BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (6)

Executivo de São Pedro da Aldeia pede anulação de CPIs; Expectativa para a votação da Reforma administrativa na Câmara de Cabo Frio; Vereador conclui relatório da CPI do Hospital da Mulher; Indefinição de partido em Arraial do Cabo; Prefeito e vice eleitos em Iguaba vão para as ruas; Legislativo de Búzios põe educação na pauta; Flagra em Araruama... E muito mais!


PEDIDO DE NULIDADE

Cláudio Chumbinho (MDB), o prefeito de São Pedro da Aldeia, pediu a anulação da CPIs que correm na câmara de vereadores: a dos contratos das secretarias e a da merenda. Entrou com pedido até no STF. Hoje de manhã, a sala de reunião da Câmara estava um entra e sai danado. O motivo era uma reunião dos membros das duas Comissões - vereadores Claudinha Gregório (PTB), Ediel Teles (PDT) e Naldinho Linhares (MDB) - para esclarecimento da solicitação de emergência feita pelo Supremo. O STF não deferiu nenhuma liminar. Pediu antes que os componentes das comissões encaminhassem as informações acerca das CPIs, com urgência. Eles têm dez dias para isso. Foi um tal de junta documento daqui e dali, fora a sessão ordinária, que inclusive atrasou um pouco por conta disso. O presidente da Casa também se juntou aos membros da CPI. O pedido de nulidade à CPI pelo prefeito Chumbinho não foi tão surpreendente, visto que desde que foi instaurada, o chefe do executivo prefere "desconhecer" a existência de comissão investigativa. Prova disso é que não responde a nenhum dos requerimentos do legislativo. Mas prefeito, quem não deve não teme...Pelo menos era assim o dito popular. 

 

 

 

SEMANA QUE VEM

Ficou para a próxima semana a votação da Reforma Administrativa proposta pelo prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (Rede). O projeto deu entrada na Câmara há dez dias. Além do corte de 1.400 funcionários (aproximadamente) comissionados e com funções gratificadas, ocorrido mediante despacho de 1º de junho - que significará economia de R$ 10 milhões/ ano, conforme a Fazenda municipal, o texto prevê aumento de secretarias (mais quatro). É o caso das coordenadorias de Meio Ambiente e a Ordem Pública, que mudam de status e a criação das pastas de Gestão Institucional e de Desenvolvimento Econômico. 

 

 

 

RELATÓRIO PRONTO

O relatório da CPI do Hospital da Mulher - que investiga óbitos de nascituros na unidade -, foi liberado pelo vereador Vaguinho Simão (PPS) Com 34 páginas, o documento aponta que os responsáveis pelos problemas ocorridos são o prefeito Dr Adriano (Rede), o secretário de Saúde, Márcio Mureb, e os antigos diretores do hospital Paul Herbert Dreyer Neto e Lívia Natividade. Até aí, nenhuma novidade. Agora o relatório segue para uma reunião dos membros da CPI, para somente depois, ser aprovado em definitivo ou não.

 

 

 

PEGOU MAL

Repercussão ruim para o deputado estadual Dr Serginho (PSL) a questão da CPI das universidades, arquivada ontem na Alerj. Na verdade, ninguém entendeu tamanho esforço e manobras do parlamentar para que a mesma fosse aprovada. Ainda mais que a família dele é da área de educação (embora seja do ensino privado). Um vídeo de seu discurso, de forma acalorada, e com certa dose de instabilidade emocional, ele justifica seu afinco à aprovação do pedido de abertura da comissão. "Que se investigue as universidades sim! É cadeia pra quem rouba dinheiro público. Aos que defendem a obstrução, qual a premissa para a verdade nisso? Não é questão ideológica. Essa guerra da CPI é por vocês miseráveis! Temos que defender a lisura, ninguém aqui quer destruir a UERJ", disse em alguns trechos. O objetivo é  claro: macular as universidades públicas desse país. Parece ser essa a palavra de ordem do ministério da Educação. Em vez de levantar a moral do ensino público nacional, taca-se pedra. Será que a estratégia é satanizar as universidades para depois privatizar, conforme alertam os especialistas? 

 

 

 

INDEFINIÇÃO NO CABO 

A disputa interna que está em curso no PDT de Arraial do Cabo segue indefinida para o pleito do ano que vem: de um lado Henrique Melman e do outro Ton Porto (PC do B), indicado por José Bonifácio. Quase um mês atrás, Ton se encontrou com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi (foto), mas nada definido. Chegou a informação que Melman está irredutível e que as expectativas para 2020 estão mais fortes do que nunca. O que a gente quer entender é com quem realmente o PDT vai ficar. Importante destacar que existem informações de uma pesquisa encomendada pelo próprio PDT pode ter sido decisiva. Ou ajudado a embaralhar ainda mais essa questão de com quem o Partido Democrático Trabalhista vai ficar.

 

 

 

CAMINHADA DE AGRADECIMENTO

O prefeito eleito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (PPS), e o vice-prefeito, Alexandre da Farmácia (PSB), continuaram hoje suas andanças pelas ruas da cidade, como forma de agradecimento pela vitória nas urnas, no último domingo (2). Percorreram diversos bairros e disseram que receberam carinho e respeito da população. Verdadeiro significado de respeito e democracia recíprocos.

 

 

 

 

PAUTA DA EDUCAÇÃO

Hoje, parte do legislativo de Búzios se reuniu com o secretário municipal de Educação (e ex-vereador), Felipe Lopes. A presidente da Casa, vereadora Joice Costa (PP), e os vereadores Valmir Nobre (PRB), Dida Gabarito (DEM), Josué Pereira (PHS) e Niltinho (MDB) colocaram em pauta vários assuntos, entre eles merenda, uniforme escolar, universitários e metas do Plano Municipal de Educação.

 

 

 

 

TRISTE FLAGRA

Um dia após a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Novo Horizonte, em Araruama, fotos encaminhadas por internautas mostram a situação das ruas de acesso à nova obra da Concessionária Águas de Juturnaíba. Com a promessa de tratar 30 litros por segundo, num total de 80% de tratamento do esgoto urbano, o município ainda está longe de ter um grande projeto de infraestrutura do saneamento básico em todos os bairros. As imagens foram feitas a 60 metros da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Novo Horizonte, no bairro Bananeiras.

 

 

 

MEDO DE RETALIAÇÃO

O direito e o dever dos parlamentares de fiscalizarem as escolas foram debatidos ontem, na Câmara de Macaé. A discussão foi motivada por um requerimento apresentado por Julinho do Aeroporto (MDB) para garantir visitas de vereadores a unidades de ensino, mesmo sem o acompanhamento do secretário de Educação Guto Garcia. Numa dessas visitas, Julinho disse que foi muito mal recebido. Outro ponto levantado pelo vereador é o medo de retaliação que funcionários de escolas têm do governo municipal se eles derem informações sobre os problemas nas unidades escolares. Segundo ele, em outras escolas visitadas, diretores disseram que, se dessem informações sobre problemas, seriam afastados. Robson Oliveira (PSDB) relatou ter sido procurado por 30 diretores para falar desses problemas. O tucano afirmou que, em uma das visitas feitas, verificou a presença de foco do mosquito que transmite a chikungunya próximo ao local. Com medo de represálias, a diretora pediu para que o seu nome não fosse citado. Maxwell Vaz (SD), o presidente da Casa, disse acreditar que os funcionários estejam sendo pressionados para não darem informações aos parlamentares.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias