Mortandade de pássaros causa revolta em São Pedro da Aldeia

Na cidade, praça é conhecida pelos passarinhos que voltam juntos para o ninho no final da tarde


Nos últimos dias, uma grande quantidade de pássaros mortos apareceu na Praça do Canhão, que fica no coração da cidade de São Pedro da Aldeia. A praça é conhecida pelos passarinhos que voltam juntos para o ninho no final da tarde, formando uma espetacular migração noturna. O Portal RC24h recebeu fotos de internautas da cidade denunciando que, após a instalação de novas lâmpadas em torno das árvores, vários passarinhos apareceram mortos. 

As denúncias dos moradores alegam que as lâmpadas atrapalham a volta dos animais ao habitat natural deles. Segundo o professor de Biologia Thiago Matos, os internautas têm razão. Ele afirma que tais alterações influenciam diretamente no ecossistema da região.

O professor atenta que os pássaros se alimentam de insetos e, com a morte dos animais, o controle do ecossistema da região é afetado. ''Afeta a cadeia alimentar presente na praça, ali já estava estabelecido um controle de pragas, por exemplo. Quando esse controlador é reduzido afeta toda uma energia do ecossistema, várias populações de organismo se desequilibram ecologicamente'', afirma o professor.

João Luiz, internauta do Portal RC24h, comenta: ''Lamentável, não se tem o menor respeito pela natureza. Não é por acaso que a Região dos Lagos se encontra nesta situação caótica. Tudo é destruído".

O internauta Everton Lacerda também desabafou: ''Tanto lugar as escuras em São Pedro e os incompetentes ligam lâmpadas para fazer essa merda, estamos fu... mesmo".

Em nota, a Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, diz que fez a retirada da iluminação no dia 4 de maio. Mesmo assim, pássaros continuaram aparecendo mortos. Diante do cenário, está prevista a ida de um professor veterinário e ornitólogo, da Universidade Federal Fluminense (UFF), na próxima segunda-feira (3). O profissional fará análise da mortandade dos pássaros e emitirá um laudo. 

Categorias: São Pedro da Aldeia Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias