Cabofriense representa a Região dos Lagos no 1º Fórum de Performances Negra no Rio de Janeiro

O evento contará também com a presença de vários Coletivos e Artistas importantes na cultura como Lázaro Ramos, Benedita da Silva e Juliana Alves


O cabofriense Vitor Pires é um dos palestrantes do primeiro Fórum de Performances Negra que acontece sábado (8) e domingo (9), no Museu de Arte do Rio (MAR). O tema da palestra é  ‘’Entre o sal e sol: processos artísticos negros na Região dos Lagos’’. O evento é gratuito e começa a partir das 9h da manhã.

O evento contará também com a presença de vários Coletivos e Artistas importantes na cultura como Lázaro Ramos, Benedita da Silva e Juliana Alves discutindo sobre o papel e da responsabilidade dos profissionais das artes, dos que consomem arte, e, principalmente, dos incentivadores/patrocinadores dos agentes políticos que estruturam e condicionam a possibilidade de produção da cultura.

A iniciativa do Fórum começou em outubro de 2018, no Espaço Cultural Terreiro Contemporâneo, quando um grupo de oito artistas negros se reuniram para a estruturação e consolidação do primeiro Fórum Fluminense sobre performatividade negra. Atualmente são mais de 50 coletivos e cerca de 800 profissionais cadastrados no mapeamento e assim surgiu o Primeiro Fórum de Performance Negra do Rio.

‘’Pra mim, é uma honra ser o artista que vai poder representar a Região dos Lagos, nesse fórum que é um marco pra nos artistas. Termos esse Espaço pra perdemos juntos, dialogarmos sobre o corpo preto presente nos movimentos artísticos e pensar a construção de fazer e criar arte na região dos Lagos. Pois acredito na arte como ferramenta de mudança.’’- destaca Vitor.

Vitor Pires estará a partir das 16h30min na Mesa IV - Território e Aquilombamento: Da favela para o quilombo, a perifa grita! No Auditório do MAR dialogando com outros artistas sobre as demandas, críticas e movimentações dos diferentes territórios negros aquilombados em seus próprios processos de emancipação negra pela arte nas diferentes geografias.

Para mais informações acesse:

https://mundonegro.inf.br/artistas-e-coletivos-se-unem-em-1o-forum-de-performance-negra-do-rio/

 

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias