BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (20)

Pegou mal a ausência de Witzel em reunião de prefeitos; Cremerj delibera amanhã sobre Hospital da Mulher; Marcelo Freixo participa de debate em Cabo Frio; A novela do executivo buziano continua; Vereador de Arraial do Cabo está livre; Corrida em Iguaba Grande; Prefeita de Araruama pede caminhão emprestado; Prefeito Chumbinho não sai do gabinete... E muito mais!


PEGOU MAL

Pegou muito mal a ausência de Wilson Witzel (PSC) na reunião de prefeitos da Região dos Lagos ontem, que tinham esperança de conseguir um apoio imediato do Estado por conta das fortes chuvas que arrasaram as cidades. Quatro chefes de executivos municipais e dois deputados não animaram o governador a comparecer. Renatinho Vianna (PRB), prefeito de Arraial do Cabo, foi quem conseguiu o encontro, que acabou não acontecendo. Além de Renatinho, Dr Adriano (Rede), de Cabo Frio, Cláudio Chumbinho (MDB), de São Pedro da Aldeia, e Balliester Werneck (PP), de Iguaba Grande, e os deputados estadual Dr Serginho (PSL) e federal Soraya Santos (PR) ficaram esperando pelo chefe do governo estadual. Foi extremamente decepcionante o furo de Witzel, o que corrobora com a reclamação já feita pelos prefeitos sobre o difícil acesso ao governador, que prometeu vir na quinta-feira (23). Chega de helicóptero, no Barcelão, em Arraial do Cabo às 14h. Tomara que não fure novamente.

 

 

 

FOI PRA BARRA MANSA

Ontem, no horário em que deveria estar conversando com os prefeitos da Região, Witzel estava em Barra Mansa, no sul do Estado, município que também sofreu com as chuvas. Essa situação incomodou ainda mais. Apesar de Dr Adriano ter gravado vídeo "botando panos quentes" e Dr Serginho fazer post elogiando a vídeoconferência, Renatinho Vianna não se fez de rogado. "Não estou aqui para agradar governador", disse o prefeito de Arraial. Na verdade, a realidade de Renatinho é mais complicada que a dos demais. Inclusive Dr Adriano mandou ceder uma retroescavadeira para Arraial no intuito de ajudar nos trabalhos de limpeza nesta segunda-feira já que uma das máquinas da cidade furou pneu (oh fase!).

 

 

 

PREFEITO LAMENTA

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, publicou um vídeo (abaixo) ainda na noite de domingo (19), lamentando uma que o governador só venha na quinta-feira (23) visitar o município. Encostas ameaçam desabar em alguns morros. A entrada da cidade ficou interditada por mais de 24 horas; estragos e prejuízos ficam até difíceis de serem contabilizados. Witzel soube da repercussão negativa do bolo dado na comitiva e agora tenta colocar aliados políticos para dizer que a conversa por vídeo foi "uma maravilha". Só que não foi bem assim. Renatinho que o diga. Foi o único que teve disposição de falar a real. 

 

 

 

 

CREMERJ DELIBERA

O Cremerj vai deliberar, amanhã, sobre o relatório que o prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano enviou sobre o cumprimento de exigências pendentes as quais causaram uma interdição ética no Hospital da Mulher no último dia 16. Adriano se reuniu com representantes do Conselho no dia seguinte (foto), o órgão apresentou uma lista de novas exigências, referindo-se a pendências relativas ao ano de 2017, que não foram atendidas pelo governo da época. Tratam-se de questões da estrutura básica como, por exemplo, nomenclaturas de setores. Enquanto a decisão não sai está, o hospital suspendeu os atendimentos, mantendo apenas os cuidados às 11 pacientes que já estavam internadas antes da interdição.

 

 

 

MUREB NA CPI

Ainda sobre o Hospital da Mulher, o secretário de Saúde de Cabo Frio, Marcio Mureb, participou na manhã desta segunda-feira (20), na condição de testemunha, da última oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), formada pela Câmara de Vereadores, que investiga as mortes de nascituros na unidade hospitalar. O depoimento durou cerca de 1h30 e todos os questionamentos feitos pelos parlamentares foram respondidos, entre eles a entrega dos prontuários solicitados pelas pacientes. Mureb explicou sobre o novo protocolo atendimento adotado pela nova administração do hospital, que trabalha para humanizar o atendimento forma mais incisiva visando detectar a real situação da paciente. Ao ser questionado sobre a morosidade das licitações, Dr Marcio frisou que existe um trâmite legal, e que por isso, a demora, mas que está trabalhando para que haja um avanço nesse quesito.

 

 

 

FREIXO EM CABO FRIO

Bombou o debate no IFF de Cabo Frio, nesta segunda-feira (20), sobre Reforma da Previdência e cortes na Educação, com a presença luxuosa do deputado federal, Marcelo Freixo (PSOL). A participação dos estudantes e professores foi grande, com perguntas de peso, que deu ao encontro um gostinho de quero mais. Professor por formação, Freixo ficou bastante à vontade. Em seguida, deu entrevista ao Portal, no #15minutosNoRC. E não poupou críticas a Bolsonaro, o qual tem diferenças pessoais com o deputado (já deixou isso claro em diversas situações). Ao ser perguntado se o motivo do "ódio" de Bolsonoro era pelo fato de Freixo ter a maestria de detectar novos líderes e pensadores, o deputado disse que, ao contrário do presidente da república, não tem ódio de ninguém, mas diferenças políticas. "Tenho muito orgulho nossas diferenças, tenho orgulho do incômodo que a gente provoca nele, não só eu como outros. Mas não ódio, um sentimento desnecessário na política. Em qualquer lugar do planeta onde o ódio se misturou com a política o prejuízo para humanidade foi muito grande. Temos que conviver com as diferenças. Ódio é para fanáticos", disse. Os descontentes de direita, os mais apaixonados por Bolsonaro e os discordantes da presença de Freixo deveriam fazer debate semelhante para discutir suas ideias. #Ficaadica.

 

 

 

REPOSIÇÃO SALARIAL

O Sepe Lagos, sindicato da Educação em Cabo Frio, se reúne em assembleia agora à noite para votar se aceita a proposta da Prefeitura: 8% de reposição salarial, condicionados ao pagamento da insalubridade dos ASGs e isonomia para auxiliares de classe e inspetores de alunos. Uma assembleia geral, seguida de ato público, estão marcados para quarta-feira (22), às 15h, na Praça Tiradentes, sede do executivo cabo-friense.

 

 

 

PREFEITO DE GABINETE

Já Cláudio Chumbinho, prefeito de São Pedro da Aldeia, não lamentou publicamente, mas teceu comentários de descontentamento com o descaso com os colegas da comitiva. Aliás, Chumbinho, ao contrário de todos os outros que acompanharam de perto os trabalhos nas ruas após as chuvas que arrasaram a Região dos Lagos, não saiu de casa (ou do gabinete). Quem foi para as ruas e pisou na lama foi o secretário de Governo Eron Bezerra. Mas como a reunião com Witzel seria em gabinete, Chumbinho se mexeu e foi ao encontro, que acabou não ocorrendo. Na Praça do Canhão, os mais ácidos disseram que o prefeito deve ter ficado bastante irritado pelo governador tê-lo feito perder seu sagrado domingo de folga em vão.

 

 

 

FANTINHA LIVRE

O vereador de Arraial do Cabo Thiago Félix dos Santos, o Thiago Fantinha (PSC), saiu sábado (18) da cadeia, após sete meses de detenção. Fantinha teve a prisão revogada na última quinta-feira (16). O parlamentar foi preso em outubro último por participação num homicídio e segundo os apoiadores dele, já volta à Câmara cabista na sessão desta terça-feira (21). 

 

 

 

 

 

 

 

A NOVELA DE BÚZIOS

E o ex-prefeito (pelo menos até a data de hoje) de Búzios André Granado (MDB) hein? Disse que daria uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (20) sobre uma liminar que garantiria seu retorno à chefia do executivo, o que acabou não acontecendo. Após todo o imbróglio que toma conta da cidade, há cerca de dez dias, num entra e sai de André e do vice, Henrique Gomes (DEM), da cadeira da Prefeitura, HG continua no comando. E falando em Búzios, essa semana o prefeito interino vai se encontrar com o prefeito da cidade co-irmã, Dr Adriano, de Cabo Frio, para tratar do bairro Maria Joaquina, que por lei, voltou a pertencer ao município cabo-friense. Mas na prática, é mais de Búzios que de Cabo Frio. O objetivo do encontro é fechar um Termo de Cooperação entre os dois municípios para que a população não fique desassistida por conta do imbróglio judicial.

 

 

 

M**** DE CIDADE

A menos de duas semanas da eleição suplementar de Iguaba Grande, os candidatos a prefeito correm contra o tempo, principalmente nas caminhadas pela cidade. A chuvarada não inibiu os trabalhos dos postulantes a prefeito. Pelo contrário, foram para as ruas justamente mostrar os gargalos do município, especialmente os relacionados à (falta de) infraestrutura. Um deles acabou perdendo a linha. Foi Washington Tahim (PSL), que na última sexta (17), falou num vídeo (que inclusive já foi tirado da página do Facebook) logo após uma caminhada, que o deixou coberto de lama. "Isso aqui é consequência de andar no Parque dos Desejos, um lugar abandonado, onde não tem condição de se transitar nem de carro. Imagina quem mora e depende de andar a pé naquele bairro. Falta de vergonha e de administração pública. Tem que investigar sim se tem desvio de verba nessa m** de cidade", disparou o candidato. Chamar a cidade que quer governar de merda pegou muito mal. Esse vídeo viralizou e o candidato foi duramente criticado. Nesse episódio, ele deu demonstrações claras que não tem noção do que é ser um prefeito nem dos termos que deve-se ter para com a cidade e se pretende administrar. Bola fora!

 

 

 

 

ERA DAS LIVES

Ainda sobre o pleito iguabense, os candidatos aderiram geral às lives no Facebook, como forma de ganhar a confiança do eleitor. Até porque as lives são praticamente uma conversa tête-à-tête entre candidato e munícipe, que pode fazer suas perguntas on time. Hoje teve live de Jeffinho do Gás (PTC). Já Vantoil Martins (PPS) concedeu entrevista à Rádio Litoral FM. Essa semana todos os candidatos irão participar de sabatina na emissora. 

 

 

 

LÍVIA QUER MUTIRÃO

Em vídeo publicado na manhã desta segunda (20), a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PDT), pediu a proprietários de caminhão e outros maquinários que emprestassem os veículos e ajudar no mutirão de limpeza da cidade, devastada por conta da chuvarada do fim de semana. Tal como o prefeito aldeense, a chefe do executivo araruamense não pôs a cara na rua durante os trabalhos pós-temporal. Decerto não quis colocar o salto Carmen Steffens na lama. Segundo Lívia, existe um processo licitatório no valor de R$ 14 milhões para obras de infraestrutura, o qual está pendente de liberação no TCE há mais de três meses. E convidou a população para um mutirão de quarta (22) a sexta-feira (24). Detalhe é que Lívia sequer participou da comitiva que vou bolo de Witzel. Veja abaixo o vídeo dela que foi muito criticado pela população de Araruama:

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias