Delegação portuguesa visita aeroporto internacional e indústria de sal de Cabo Frio

Comitiva de Ílhavo cumpre agenda de encontros e visitas técnicas na cidade


A comitiva de Ílhavo, cidade portuguesa que se tornará coirmã com Cabo Frio, iniciou nesta segunda-feira (20) as visitas técnicas em locais estratégicos do município. A agenda iniciou com a ida à área da salina da Perynas e da Refinaria Nacional de Sal S.A. (Sal Cisne), além do Cabo Frio Airport. A programação desta segunda também contou com uma reunião de apresentação dos projetos e empreendimentos previstos para Cabo Frio. O encontro contou com a presença do prefeito Dr. Adriano, de secretários municipais e empresários. Às 19h30 será a cerimônia de assinatura do convênio de cidades geminadas na Casa de Cultura Jose de Dome - Charitas.

A comitiva de Ílhavo está em Cabo Frio desde a noite da sexta-feira (18), onde inicialmente participou de uma agenda voltada ao entretenimento.

“Estamos trabalhando intensamente para oferecer um receptivo de qualidade. Durante o fim de semana a comitiva teve uma agenda mais informal com visitas nos pontos turísticos e missa solene na Igreja Católica. Hoje começamos as visitas técnicas nas salinas, no aeroporto e na apresentação de projetos previstos para contemplar o desenvolvimento econômico da cidade. As expectativas são as melhores possíveis para a assinatura do tratado”, disse o secretário do Turismo, Radamés Muniz.

O prefeito Dr. Adriano, presente na apresentação dos projetos para a comitiva, ressalta a importância de trazer investimentos para o desenvolvimento econômico de Cabo Frio.

“Estamos focados para trazer recursos, investimentos e desenvolvimento para nossa cidade. É muito importante a apresentação desses projetos para que os investidores e os moradores saibam de todo o potencial de Cabo Frio e para que o crescimento da cidade seja concreto e ordenado”, afirmou.

Já o coordenador da Comissão Cabo Frio-Portugal, Thomas Rosa, ressalta que a parceria com Ílhavo firma também um intercâmbio cultural.

“Com a assinatura do convênio iremos trazer para Cabo Frio o Festival do Bacalhau, que é um evento típico de Ílhavo e um dos mais tradicionais da gastronomia portuguesa, introduzindo essa iniciativa no calendário e na cultura cabo-friense”, relatou.

Nesta terça-feira (21), a comitiva irá participar de encontro com empresários e entidades da cidade e visita técnica no Instituto Federal Fluminense (IFF), com palestra do presidente da Câmara de Ílhavo, Antônio Caçoilo e da vereadora de Turismo, Fátima Teles.

 

Cabo Frio e Ílhavo assinam acordo de cidades coirmãs

Representantes do poder público municipal junto com as famílias cabo-frienses de origem portuguesa lotaram a Casa de José de Dome-Charitas, na noite desta segunda-feira (20),  para a assinatura do convênio de cidades coirmãs entre Cabo Frio e Ílhavo. Com a solenidade, fica firmado o estreitamento das relações turísticas, sociais e econômicas entre as duas cidades, que vai se concretizar através de acordos e convênios já viabilizados durante a visita da comitiva à cidade. A solenidade também contou com homenagem às famílias Bolais Mónica, Soares e Verdade, tradicionais do bairro Passagem.
 
Segundo o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, que ocupa o cargo compatível ao de prefeito na política brasileira, enfatizou as semelhanças culturais e econômicas entre Cabo Frio e a cidade portuguesa. “Com esse acordo vamos potencializar tudo que nos liga cultural e historicamente. Estamos encantado com as belezas de Cabo Frio e a receptividade do seu povo e como podemos nos beneficiar de forma mútua. Com certeza, Ílhavo tem muito o que aprender com Cabo Frio e Cabo Frio com Ílhavo”, disse.

O prefeito Dr. Adriano Moreno lembrou a ida a Huzhou, na China, e o trabalho desenvolvido para criação de cidades geminadas. “Tudo começou com a nossa ida à China. A emoção de apresentar a nossa cidade no país chinês para assinar o acordo com Huzhou foi grande. Hoje a emoção está tão grande quanto naquela ocasião, pois estamos na nossa casa, firmando um acordo entre dois povos que têm muito em comum, com história e cultura entrelaçadas”, afirmou o prefeito.

A comitiva de Ílhavo está em Cabo Frio desde a sexta-feira (17) e, desde então, já participou de um tour nos principais pontos turísticos da cidade, de visitas técnicas nas salinas e no Aeroporto Internacional, além de encontros e reuniões. Nesta terça (21), a delegação participa de uma reunião com empresários para apresentação de projetos. A tarde, a comitiva fará uma palestra no Instituto Federal Fluminense (IFF).

O estreitamento das relações entre Ílhavo e Cabo Frio foi viabilizado pelos coordenadores da Comissão Cabo Frio-Portugal, Thomas Rosa e Gustavo Miguelez. A visita de representantes de Cabo Frio à cidade de Ílhavo, como parte do tratado, está prevista para agosto, quando acontece o tradicional Festival de Bacalhau da cidade, considerado um dos mais tradicionais de Portugal.

 

Sobre Ílhavo

Ílhavo é uma cidade localizada na Região Central de Portugal, com aproximadamente 40 mil habitantes. Assim como Cabo Frio, a cidade apresenta forte segmento de pesca e na economia do mar, que evoluiu para uma região de forte vocação turística marítima, do sol e das praias; na forte indústria têxtil associada à praia e aos desportos náuticos e na cultura do sal.

O estreitamento entre as duas cidades foi viabilizado pelos coordenadores da Comissão Cabo Frio-Portugal, Thomas Rosa e Gustavo Miguelez. O objetivo é estreitar relações turísticas, sociais e econômicas entre as duas cidades, a exemplo do que já está sendo feito com Huzhou, na China.

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias