São Pedro da Aldeia envia pássaros mortos para análise técnica

Os pássaros serão submetidos a analise em virtude da mortandade da espécie que aconteceu na Praça do Canhão


A cidade de São pedro da Aldeia enviou pássaros recolhidos na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, no Centro, para análise. Em virtude da mortandade da espécie no local, a SESAU encaminhou cinco amostras para que sejam submetidas à necropsia e exames virais e bioquímicos. Após os procedimentos um laudo será emitido, afim de prestar esclarecimentos a população aldeense. 

Com o objetivo de identificar a causa da mortandade, a SESAU enviou cinco animais, sendo um submetido ao monitoramento feito por uma bióloga perita ambiental. As espécies foram encaminhadas para Instituto Jorge Vaistman, no Rio de Janeiro, para a primeira etapa de análise. Posteriormente o material passará por exames complementares nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz), também na capital fluminense. Todo o trâmite executado pela prefeitura aldeense, por meio da SESAU, segue o protocolo do Ministério da Saúde, amparado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Todas as ações que estamos realizando tem o objetivo de encontrar uma resposta para o que vem ocorrendo na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares. O trabalho realizado pela Saúde prima pela prevenção, tomamos as medidas que cabem à Saúde, que é encaminhar o material para ser investigado. Aguardaremos o resultado para termos uma resposta embasada para a população aldeense”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.  

Categorias: São Pedro da Aldeia

Fotos da notícia




Outras notícias