Prolagos lança novo espetáculo de educação socioambiental

Voltado para alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, ‘Prenúncio’ faz uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo no meio ambiente


E se o planeta resolvesse reagir ao descarte indevido de resíduos e aos danos causados pelo ser humano? Este possível cenário é o tema do novo espetáculo da Prolagos, “Prenúncio”, que foi lançado para cerca de 450 alunos do segundo segmento de escolas municipais de São Pedro da Aldeia, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A estreia fez parte da programação da concessionária em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

A peça retrata um futuro distópico com o oxigênio chegando ao fim, água se esgotando e lixo espalhado em todos os lugares e propõe uma reflexão sobre os hábitos do cotidiano. Para Dayanne Moura, do setor de Responsabilidade Social da concessionária, o tema possibilita um novo olhar para os alunos. “O espetáculo vem com a proposta de trazer o conhecimento sobre a importância do tratamento do esgoto e como todas as nossas ações, como jogar lixo e óleo vegetal usado em lugares indevidos afetam diretamente esse serviço”, completou Dayanne.

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira, acompanhou a apresentação. “É importante ouvir a geração que vai tomar conta desse planeta. Hoje eles estão tendo acesso a uma pauta que gera reflexão a respeito da atuação de cada um de nós. A preservação é uma tarefa individual e de repercussão coletiva”, comentou o secretário.

Aluno do 9º ano da E.M. Francisco Paes de Carvalho Filho, Nicolas Abner, de 13 anos, disse que vai compartilhar o que aprendeu com os amigos. “As pessoas não enxergam que nosso planeta está morrendo e ficam gastando água, poluindo o meio ambiente e jogando lixo onde não deve. Acho muito importante estar aqui, porque nós somos o futuro e temos que ter consciência do que vem pela frente”, finalizou o rapaz.

Ao fim da peça, os estudantes receberam mudas de plantas nativas da região e foram desafiados: o colégio que mais coletar óleo vegetal usado até o dia 20 de setembro, data em que é comemorado o Dia Mundial da Árvore, irá ganhar um prêmio. A ação integra o teatro ao novo projeto social da Prolagos “De Olho no Óleo”, lançado nesta semana e que transforma as seis lojas comerciais e a sede da concessionária em ecopontos para receber óleo vegetal usado.

A iniciativa é uma parceria com a ONG Reciclóleo, que ficará responsável pela coleta do resíduo e sua correta destinação, como a venda para a produção de biodiesel e fabricação de sabão. O objetivo é reduzir o descarte indevido de óleo de cozinha, que pode causa entupimento nas redes, extravasamentos em vias públicas e refluxo nos imóveis. Além disso, o resíduo pode interferir no processo de tratamento de esgoto nas estações, além de contaminar praias, lagoas e o solo.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias