Operação 'Detran Seguro' faz blitz em Cabo Frio nesta segunda-feira (10)

Tenda foi montada em avenida do bairro Braga e a fiscalização aconteceu durante toda manhã. Pontos como documentação, habilitação e estado de conservação do veículo foram supervisionados pelos agentes


Agentes do Detran realizaram, nesta segunda-feira (10), em Cabo Frio, a Operação "Detran Seguro", que inspeciona itens básicos como documentação, habilitação e estado de conservação do veículo. Segundo o Detran, a blitz tem caráter educativo e punições só são aplicadas em ultimo caso. Ao todo, três equipes estão divididas por todo Estado do Rio em tendas parecidas com as da operação Lei Seca.

Em Cabo Frio, a operação aconteceu durante toda manhã na Avenida Vereador Antônio Ferreira dos Santos, no bairro do Braga, na altura do Joalpa hotel. As ações do Detran Seguro acontecem desde abril e são diárias, tanto no interior quanto na capital do estado, inclusive aos sábados e domingos. Elas ocorrem de dia e não terão suas datas e locais divulgados, assim como ocorre com a Lei Seca atualmente.

O veículo só será apreendido caso não haja condições de circular. A restituição só ocorrerá mediante prévio pagamento de multas, taxas e despesas com remoção e estada, além de outros encargos previstos na legislação. A liberação é condicionada ao reparo de qualquer componente ou equipamento obrigatório que não esteja em perfeito estado de funcionamento. Todos os tipos de veículos poderão ser abordados, inclusive os de outros estados.

ITENS VERIFICADOS

Pneus: É necessário verificar o estado geral e a fixação das rodas. As calotas e os diâmetros devem ser iguais nos dois eixos. Deve-se ainda verificar se há pneus diferentes no mesmo eixo, se algum deles tem saliências externas ou profundidade inferior a 1.6 mm, se o estado de conservação dos flancos e das bandas são deficientes ou têm desgaste desigual, e se a adequação ao uso está de acordo com a designação do fabricante do veiculo.

Lataria: Não pode ter corrosão acentuada ou de caráter perfuro cortante. No caso dos para-choques, não podem estar excessivamente deformados ou com saliências cortantes.

Vidros e película: Deve-se verificar a conservação, a visibilidade e o funcionamento do sistema de acionamento. Os vidros não podem ter fissuras. No caso de uso de películas, as mesmas precisam estar de acordo com a legislação.

Placas: O dispositivo não pode estar danificado, violado ou falsificado. O mesmo é válido para as placas que sem lacre e/ou selo.

Faróis e setas: Lanternas, faróis baixo e alto, luzes de freio, de ré e de placa, setas indicadoras de direção e alertas não podem estar quebrados ou com as lâmpadas queimadas.

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias