A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session16a3c652197358c7cb2d4ca2f18c5dd3787590c6): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Cabo Frio terá atendimento estendido em posto de saúde. Unidade ainda não foi definida | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Cabo Frio terá atendimento estendido em posto de saúde. Unidade ainda não foi definida

Local tem que funcionar no horário do almoço e à noite, podendo, ainda, abrir no fim de semana. Rio das Ostras também foi contemplada e terá dois postos


Cabo Frio foi um dos municípios selecionados para atendimento estendido em posto de saúde. Ainda sem uma data definida para começar, pelo menos uma Unidade de Saúde da Família (USF) terá atendimento até às 22h.

A cidade está incluída no Programa Federal "Saúde na Hora", que oferece incentivo financeiro para que as USFs ampliem o horário de atendimento à população. A Prefeitura ainda não definiu qual unidade terá o horário diferenciado.

Os repasses podem chegar a dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes e do horário de funcionamento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais. As USF precisam estar de portas abertas no horário de almoço e à noite, podendo também abrir aos finais de semana.

Para participar do programa, os gestores municipais tiveram que solicitar adesão de suas unidades. Cabo Frio foi contemplado com um posto. De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde está realizando um estudo para definir qual será a unidade que terá o atendimento estendido.

Entre os municípios da Região dos Lagos, Rio das Ostras foi o outro selecionado pelo programa, com dois postos.

 

PROGRAMA

Os principais objetivos do programa são ampliar a cobertura da Estratégia Saúde da Família; ampliar o número de usuários nas ações e nos serviços promovidos nas USF e reduzir o volume de atendimentos de usuários com condições de saúde de baixo risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.

"Com as unidades funcionando em horário estendido, nós esperamos desafogar os serviços de emergência, como prontos socorros e UPAs, onde a população busca atendimento em horários em que muitas vezes as Unidades de Saúde da Família estão fechadas, como no horário de almoço ou no fim da tarde, na volta do trabalho. A medida é mais um passo para a construção de um sistema público de qualidade, que contemple gradativamente toda a população do país", destaca o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 

ATENÇÃO PRIMÁRIA

A iniciativa permite que a população tenha maior acesso aos serviços da Atenção Primária, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados com serviços como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), triagem neonatal, aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal, entre outros procedimentos. Atualmente, a maior parte das 42 mil USF em todo o país funcionam 40h semanais.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias