Cabo Frio e Armação de Búzios participam de programas que beneficiam o turismo

As cidades estão entre as prioritárias do programa Investe Turismo e Búzios, participa ainda, do programa Prodetur + Turismo.


Os programas são do Ministério do Turismo e beneficiam investimentos na área. Búzios e Cabo Frio estão no grupo das 158 cidades brasileiras, divididas em 30 rotas turísticas prioritárias, que serão as primeiras contempladas pelo programa Investe Turismo. A iniciativa do Ministério do Turismo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Embratur prevê um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de turismo. As rotas prioritárias foram divulgadas nesta semana pelo Ministério do Turismo. O investimento inicial do programa será de R$ 200 milhões para as cidades incluídas.

Já no programa Prodetur + Turismo, que Búzios também faz parte, aderiram apenas cinco cidades em todo o Estado do Rio de Janeiro, seu objetivo é contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, através de fomento ao desenvolvimento local e regional. Na Região dos Lagos, Búzios é o único município a participar do programa.

Um estudo socioeconômico dos municípios do Estado RJ, feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio, em 2018, revela que entre os 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 25 possuem centros de informação turística. Neste cenário, Búzios se destaca por possuir centro de informação turística desde a emancipação político-administrativa e os primeiros anos de formação do município.

O Centro de Informações ao Turista de Búzios fica no Pórtico, onde o viajante pode solicitar diversas informações sobre hospedagens, comércios e passeios. O Pórtico de Búzios fica em Manguinhos e funciona todos os dias de 9h às 22h. Telefone 22 26234254.

Sobre o Investe Turismo

De acordo com o Ministério, o programa vai desenvolver quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos, e a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

Além de Cabo Frio e Búzios, a rota turística inclui as cidades de Arraial do Cabo Rio das Ostras, Saquarema, Angra dos Reis (Ilha Grande) e Paraty. “Essa iniciativa do governo federal é muito importante para a nossa região, que tem grande vocação turística pelas belezas naturais. Cabo Frio tem, além das belezas naturais, uma grande vocação histórica, cultural e gastronômica. Nosso intuito é consolidar nossa cidade como um destino turístico além das belíssimas praias”, disse o secretário municipal de Turismo de Cabo Frio, Radamés Muniz.

A superintendente de Políticas Públicas da Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Luane Ferreira, esteve no lançamento do programa no Estado do Rio. Após o lançamento, uma primeira reunião foi realizada com Sebrae. O próximo passo são encontros, que devem acontecer na próxima semana, em cada município contemplado para discutir as demandas locais. “Neste próximo encontro levaremos as prioridades de Cabo Frio para os consultores e técnicos do Sebrae para avaliação e adequação às ações do programa”, informou a superintendente.

 

 

Categorias: Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias