Teatro e plantio de mudas marcam início das atividades do mês do Meio Ambiente

Prolagos leva o espetáculo “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação” para a praça do bairro São João, em São Pedro


Um momento de diversão e com muito aprendizado. Assim foi a manhã desta segunda-feira para alunos do 3º e 4º anos da Escola Municipal Dulce Jotta de Souza, em São Pedro da Aldeia, que participaram da primeira atividade realizada pela Prolagos para celebrar o mês do Meio Ambiente. A praça do bairro São José se transformou em um palco para a apresentação do espetáculo “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”, que de forma lúdica ensina as crianças a cuidarem do meio ambiente com ações simples, como a destinação correta de lixo e óleo de cozinha.

Após a apresentação, os alunos ganharam uma cartilha com os sistemas de tratamento de água e esgoto operados pela Prolagos e plantaram mudas diversas no entorno da praça. “A peça foi muito legal. Aprendi que não podemos jogar lixo, nem óleo no esgoto e na água. Hoje eu também plantei uma muda e isto é muito importante, pois a árvore suga o ar sujo e transforma em ar limpo”, explicou o estudante Daniel Coutinho Gama, 4º ano.

O espetáculo faz parte do programa de educação socioambiental da empresa “Saúde Nota 10”, desenvolvido junto às escolas dos cinco municípios da área de concessão. Durante a peça, o mascote Prolaguito convoca a Galera da Água para combater o mostro Sujismundo, que hipnotiza crianças para que espalhem lixo. A aventura ganhou nova personagem, a dona Oleosa, que representa o óleo descartado irregularmente na pia, provocando o entupimento das redes. Ao final da apresentação, todos os estudantes foram convidados a fazer parte desta Galera que cuida do meio ambiente.

A ação de conscientização foi aprovada pela professora Leila Knup, do 3° ano do ensino fundamental. “Com uma atividade de entretenimento para as crianças, a peça passa um conteúdo muito importante que poderemos aproveitar na sala de aula, ou seja, o que foi apresentado pode ser considerado uma aula de campo e foi muito enriquecedora. Nada mais propício para começarmos a Semana do Meio Ambiente com esta iniciativa”, reforçou.

Para a diretora adjunta da Escola M. Dulce Jotta de Souza, Beatriz Marins, a disseminação do conhecimento é fundamental para prevenirmos algumas tragédias provocadas pelos eventos climáticos. “O importante é que essa semente seja plantada em cada um deles, para que sejam cidadãos que cuidam do meio ambiente. Temos visto casos de enchentes e até desmoronamentos, que muitas vezes poderiam ser evitados com atitudes simples de cada indivíduo”, ponderou.

Depois de se divertirem com a peça, os pequenos foram chamados para plantar mudas no estacionamento da praça, atividade que foi acompanhada de perto pelo Prolaguito. O plantio faz parte do lançamento do programa Arvorecer, desenvolvido pela prefeitura de São Pedro da Aldeia, que conta com apoio da Prolagos, e tem como objetivo aumentar as áreas de sombreamento e deixar os ambientes mais agradáveis, melhorando o clima e o aspecto da cidade. “Os alunos plantaram exemplares de castanheira e ipê, espécies nativas da mata atlântica, além de plantas exóticas adequadas para paisagismo. Também trouxemos mudas variadas entre plantas ornamentais, frutíferas e arbóreas”, explicou o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, responsável pelo horto municipal, que acompanhou toda a atividade.

Moradora do bairro São João, a dona de casa Lucineia Alves de Oliveira, aproveitou para pegar uma muda da espécie Clusia fluminensis. Com folhas rígidas, brilhantes em forma de gota, a planta é ideal para ornamentação de jardins. “Quando vi que estavam doando mudas vim ver quais tinham e encontrei essa que eu e meu marido cuidávamos quando trabalhávamos como caseiros. Ela é muito bonita”, contou.

A Prolagos preparou uma série de atividades para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A programação segue até o fim do mês, confira:

04/06

9h – Visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Armação dos Búzios

Público: Alunos da Escola Municipal João Torres

9h - Laboratório Móvel e plantio de mudas

Local: Escola Municipal Alice Canellas, Iguaba Grande

05/06

Projeto CaptaAção – Seu Descarte, MinhaArte

Local: Casa Scliar - R. Marechal Floriano, 253 - São Bento, Cabo Frio

9h30 / 14h30 – Lançamento do espetáculo “Prenúncio”

Local: Teatro Municipal Átila Costa - Rua Francisco Santos Silva, 555, Vila São Pedro, São Pedro da Aldeia

12h - Lançamento “De Olho no Óleo”

Local: Loja comercial de São Pedro da Aldeia - Av. Nilo Peçanha, 46, Centro

18h - Seminário do Dia Mundial do Meio Ambiente - painel “Saneamento e Saúde Ambiental”, com o presidente da Prolagos, Sérgio Braga

Local: Auditório da OAB-Cabo Frio - Rua Ministro Gama Filho, 23 – Braga

06/06

9h - Visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Armação dos Búzios

Público: Alunos da Escola Municipal Paineiras

9h / 14h - Apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”

Local: Praça de São José, Armação dos Búzios

07/06

9h30 / 14h30 - Apresentação da peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”

Local: Creche Municipal Maria Leonídia Parente Forte Martins

08/06

Abraço a Ilha do Japonês – organizado pela PMCF

Ponto de encontro – Antigo estacionamento da Boca da Barra

10/06

Projeto Captação com alunos da EM Luis Lindemberg

Local: Casa Scliar

11/06

Premiação do programa Saúde Nota 10

Local: Escola Municipal Achilles Barreto – Cabo Frio

12/06

8h30 – Trilha no Parque das Dunas, Cabo Frio

Ponto de encontro: Base do Parque Estadual da Costa do Sol

Inscrições pelo e-mail: meioambiente.prl@prolagos.com.br

Projeto Captação com alunos da EM Francisco Franco

Local: Casa Scliar

13/06

8h30 – Trilha na Serra das Emerências, Armação dos Búzios

Ponto de encontro – Lagoa de José Gonçalves

Inscrições pelo e-mail: meioambiente.prl@prolagos.com.br

14/06

Premiação do programa Saúde Nota 10

Local: Escola Municipal Antônio Alípio – Armação dos Búzios

 18/06

Projeto Captação com alunos do INEFI

Local: Casa Scliar

Workshop sobre a evolução do saneamento na região

Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

Workshop "Tecnologia Aplicada a Saneamento Básico" para alunos da rede pública

Local: Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

24/06

Visita ao CCO – EM Teixeira e Sousa

Local: sede da Prolagos, no Balneário, São Pedro da Aldeia

Projeto Captação com alunos da EM Francisco Paes

Local: Casa Scliar

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias