Araruama ganha mais uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE

Unidade tem capacidade para tratar em média 30 litros de esgoto por segundo atendendo cerca de 12.900 pessoas dos bairros Pontinha, Coqueiral, Paraty Bananeiras e Novo Horizonte.


Nesta quarta-feira, o bairro Novo Horizonte, em Araruama ganhou uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A unidade tem capacidade para tratar em média 30 litros de esgoto por segundo, com picos de até 54 litros por segundo, em nível terciário, Com a nova ETE, a Concessionária Águas de Juturnaíba passará a ter cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 80%.

O projeto da nova estação surgiu da necessidade de ampliação da capacidade de tratamento de esgoto em Araruama, para atendimento de novas áreas previstas no Plano Diretor e confirmadas em estudos atuais.

Juntamente com a estação, a Concessionária Águas de Juturnaíba finalizou a implantação do sistema de esgotamento sanitário da Bacia Novo Horizonte constituído por 1.500 metros de rede coletora, oito estações elevatórias automatizadas e acionadas por inversores de frequência interligadas através de 6.500 metros de rede de recalque, para transporte do esgoto bruto até a estação.

O sistema é constituído por meio de modelo unitário, que prevê a coleta de esgotos e águas pluviais, com interceptação de galerias pluviais que desaguam na Lagoa de Araruama. Para isso, foram construídas também 9 interceptações de esgoto, evitando o desague na lagoa, e destinando o efluente ao sistema de coleta.

Categorias: Araruama

Fotos da notícia




Outras notícias