene, na última sexta (7), que contou com a presença dos "dois prefeitos da cidade": o interino, Balliester Werneck (PP), e o eleito na suplementar, Vantoil Martins (PPS), que será diplomado no fim do mês. Na ocasião, Balliester recebeu das mãos do vereador Paulo Rito (SD) uma moção de aplausos e das mãos do presidente da Câmara, Adriano Mairink, o Tikinho, a comenda João Clímaco da Costa. 

 

 

 

TRANSIÇÃO A CAMINHO

Em Iguaba Grande já começou a transição de governo. Hoje, Jales Lins e Fabinho, nomes cotados por Vantoil para assumirem secretarias, se reuniram com o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Felipe Nogueira. Estiveram reunidos o dia todo com o objetivo de já garantir a transição. Por outro lado, Vantoil Martins (PPS), o prefeito eleito, esteve na capital onde se reuniu com alguns deputados, vendo a questão das emendas parlamentares que possam viabilizar recursos ao município. Na cidade, o vereador Marciley Lessa (PDT) esteve em Sapeatiba Mirim, onde está sendo feito todo o levantamento para abertura da cozinha onde serão produzidas as quentinhas que serão fornecidas aos funcionários da Prefeitura. Cada um correndo por um lado para ganhar tempo. Vale destacar que, desde que venceu as eleições suplementares de 2 de junho, Vantoil não tirou um só dia de folga. Está trabalhando sem parar.

 

 

 

REPASSE NORMALIZADO

O secretário de Assistência Social de Arraial do Cabo, Ayron Freixo, lembra que a prefeitura fez o pagamento da 4ª parcela referente ao termo de colaboração feito em 2017 com a APAE do município. Ao todo, são 12 parcelas a serem repassadas, no valor de R$ 15 mil cada uma. Por conta das dificuldades financeiras que o município enfrentou com o bloqueio de verbas por conta de dívidas herdadas, o repasse tinha sido interrompido em dezembro passado. O presidente da associação, Elcio Vieira, lembra que a instituição vive hoje, praticamente, da ajuda do município. O repasse acordado com a Prefeitura permite o auxílio à folha de pagamento dos funcionários, além de despesas de combustível, alimentação e manutenção do prédio. 

 

 

 

REAFIRMOU PRÉ-CANDIDATURA

Neste domingo (9) saiu entrevista que Henrique Melman (PDT) deu ao jornal O Fluminense, de Niterói, onde ele reafirma suas pretensões de ser, sim, candidato a prefeito pelo PDT em Arraial do Cabo. A questão do imbróglio pela sigla ainda não foi resolvida - já que parte do diretório quer o vereador Ton Porto. Melman só esqueceu de comentar para a reportagem que ele está inelegível. Sua candidatura depende dos humores da justiça.

 

 

 

ANIVERSÁRIO SEM PRESENTE

O prefeito afastado de Búzios, André Granado (MDB), tinha esperança de receber como presente de aniversário - comemorado no último sábado (8) - a sua volta à cadeira de prefeito. Nada feito. Apesar da decisão judicial que manda André retornar ao cargo ter sido proferida há mais de dez dias, o prefeito em exercício Henrique Gomes (DEM) continua governando. Mas a turma de André ainda está na expectativa do presente. Será que o doutor terá mais uma semana de desilusão?
 

 

 


AMIGO DA CRUZ VERMELHA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), recebeu o título de Amigo da Cruz Vermelha. A homenagem foi feita durante uma reunião no gabinete com os voluntários da filial aldeense da Cruz Vermelha Brasileira. O encontro abordou, ainda, as diversas ações realizadas pelos voluntários no município e a parceria entre os dois órgãos. O presidente da CV de São Pedro, Victor Marcelo Santos, explicou que a homenagem é uma forma de agradecimento por todo o apoio prestado ao Departamento de Riscos e Desastres e à organização.

 

 

 

PARCERIA COM CREA 

Ainda no município aldeense, os secretários de Governo, Eron Bezerra, e de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, se reuniram com o presidente do CREA-RJ, Luiz Cosenza, para discutir possíveis parcerias entre a administração municipal e o Conselho. Durante o encontro, foi entregue uma minuta de cooperação técnica para avaliação do setor jurídico da Prefeitura. O documento inclui colaborar com o município de formas diversas e trocar informações. Foram discutidas questões como fiscalização integrada, projetos realizados, palestras e participação em Conselhos Municipais.

 

 

 

MOÇÃO DE REPÚDIO

Na sessão da Câmara de Araruama da última quinta-feira (6), o vereador Oliveira da Guarda (MDB) apresentou Moção de Repúdio ao delegado Mário Luiz da Silva e ao inspetor de polícia Gilberto Borges da Silva. Ele fez coro à nota (foto) do presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais, Carlos Alexandre Braga, repudiando ato do delegado de plantão da 118ª DP que autuou guardas municipais por “usurpação de função”. A entender, no último dia 23 de maio quatro agentes da corporação conduziram um cidadão, que portava 60 pinos de cocaína até à delegacia. Na sessão do legislativo, oito dos 17 vereadores votaram contra a moção apresentada: Amigo Walmir, Aridinho, Buda, Carlinhos de Deus, Ciraldo, Magno Dheco, Nelsinho do Som e Paulinho Corrêa Júnior. "Isso nos leva a pensar e refletir, qual o reconhecimento que de fato essa Casa de Leis do Município tem com os Guardas, que dia a dia estão nas ruas defendendo e protegendo a população. Vale ressaltar que a Guarda não trabalha armada, mas mesmo assim consegue prestar um serviço de excelência aos cidadãos, como nessa referida ocorrência", disparou Oliveira da Guarda.

 

 

 

ASSEMBLEIA DE SERVIDORES

Hoje, no início da noite, tem assembleia geral extraordinária (AGE) convocada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA), no auditório da entidade, para apresentação da resposta do poder executivo em relação à contraproposta aprovada pelos servidores na última AGE, em 28 de maio. No documento encaminhado à prefeita Lívia de Chiquinho (PDT), a categoria propõe escalonamento em três vezes da diferença do piso nacional do magistério em relação ao piso atual local (professor I e II), mais atualização do piso nacional, até 2021; reajuste salarial para as demais categorias, sendo 5,19% em 2019, 3,90% em 2020, 3,90% em 2021, e a partir de 2022, 100%  do IPCA do excercício anterior a ser pago na data-base. Também figura na proposta a implementação do auxílio-alimentação para todos os servidores. Será que Lívia vai aceitar?

 

 

 

DE OLHO NOS POSTOS

O vereador Robson Oliveira (PSDB) e sua equipe do Gabinete Itinerante visitaram, na última sexta (7), alguns postos de combustíveis em Macaé para tomar conhecimento dos valores, considerados abusivos pela população, bem como da qualidade do combustível oferecido à população. A visita foi acompanhada pela equipe do Procon. Segundo Robson, que também é presidente da Comissão dos Direitos e Defesa do Consumidor da Câmara, houve redução de valores em diversas cidades e estados, entretanto, os consumidores de Macaé não viram essa queda de preço na bomba. "Macaé tem o preço da gasolina mais alto do país e é inadmissível que a redução do valor do combustível não seja repassado para a população", disse. Robson destacou ainda que nesta semana emitirá requerimentos para as refinarias e para os postos visando saber o real valor dos combustíveis e se for constatado a formação de cartel irá denunciar a Polícia Civil, ao Ministério Público e a Justiça.

 

 

 

JANIO E A 'FARSA-JATO'

A divulgação pelo site The Intercept BR, no domingo (9), de diálogos entre o ministro da Justiça Sérgio Moro e procuradores do Ministério Público Federal, desde ontem está dando o que falar em todo país, e incendiou também o meio político da Região dos Lagos. Logo cedo, o ex-deputado estadual Janio Mendes (PDT) fez questão de lembrar que foi o único político em Cabo Frio contra a operação. "A Farsa-Jato, sinto um alívio, dormi um sono tranquilo, por ter sido o único político nesta cidade a firmar convicção publica contra tudo isso", disse Janio.

 

 

 

RC24H E O FLUMINENSE

A partir desta semana, toda sexta-feira, o jornal O Fluminense, de Niterói, vai ter uma coluna com notícias da Região dos Lagos em parceria com o Portal RC24h. A novidade acontece no ano de comemoração do aniversário de 141 anos de existência do periódico (8 de maio de 1878), que é o terceiro mais antigo em circulação no estado do Rio de Janeiro e o sexto no país. Em tempos de internet, pode-se dizer que O Fluminense é um dos símbolos do jornalismo impresso brasileiro. Grande orgulho em poder fazer essa parceria.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias