Cabo Frio atua para minimizar estragos e restaurar ordem no primeiro e segundo distritos

Força-tarefa atua em diversos bairros após as fortes chuvas. Ações visam interdição de locais de risco e socorro às vítimas dos alagamentos


Equipes de diversas Secretarias e Departamentos de Cabo Frio atuam em conjunto para minimizar os problemas causados pela chuva que caiu na cidade desde a noite de quinta-feira (16). A força-tarefa montada pela Prefeitura intensifica as atividades nesta segunda-feira (20). Continuam os trabalhos de limpeza, drenagem dos bolsões de água, corte de árvores, interdição de locais de risco e socorro às vítimas de alagamentos.


A Defesa Civil recebeu 70 acionamentos desde o fim de semana, sendo nove nesta segunda (20), 23 no domingo (19) e 38 no sábado (19). De acordo com a medição, nas últimas 24 horas choveu 14,6 mm enquanto o acumulado nas últimas 96 horas foi de 231 mm.Há alagamentos nas ruas Anequim, das Dunas e São Lucas, no Peró. A água invadiu as casas e está sendo estudada uma forma de retirá-la com bomba de sucção.

As equipes da Comsercaf retomaram os trabalhos desde às 5h e estão espalhadas pelo primeiro e segundo distritos. O foco principal do trabalho é o recolhimento do lixo domiciliar e a desobstrução dos bueiros bocas de lobo, para facilitar o escoamento da água da chuva que ainda está acumulada.

Até o momento, foram desobstruídos 18 ralos pelas equipes e o objetivo é que esse número chegue a 50 até o fim do dia. Além disso, está sendo feita varrição, capina e retirada da lama em diversos locais como Jardim Caiçara, Jacaré e Tamoios. No Segundo Distrito, os funcionários estão abrindo valas para que a água escoa para lagoas artificiais.

No domingo, um muro desabou parcialmente em uma residência na Reserva do Peró, mas não houve feridos. As encostas na Avenida Wilson Mendes perto do Dormitório das Garças e do lado direito da subida da Ponte Feliciano Sodré permanecem isoladas por risco de deslizamentos.
Cinco casas permanecem isoladas na Gamboa, por causa do risco de deslizamentos. Vinte pessoas foram para a casa de vizinhos. Desde que as chuvas fortes começaram, na noite de quinta-feira (16), três casas foram interditadas, sendo duas no Jacaré  e outra no Jardim Peró. Cinco pessoas foram para a Casa de Passagem e dez para a casa de amigos e parentes. No total, 35 pessoas tiveram que deixar as suas casas.

A Secretaria de Assistência Social está fazendo um levantamento das necessidades para iniciar uma campanha de arrecadação. A Secretaria está acompanhando as famílias e fazendo um levantamento das necessidades.

Trânsito normal na cidade

De acordo com a Guarda Municipal, não há vias interditadas na manhã desta segunda-feira (20). Cones de marcação que indicavam aos motoristas o isolamento de uma encosta com risco de deslizamento na Avenida Wilson Mendes foram furtados e serão recolocados.
Todas as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) também funcionam normalmente na manhã desta segunda-feira.

Atendimento aos chamados de emergência

A Defesa Civil continua de plantão para os chamados de emergência pelos telefones 199 e 99958-0199. A Secretaria de Assistência Social tem uma equipe de sobreaviso, caso haja necessidade de alojar desabrigados.

Ordem Pública em regime de plantão

Equipes da Secretaria de Ordem Pública atuaram, desde o sábado (18), em 15 pontos considerados de vulnerabilidade. O objetivo foi dar apoio, orientação e fazer desvios, em caso de necessidade.
A ação contou 30 homens, tanto do efetivo de serviço do dia como também da equipe extra, prevista para operações noturnas. A operação teve apoio de dois veículos do setor de Postura.
O grupo atuou das 14h do sábado até as 2h da manhã deste domingo. Não ocorrendo chuva nesse período, os agentes retornaram ao patrulhamento normal.
A equipe também contou com dez agentes da Guarda Maritima do plantão e ainda outros dez ficaram de sobreaviso para qualquer emergência.

Defesa Civil interdita locais com risco de deslizamento

A Defesa Civil de Cabo Frio interditou dois pontos da cidade onde há risco de deslizamento.
Um deles é a Avenida Wilson Mendes, no trecho próximo ao Dormitório das Garças. A Defesa Civil orienta para a população evite trafegar nessa via, porque ainda há risco de deslizamento no ponto que foi interditado.
Outro local que apresenta esse risco é a encosta que fica próxima à ponte Feliciano Sodré, de onde desceram pedras. A área também foi isolada.
No distrito de Tamoios, parte da orla foi interditada porque uma parte da calçada cedeu devido às ressaca do mar.

Forte São Mateus tem área isolada

A Guarda Maritima e Ambiental isolou parte do Forte São Mateus. O motivo é que o mar está muito bravo, atingindo a ponte que dá acesso ao Forte. Algumas pedras chegaram a se desprender do Costão. Por isso a Guarda Maritima orienta para que as pessoas não aproximem da encosta, seja para pescar, tirar fotos ou passear, já que a risco de que outras pedras se desprendam.

 Aos poucos os bairros voltam à normalidade


Nos bairros Gamboa e Jacaré, uma equipe faz a retirada de areia das pistas com o auxílio de uma retroescavadeira. No Segundo Distrito e Maria Joaquina funcionários fazem o nivelamento das ruas com um patrol.

Devido à ressaca, o mar está trazendo a vegetação que foi retirada naturalmente de algumas ilhas até a Praia do Forte. Para fazer a limpeza da área, a equipe do local recebeu um reforço de funcionários e de máquinas.

Os moradores também podem contribuir com solicitações de limpeza e desobstrução das redes de drenagem por meio do Disk Comsercaf, nos telefones (22) 2648-8906 e 2648-8907 ou no e-mail: comsercaf@comsercaf.rj.gov.br. As ligações geram protocolos que ficam documentados e permitem que os solicitantes acompanhem o andamento dos pedidos.

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias