BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

O ridículo de Búzios; Em Cabo Frio, prefeito entre o Sepe e o Cremerj; Calamidade pública em Arraial do Cabo; Clima em Iguaba Grande tem corrida à suplementar e expectativa de Grasiella; Ocultação de patrimônio em Araruama... E muito mais!


RIDÍCULO DE BÚZIOS

A situação política de Armação dos Búzios caiu no ridículo. No começo da semana, uma intimação do juiz Rafael Baddini mandando Henrique Gomes (DEM) assumir a prefeitura. Ele assumiu, anunciou novo secretariado, fez mudanças. Mas eis que, ontem à tarde, André Granado (MDB) conseguiu uma liminar para retornar ao cargo, causando enorme reviravolta.

RIDÍCULO DE BÚZIOS II

Ontem mesmo, a assessoria de André Granado informou que hoje, às 14h, ele daria uma coletiva direto do gabinete, quando fosse retomar o cargo. Mas antes disso, mais cedo, Henrique Gomes divulgou uma nota dizendo que continua prefeito, como se nada tivesse acontecido, o que já causou um estranhamento. Muitos apostavam que HG ficaria no gabinete até André chegar, o que poderia acabar em confusão ou até, quem sabe, entrariam em vias de fato os grupos políticos.

NOVELA SEM FIM

Mas eis que, por volta das 13h, uma nova decisão do juiz Rafael Baddini manda que André seja afastado outra vez. Mas por outro motivo, dessa vez por acusação de fraude ao Diário Oficial do Município. Paralelo a isso, anteriormente André Granado já havia desistido de fazer a coletiva às 14h de hoje e adiado para o meio-dia de segunda-feira (20), porque ele acreditava que nesse ínterim chegaria um documento comunicando, oficialmente, a HG que ele não era mais o prefeito interino. Ou seja, nessa queda de braço HG conseguiu levar a melhor na reta final. Vamos ver quanto tempo isso dura. Provavelmente haverão novos capítulos até segunda-feira. E nós vamos acompanhar um por um. No fim da tarde de hoje André soltou um informe em seu Facebook, confiante de que vai reverter a decisão em breve. Chegou a dizer que "de maneira inusitada e da mesma forma como antes, para não se dar cumprimento à ordem judicial do tribunal de justiça e para evitar meu retorno ao cargo na data de hoje, o mesmo juízo atendendo novamente a pedido do vice-prefeito, em outro processo em que o mesmo também não é parte, proferiu uma nova decisão para me afastar do cargo designado pelo povo. Leia a nota na íntegra aqui.

 

 


SENTOU COM O SEPE

Ontem, em meio ao caos com a interdição do Hospital da Mulher pelo Cremerj, o prefeito de Cabo Frio Dr Adriano (Rede) ainda sentou para negociar com o Sepe Lagos, o sindicato da Educação, e não teve arrego. Após extensa negociação, ficou definido como proposta 8% de reposição salarial, condicionados ao pagamento da insalubridade dos ASGs e isonomia para auxiliares de classe e inspetores de alunos. A proposta foi encaminhada por ofício para o sindicato, que decidirá se aceita ou não em assembleia, marcada para as 18h da próxima segunda-feira (20). A assembleia geral e o ato público, que aconteceriam hoje na Praça Tiradentes (Praça da Prefeitura), com os sindicatos restantes, também foram adiados, bem como a rodada de negociação salarial dos demais setores. Ficaram para a próxima quarta-feira (22), às 15h.

 

 

FOI AO CREMERJ E BOMBEIROS

Hoje, um dia após o imbróglio da unidade de saúde, quando inclusive contou com o apoio dos vereadores da CPI que investiga o hospital, o prefeito de Cabo Frio pegou o procurador pela mão e foi pro Rio de Janeiro, com uma carta de intenções em mãos para tentar sensibilizar o Conselho. Mas mesmo com a interdição do Cremerj, o hospital continua funcionando. À tarde, Adriano gravou um vídeo em frente à sede da Cremerj. O prefeito também esteve na sede do Quartel Geral do Corpo de Bombeiros para pedir ajuda para o município. 

 

 

 

REUNIÃO

Membros da CPI do Hospital da Mulher - vereadores Vaguinho Simão (PPS), Vanderlei Bento (PMB), Ricardo Martins (SD) e Letícia Jotta (PSC) reunidos no final da tarde desta sexta-feira (17) reunidos buscando delinear algumas questões relacionadas ao imbróglio relacionado a unidade e o Cremerj. Além disso aproveitaram para cobrar algumas ações individualmente dos órgãos responsáveis algumas ações para atender e ajudar os moradores das áreas mais prejudicadas com a forte chuva que atingiu nossa cidade.

 

 

CALAMIDADE PÚBLICA

Arraial do Cabo, como em todos os outros municípios da Região dos Lagos, ficou debaixo d'água. Mas por lá a situação foi ainda pior que nos municípios vizinhos. O prefeito Renatinho chegou a ir para as ruas acompanhar os pontos de alagamento. A preocupação era enorme. AC vem sofrendo frequentemente com as chuvas fortes. E desde o último episódio de chuvarada, quando a cidade foi manchete em todo o país, o medo ronda a cidade, sem falar nos deslizamentos, desabrigados, esgoto... Durante todo o dia esteve acompanhando os trabalhos das equipes juntamente com a Defesa Civil do município. Agora a tarde, se reuniu no gabinete de crise para definir quais medidas serão adotadas a partir de agora. É muito problema. O prefeito está sem dormir novamente.

 

 

 


REVIRAVOLTA

O vereador de Arraial do Cabo Thiago Félix dos Santos, o Thiago Fantinha (PSC), teve a prisão revogada nesta quinta-feira (16). O alvará será emitido até esse fim de semana e vereador poderá sair em liberdade. Nesse caso, deve logo reassumir sua cadeira na Câmara de Vereadores. Fantinha foi preso dia 22 de outubro do ano passado por participação num homicídio. Agora, a expectativa do suplente Beço da Pitangueira (PC do B) de ficar com a vaga escorre pelos dedos. Fantinha volta e tudo indica que volta já a partir da próxima sessão da Câmara, na terça-feira (21).

 

 

MOVIMENTAÇÃO EM IGUABA

Em Iguaba Grande, os candidatos estão a toda. Na onda das lives, ontem foi a vez de Rodolfinho Pedrosa (PR) o qual, segundo disseram pela praça Edila Pinheiro não foi tão bem. Mas a reunião com lideranças encheu. Vantoil Martins (PPS) nas andanças pela cidade, apresentou seu plano de governo, se eleito. Miqueias Gomes (MDB) e Washington Tahim (PSL) também foram para as ruas. Jeffinho do Gás (PTC) teve ontem a companhia da esposa e do vice nas conversas.

 

 

GRASIELLA VOLTA?

É importante dizer que depois do episódio de disputa pela cadeira principal da prefeitura de Búzios, em que pela enésima vez André saiu, acabou gerando esperança no grupo de Grasiella Magalhães (PP), que já vinha espalhando pela cidade que na semana que vem ela vai voltar ao cargo de chefe do executivo municipal. Contudo, a gente lembra que Pedro Canellas, além de outros especialistas em direito eleitoral, descartam essa possibilidade totalmente. Mas, ainda assim, há quem tenha esperança. De qualquer forma, como o julgamento é eletrônico, a decisão não sai no mesmo dia. Pode levar até cinco dias para sair essa decisão e, com isso, a população de Iguaba fica apreensiva.

 

 

CHURRASCANDO

Em São Pedro da Aldeia, enquanto a população passava o maior perrengue, vice-prefeito Mauro Lobo, secretário de Esporte Thiago Costa e grupo se reuniam num churrasco. O motivo não sabemos, mas que pegou muito mal pegou. O prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) ninguém sabe, ninguém viu... pelas ruas, mas do gabinete decretou estado de emergência.

 

 

 

 

 

 

 

OCULTAÇÃO DE PATRIMÔNIO

A justiça de Araruama vai investigar possível ocultação de patrimônio da prefeita Lívia de Chiquinho (PDT), segundo sentença da juíza Alessandra Araújo, proferida ontem. É que durante a campanha eleitoral de 2016 a então candidata ao cargo do executivo araruamense declarou ter mais de R$ 1 milhão em bens patrimoniais, conforme publicação no sistema do Tribunal Regional Eleitoral (Divulgacand). No detalhamento dos bens constavam a cobertura na Avenida Araruama, salas em prédio da Avenida Brasil, apartamento em Copacabana, automóvel Duster e outras quotas como a do antigo Restaurante Vila 58. O processo investiga ato de improbidade administrativa na contratação de shows da Expo Araruama 2018, cita que não foi localizado nenhum imóvel vinculado ao CPF da ré, em que pese o vasto rol imobiliário declarado pela prefeita Lívia quando de sua candidatura ao cargo nas eleições.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias