Candidato à prefeitura de Iguaba Grande é acusado de intolerância religiosa

Em áudio vazado de aplicativo de mensagens, Miqueias Gomes (MDB) pede orações por estar "no meio de um covil" com a presença de um "guru, pai de santo", momentos antes de debate em rádio local


O candidato à prefeitura de Iguaba Grande na eleição suplementar que acontece neste domingo (2), Miqueias Gomes (MDB), está sendo acusado de intolerância religiosa após um áudio ter sido vazado nesta quinta-feira (30).

Momentos antes do início de um debate na Rádio Litoral FM, em Cabo Frio, durante a manhã de quinta, Miqueias teria enviado um áudio em um grupo do WhatsApp, afirmando que estava "no meio de um covil", já que o candidato Vantoil Martins (PPS) chegou acompanhado de Osmane Freitas. "Peço aos irmãos que orem pela minha vida. Acabei de chegar aqui e o candidato do 23 está com seu guru, pai de santo. (...) Peço a vocês que me ajudem em oração". Confira o áudio na íntegra no vídeo abaixo:

Em uma transmissão ao vivo no Facebook, Osmane comentou o ocorrido e se defendeu. "Não misturo minha religião com política. O meu sagrado está acima disso. (...) As pessoas pregam a palavra de Deus em vão. É muita hipocrisia, muito cinismo, muita falta de vergonha a pessoa ter uma atitude dessa", lamentou.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis. No Brasil, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.

Para o advogado Fabio Rigueira, o caso apresentado é um "exemplo típico de intolerância religiosa. É um exemplo claro de crime de ódio". Fábio explica que esse tipo de prática "é comum aos regimes ditatoriais que buscam impor religiões, formas de pensar e agir, onde o cidadão é completamente tolido da forma de pensar. É uma perseguição, um incitamento ao ódio. No Brasil todos devem receber tratamento igualitário. O Estado Brasileiro não é teocrático, é uma democracia".

Ainda segundo o advogado, é importante lembrar que os cristãos, assim como diversas outras religiões "já foram vítimas de crimes de perseguição, crimes de ódio", que completa afirmando que o crime de ódio, assim como ligado à religião, é crime sujeito a pena de prisão e multa.

O Portal RC24h tentou entrar em contato, insistentemente, com Miqueias Gomes, mas não conseguiu retorno até o fechamento desta matéria.

Categorias: Iguaba Grande Política

Fotos da notícia




Outras notícias