Cabo Frio recebe o 1º Fórum de Segurança Pública da Região dos Lagos

Evento promovido pela ACIA discutiu novas medidas de segurança na região nesta sexta (24)


Nesta sexta-feira (24), o Hotel Paradiso Corporate em Cabo Frio, recebeu o 1º Fórum de Segurança da Região dos Lagos com presença de diversas autoridades do âmbito estadual. O evento contaria com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, mas conforme adiantamos nesta quinta feira (23), ele não compareceu, enviando como representante, o secretário de Turismo estadual, Otávio Leite. 

O comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Roberto Dantas, e o delegado titular da 126ª Delegacia de Polícia (Cabo Frio), Sérgio Caldas, estiveram presentes, assim como representantes comerciais da região. O assessor especial de Witzel e especialista no tema, Roberto Motta,  participo dando início ao debate com o tema 'Desafios da Segurança Pública', seguido pelo procurador Marcelo Rocha Monteiro, apresentando os 'Mitos e Verdades da Segurança Pública', além de outras autoridades nacionais, estaduais e municipais. 

As ações discutidas são referentes aos sete municípios de responsabilidade do 25º BPM, sendo eles: Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Saquarema. A Presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística (ACIA) de Cabo Frio, Patrícia Cardinot, ressaltou a importância do Fórum para a Região. "Cabo Frio, Tamoios e todos os municípios da Região onde o 25º BPM atua, precisam de atenção. Nós precisamos de segurança, precisamos mudar a cara da Região dos Lagos. Os turistas e veranistas estão deixando de vir pras nossas cidades devido à dificuldade que eles enfrentam hoje nas estradas, com medo de ter arrastão. A realização desse fórum é para pedir que todas essas autoridades dêem atenção para isso. Precisamos urgentemente, também, de atenção para o caminho que vem de Tamoios pra Cabo Frio, nessas estradas que vem de Macaé pra cá, porque a violência está afetando o comércio de petróleo".

Ao final do evento, o representante do governador recebeu um ofício com todas as demandas da Região, envolvendo Polícia Civil, Policia Militar e Guarda Municipal, que segundo Patrícia, está sucateada. "Nós precisamos que os deputados e autoridades mudem essa visão para a GM, trazendo postos de integração onde ela atue em integração com a PM, pois o efetivo é pequeno", afirmou a presidente da ACIA.

O secretário de Turismo do Estado, Otávio Leite, ressaltou a intenção do fortalecimento da política pública como prestação de serviço básico para a sociedade. "Não tenho dúvida que, nesse encontro, ideias interessantes vão brotar. Nós faremos um relatório ao governador com o conteúdo que aqui se travou. No fundo, todos sabemos das dificuldades do Rio de Janeiro, mas é preciso olhar para frente. O Rio de Janeiro está virando o jogo. Sabemos das dificuldades e desafios gigantescos, mas, sobretudo, o que há hoje no governo do Estado é uma autoridade firme, compromissada com um futuro que se construa melhor para a convivência de todos". Confira no vídeo na íntegra:

 

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias