Mortes por H1N1 em Cabo Frio e Búzios são confirmados

Secretaria Estadual de Saúde divulgou informação nesta segunda-feira (27)


Nesta segunda-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou mortes por H1N1 em Cabo Frio e Armação dos Búzios.

Segundo a Secretaria, por meio da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, 77 casos de H1N1 foram notificados em todo o estado do Rio, sendo 18 mortes. Um óbito já havia sido registrado em Rio das Ostras.

A meta da vacinação, 90% do público-alvo, não foi atingida no Rio. A campanha foi prorrogada até o dia 15 de junho em todos as cidades fluminenses.

A Influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

 

SINTOMAS DA DOENÇA

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, apresentando mais alterações gastrointestinais. Os sintomas mais comuns são febre, tosse, dor de garganta, mal estar, cefaleia, vômito, diarreia.

Outros sintomas estão presentes, mas são menos comuns: tremores e calafrios, dores musculares, dores nas articulações, falta de ar, coriza, chiado no peito.

 

QUEM DEVE TOMAR A VACINA

Devem ser vacinados idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo), pessoas com comorbidades (duas ou mais doenças ao mesmo tempo), povos indígenas, trabalhadores da área de Saúde e professores. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. Para este último grupo, a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação, é obrigatória e deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias