EXCETO NO ESTADO DO RIO: Vacinação contra gripe é para toda população a partir desta segunda-feira (3)

Campanha segue até 15 de junho para público prioritário não atingiu a meta e vacinas restantes estarão disponíveis para o público em geral


A partir desta segunda-feira (3), as vacinas contra a gripe estão disponíveis para o público em geral, porém no estado do Rio de Janeiro, a vacinação continua sendo exclusiva para grupos prioritários. Aqueles que fazem parte do público prioritário da campanha continuarão podendo ir aos postos.

Os interessados na imunização contra o vírus poderão ir aos postos de saúde de todo o Brasil para tomar a vacina. O novo prazo para para o término da campanha é até 15 de junho.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta (29), cerca de 44,6 milhões de pessoas, ou 72,6% do público-alvo, foram imunizadas. O objetivo inicial era atingir uma cobertura de 90%.

O Rio de Janeiro é o estado com a menor cobertura até o momento, com apenas 57,6% de imunização entre o público-alvo. Os estados do Amazonas, com 94,4%, e do Amapá, com 94,7%, são os únicos que bateram a meta do ministério.

Em 2019, foram registrados, até o dia 11 de maio, 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no Brasil é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 mortes.

A campanha teve início em 10 de abril, dando prioridade para crianças de 1 a 6 anos, grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Na segunda fase, em 22 de abril, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a ser atendidos nos postos.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias