BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (15)

Pedido de impeachment do prefeito de Cabo Frio será votado amanhã; Marquinho Mendes é notificado pela Câmara; Renatinho Vianna reúne gabinete de emergência; Caras e bocas na posse de HG em Búzios; Campanha é na internet em Iguaba Grande; Zezinho tem recurso negado em São Pedro da Aldeia; O lodaçal de Araruama... E muito mais!


PEDIDO DE IMPEACHMENT

O presidente da Câmara de Cabo Frio, vereador Luis Geraldo (PRB), confirmou que a votação do pedido do vereador Rafael Peçanha (PDT) de impeachment contra o prefeito Dr Adriano (Rede) vai acontecer na sessão de amanhã. Ele falou ontem, com exclusividade, ao Portal RC24h que não existe manobra política nenhuma em não ter realizado a votação na sessão desta terça (14). "Fiquei bastante tranquilo, mesmo recebendo as críticas. Estou rigorosamente cumprindo todos os prazos regimentais de acordo com a legislação pertinente ao caso. Pela lei tenho cinco dias para colocar em votação. O prazo terminou hoje (ontem). Findo esse prazo, tenho que apresentar em plenário na próxima sessão, que é na quinta-feira (16). Precisa de maioria simples (nove vereadores) para que seja votado a favor ou contra", explicou Luis Geraldo. Se aprovado, será aberta, na mesma sessão, uma comisssão processante, com sorteio de três vereadores (com exceção de Rafael, que é o autor do requerimento). A comissão é quem aprova admissibilidade ou arquivamento do processo. Essa comissão terá cinco dias para começar o trabalho. Já om prefeito tem dez dias para apresentar defesa. Depois, a comissão tem outros cinco dias para dar o parecer. Em caso positivo, será posto em votação no plenário. Ou seja, temos pouco mais de 20 dias pela frente para definir o futuro de Adriano. Até lá, seja o que Deus quiser.

 

 

 


NOS BASTIDORES DA CÂMARA

A coluna esteve na Câmara ontem, conversando com vários vereadores. A movimentação que se percebe é que, embora Dr Adriano não esteja se mexendo para evitar que o impeachment seja aprovado, é flagrante a apatia da maioria em 'tocar fogo no parquinho' e aprovar o impedimento do prefeito. Não se sabe se essa apatia é porque a maioria entende que as alegações do pedido de Rafael são fracas ou se é porque o vereador tem pouco diálogo com os colegas da Casa.

 


 

MELHOR SER AMADO OU TEMIDO?

"O ideal é ser as duas coisas, mas como é difícil reunir as duas coisas, é muito mais seguro - quando uma delas tiver que faltar - ser temido do que amado. Porque, dos homens em geral, se pode dizer o seguinte: que são ingratos, volúveis, fingidos e dissimulados, fugidios ao perigo, ávidos do ganho". Quem disse isso foi Nicolau Maquiavel, escritor medieval, considerado o  primeiro marketeiro político da história. Essa frase serve bem para Dr Adriano. Com sua rejeição em alta, o que garante popularidade aos seus adversários é bater nele e falar mal, todos querem arrancar um pedaço. Por medo de ser considerado temível, está pagando o preço de ver sua popularidade derreter e está sendo destruído por aqueles que outrora caminharam ao seu lado.

 


 

CONTAS DE MARQUINHO

A Câmara Municipal de Cabo Frio notificou o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) a respeito das contas de 2017, que foram reprovadas previamente pelo TCE-RJ. Agora Marquinho tem dez dias corridos para apresentar sua defesa junto à Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação, onde tramita o relatório com o balanço financeiro do primeiro ano da gestão mais recente do ex-prefeito, afastado pela Justiça Eleitoral em abril do ano passado. Quem assumiu a relatoria das contas foi o presidente da Comissão de Finanças, vereador Vinícius Corrêa (PP). Vinícius atualmente é líder do governo e é sobrinho do ex-prefeito Alair Corrêa, adversário político de Marquinho e que teve as contas de 2015 e 2016 reprovadas na Câmara, no fim de outubro do ano passado. A comissão ainda tem cerca de um mês para emitir o parecer. Caso o parecer da Comissão também seja pela reprovação, Marquinho terá que conseguir quórum de dois terços dos votos dos vereadores em plenário para se livrar da reprovação e da nova inelegibilidade de oito anos. Ele já encontra-se inelegível por oito anos pelo TRE-RJ, que acolheu uma denúncia do Ministério Público Eleitoral de abuso de poder econômico nas eleições de 2016.

 


 

MASSA NA RUA

Nem mesmo o tempo chuvoso atrapalhou a mobilização em Cabo Frio hoje. A Paralisação Nacional da Educação, que realizou uma série de protestos simultâneos em todos os cantos do país contra o corte de verbas promovido pelo governo federal, lotou a Praça Porto Rocha e, em seguida, as ruas do Centro e Ponte Feliciano Sodré. O ato também é contra a proposta de reforma da previdência que prejudica e retira direitos daqueles que mais necessitam.

 


 

GABINETE DE EMERGÊNCIA

Hoje, logo cedo, o prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna (PRB) foi para a sede da administração municipal onde se reuniu em gabinete de emergência, com representantes da secretaria de Serviços Públicos, Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (IDAC) e Prolagos para discutir medidas que amenizem os transtornos causados pela forte chuva que atingiu a cidade nesta quarta-feira. Com semblante preocupado, disse que mal dormiu à noite, porque o último episódio de chuvas torrenciais todos sabem no que resultou: a imagem de Arraial do Cabo foi destruída pelo Brasil e mundo afora. Foi decretado estado de emergência. A Prolagos foi acionada e dessa vez a situação, felizmente, não foi tão grave quanto no último temporal. Mas, ainda assim, não faltaram críticas.

 


 

CARA DE QUÊ?

A turma "caiu de pau" por conta de algumas fotos divulgadas na rede social, ontem, durante a cerimônia solene de posse do prefeito de Búzios Henrique Gomes (DEM) na Câmara, que discursou da Mesa Diretora ao lado da presidente da Casa, vereadora Joice Costa (PP). Será que ela está nesse clima? De qualquer forma, Joice e Henrique sempre foram parceiros. HG sempre foi uma liderança política de fácil diálogo com todas as correntes e com todos os protagonistas da cena política buziana. Mas, verdade seja dita: Joice nunca escondeu o desejo de ser prefeita do município e já tinha dito que é pré-candidata. Será que cerimônia de ontem ela deixou transparecer que suas expectativas futuras também podem ser diluídas com o empoderamento recente de Henrique Gomes?

 


 

CAMPANHA NA INTERNET

Uma das provas de que a campanha que elegeu Bolsonaro mostrou a força da internet é que o modus operandi já está sendo copiado, e na campanha à eleição suplementar de Iguaba percebemos isso claramente com a live que o candidato Vantoil Martins (PPS) fez ontem por volta das 20h30. Ele conseguiu garantir uma audiência contínua entre 110 e 120 internautas e bateu mais de nove mil visualizações. Muita gente apoiando e muitos fazendo perguntas importantes. Isso é a demonstração clara de que esse formato de campanha mudou completamente: interagir com o eleitor e se colocar à disposição como candidato a responder perguntas na hora, ao vivo e à queima-roupa. Na mesma onda surfa Miqueias Gomes (MDB), que também marcou uma live para hoje, a partir das 21h.

 


 

CANDIDATURA PENDENTE

Todos os candidatos a prefeito de Iguaba Grande para a eleição suplementar de 2 de junho já tiveram a candidatura deferida, com exceção de Rodolfinho Pedrosa (PR). O aspirante a cadeira de prefeito tem situação pendente ainda, e depende de julgamento, conforme o site DivulgaCand do TSE.

 


 

RECURSO NEGADO

Não deu pra Zezinho Martins (SD). O vereador bem que tentou recurso contra a decisão de seu afastamento do cargo, em 19 de fevereiro último, por decisão da justiça eleitoral a pedido do Ministério Público. O motivo dele ter saído foi um processo de acusação de crime eleitoral comedido durante a eleição de 2016, que envolveria candidatos laranjas na coligação à qual o parlamentar integrava. A justiça negou o recurso afirmando que "não há plausibilidade no direito invocado". Quem assumiu a vaga de Zezinho foi o suplente Edivaldo Cunha (PSD), cassado dois meses depois de Zezinho, pelo mesmo motivo: crime eleitoral.

 

 


LODAÇAL

Enquanto a chuva causava sérios transtornos em Araruama e a população pedia socorro aos meios de comunicação, a prefeita estava na secretaria de Obras tratando de projetos e fazendo questão de postar fotos, como se nada estivesse acontecendo e como se a cidade não estivesse afundando num lodaçal. Perguntas que não querem calar: será que esse projeto aí é da tão falada policlínica? E se for, será que que essa policlínica também será maquiada como aquela escola que os vereadores denunciaram?

 

 

 


ACEITOU DENÚNCIA

A justiça aceitou a denúncia que o Ministério Público ofereceu contra nove integrantes de associação criminosa, pelos crimes de falsidade ideológica, peculato e fraude em processo licitatório, destinado à contratação de editora para publicação de atos oficiais da prefeitura de Silva Jardim. Um dos denunciados é o ex-prefeito da cidade, Wanderson Gimenes Alexandre. Foi determinada a suspensão do exercício da função pública dos imputados que ainda a exerçam junto ao poder municipal, bem como dos contratos (atividade financeira) mantidos pela prefeitura com as pessoas jurídicas aludidas na denúncia e qualquer outra pessoa jurídica que tenha por sócio, qualquer dos denunciados.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias