BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (14)

Ex-secretário Leitão diz que prefeito e secretário de Fazenda têm dívida com pasta; Pedido de impeachment contra Dr Adriano será votado esta semana; CPI do Hospital da Mulher na Câmara é prorrogada; Pagamento de servidores cai amanhã; Henrique Gomes toma posse na Câmara e anuncia secretariado; Professores de preto em Arraial; Campanha e lives em Iguaba Grande essa semana; CPI da merenda de São Pedro é prorrogada; Vereadores acusam prefeita de Araruama de maquiar escola... E muito mais!


FOGO NO PARQUINHO

Quando se pensa que nada mais pode piorar, pode crer que o contrário acontecerá. A coletiva de Cláudio Leitão, ex-secretário de Educação de Cabo Frio, realizada hoje à tarde, rendeu o que falar. Leitão, que foi exonerado há quatro dias, e revoltado, jogou titica no ventilador. Disse que o prefeito Dr Adriano (Rede) e o secretário de Fazenda Antonio Carlos Vieira, o Cati, deixaram de repassar verbas obrigatórias à Educação (25% da arrecadação municipal). E que a dívida ultrapassa os R$ 40 milhões. A Prefeitura disse em nota que tem interesse na apuração de tais denúncias. Cati preferiu não comentar as acusações e afirmou que irá se manifestar na hora certa. O curioso é que Leitão já foi um dos homens que Adriano mais confiou na vida. Quem diria, hein?! Todo esse furacão dez dias depois da fatídica foto do ex-prefeito Marquinho Mendes na mesa com secretários e vice. Que fase!

 

 

 

PEDIDO DE IMPEACHMENT

O presidente da Câmara de Cabo Frio, vereador Luís Geraldo (PRB), confirmou que o pedido de impeachment contra o prefeito Dr Adriano (Rede), apresentado pelo vereador Rafael Peçanha (PDT), não será votado na sessão de hoje, como não foi. Mas há uma expectativa de que de quinta-feira (16) não deve passar. O clima é de apreensão.

 

 

 

 

CPI DO HOSPITAL DA MULHER

O presidente da CPI do Hospital da Mulher na Câmara, vereador Ricardo Martins (SD), pediu a prorrogação do prazo de investigações da Comissão, que venceria em 11 de junho, por mais 30 dias. A CPI investiga a morte de 17 nascituros de janeiro a abril deste ano e foi instalada em fevereiro. Conforme o parlamentar, houve atrasos nos trabalhos por causa da troca de relatoria, já que o vereador Vinícius Corrêa (PP), antes relator, tornou-se líder do governo (em lugar de Miguel Alencar, que é secretário de Governo). Amanhã na Câmara, às 15h, a CPI vai ouvir o secretário municipal de Saúde, Márcio Mureb, a atual diretoria da unidade, composta por Tânia Lydia Matosinhos (diretora geral), Cristina do Vale Faria (diretora técnica) e Simone Sant'Anna (diretora administrativa), será ouvida.

 

 

 

 

CPI DO HOSPITAL DA MULHER II

A diretora do Hospital da Mulher de Cabo Frio, Tânia Lydia Matosinhos Lowen Pires, será ouvida pela CPI do HM na Alerj na próxima terça-feira (21). Antes de assumir a direção da unidade de saúde, Tânia era presidente da Comissão de Óbitos da instituição. Hoje a oitiva foi com a coordenadora na Baixada Litorânea da Associação de Doulas do Estado (AdoulasRJ), Lídia Sá Barreto. Segundo ela, o Hospital da Mulher de Cabo Frio não cumpre as determinações da Lei 7.314/16, que garante a entrada das doulas na sala de cirurgia durante o trabalho de parto de suas clientes. Durante a audiência, foi dito que existem diversos casos de doulas que são impedidas de acompanhar a gestante, que deve escolher entre a profissional ou o acompanhante. 

 

 

 

VALEU ZUMBI

Nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Cabo Frio prestou homenagem ao Movimento Negro de Cabo Frio com Moções de Aplausos. A vereadora Leticia Jotta (PSC) entregou as homenagens à subsecretária de Cultura, Heliamar Reis, e a Superintendente de Igualdade Racial do município, Rafaela Fernandes, que ao final de sua fala chegou a cantar uma música de sua autoria de nome “Valeu Zumbi”. Alexandra Codeço também participou das homenagens.

 


 

PAGAMENTO CAI AMANHÃ

A Prefeitura de Cabo Frio conseguiu antecipar em dois dias pelo menos o pagamento dos servidores (concursados, contratados e comissionados) da Saúde, Educação e Administração. O salário seria efetuado ainda hoje para saque amanhã. No cronograma anterior, essa parte do funcionalismo iria ver o dinheiro na sexta (17).

 

 

 

BONIFÁCIO EM FESTA

José Bonifácio completou hoje 74 anos de idade e aproveitou a data para comemorar a nova idade na capital, num almoço com a esposa Ana Valadão e as filhas Daniele Novellino e Juliana Novellino. O encontro deu um gás extra para encarar a quarta sessão de quimioterapia na próxima quarta-feira (22). Mas Zezinho é só animação e tem passado muito bem: anda de bicicleta, visita bairros, vai à casa das pessoas... Está confiante e motivado para 2020. E aproveitou para informar que no próximo 30 de maio fará reunião dos "Amigos do José Bonifácio", nas Palmeiras, em Cabo Frio.

 

 

 

PARALISAÇÃO NACIONAL

Amanhã é dia de Paralisação Nacional da Educação, com uma série de protestos que serão realizados simultaneamente em todo o país contra o corte de verbas promovido pelo governo federal. Em Cabo Frio, tem mobilização na Praça Porto Rocha, às 14h, em em São Cristóvão (na Praça Alfredo Castro), às 17h. Durante o ato serão realizados debates em defesa da educação pública gratuita e de qualidade, e também contra a proposta de reforma da previdência.

 

 

 

SECRETARIADO DE BÚZIOS

O prefeito interino de Búzios Henrique Gomes (DEM) já nomeou 13 pessoas (entre titulares e interinos) no alto escalão da prefeitura (veja aqui). Ficaram faltando definir os comandos de Obras e Saneamento, de Turismo, de Cultura e Patrimônio Histórico e do Mar, Ordenamento Náutico e Pesca. Alguns desses nomes, inclusive, já haviam sido adiantados em matéria publicada aqui no Portal, como o de Robinho Mota, Geraldo Borges e Rafael Fonteneles. Hoje foi a sessão solene de posse de HG. Fez um discurso emocionado, forte e duro nas críticas ao ex-prefeito André Granado (MDB). A assistência da Casa ficou abarrotada e teve gente que nem conseguiu entrar.

 

 

 

PROFESSORES DE PRETO

Ao contrário do que dissemos na coluna de ontem, não foi apenas o vice-prefeito de Arraial do Cabo, Serginho Carvalho, que escolheu se manifestar de preto durante o tradicional desfile cívico. A foto está aí para comprovar que 15 profissionais do Sepe Lagos - sindicato dos profissionais da Educação fizeram seu manifesto em desapoio ao prefeito Renatinho Vianna, que recebeu aposentados da área para discutir o reajuste do piso nacional da educação de 2018 e 2019. Tal medida irritou o sindicato.

 

 

 

VISITAS E LIVES DE CAMPANHA

Em Iguaba Grande aos candidatos à eleição suplementar de 2 de junho estão apostando quase todas as fichas em visitas segmentadas e publicações de vídeos nas redes sociais, nesses últimos dias. As lives - videos ao vivo transmitidos pelo Facebook - também têm sido excelente ferramenta para os eleitores poderem conhecer um pouco mais sobre as pretensões dos postulantes à chefia do executivo iguabense. Vantoil Martins (PPS) é um que fará uma live hoje, a partir das 20h30. Essa semana a campanha ganhou corpo nas rádios, a começar por Miqueias Gomes (MDB), que hoje deu entrevista a uma emissora em Cabo Frio; os demais farão o mesmo ao longo da semana. No próximo fim de semana, aí sim, os eleitores deverão ver mais a movimentação pelas ruas.

 

 

 

PRORROGADA

A CPI da Merenda de São Pedro da Aldeia será prorrogada por mais 60 dias. O pedido foi aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira (14), por unanimidade. Segundo o vereador Ediel Teles (PDT), que é relator da Comissão, a dificuldade maior continua sendo o executivo demorar em responder os ofícios da CPI. Principalmente o prefeito Cláudio Chumbinho (MDB), esse não tem respondido mesmo. "Precisamos de mais algum tempo. Mas estamos trabalhando", garantiu o vereador.

 

 

 

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Ainda na sessão do legislativo aldeense de hoje, também foi aprovado o Projeto de Lei de implantação de estacionamento rotativo na cidade. Mesmo com o "contra" da população, que em janeiro último participou de audiência pública sobre o assunto e demonstrou rejeição ao PL. Principalmente por não ter ficado claro de que forma os moradores poderiam utilizar vagas de estacionamento em sua cidade sem ter que pagar por isso. A lei de estacionamento rotativo (Lei 2.552) em São Pedro já havia sido aprovada pelo legislativo municipal em 2013 e sancionada pelo prefeito. Estão previstas mais de 1.600 vagas dentro do sistema rotativo e a concessão deve ocorrer em breve.

 

 

 

PISO NACIONAL

Ainda em São Pedro, a assistência da Câmara estava atipicamente cheia hoje. Mas a maioria eram funcionários da Saúde, os agentes de Combate às Endemias. Eles pedem que o piso salarial da categoria no município seja aprovado da maneira correta para se equiparar ao piso nacional. O Projeto de Lei que entrou na Ordem do Dia só tratava do ano de 2019, mas o piso nacional é escalonado para 2019, 2020 e 2021. Foi então solicitado que seja feita uma emenda ao PL do executivo para que se adeque à lei federal (13.708/2018).

 

 

 

MAQUIAGEM DA PREFEITA?

Os vereadores de de Araruama, Penha Bernardes (MDB), Valeria Amaral (PP), Gabriel Vargas (PDT) e Oliveira da Guarda (MDB) fiscalizaram a Nova Escola Municipal Pedro Paulo, em São Vicente de Paulo, inaugurada há um mês, e constataram várias irregularidades e a maquiagem feita pela prefeita Lívia de Chiquinho (PDT). Falta água nos bebedouros, salas estão sem piso, banheiros sem água entre outras questões denunciadas nesse vídeo de pouco mais de 8 minutos. 

 

 

 

 

EX-VEREADOR ASSASSINADO

Sérgio Cunha de Andrade, 55 anos, o "Serginho da Lotada", ex-vereador de Araruama, foi assassinado na manhã de hoje, com um tiro na cabeça, bairro Fazendinha, em Araruama. A vítima morreu com um tiro na cabeça. Serginho da Lotada foi eleito em 2008 pelo Partido Social Cristão (PSC), ficando na vereança de 2009 a 2012. Serginho da Lotada é velado no plenário da Câmara de Araruama. A presidente da Casa Legislativa, vereadora Penha Bernardes (MDB), cancelou a sessão ordinária de hoje.

 

 

 

 

 

PROPOSTA REJEITADA

Por sete votos a quatro, foi rejeitada a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOA) para destinar 2% dos recursos dos royalties ao financiamento de pesquisas científicas na cidade. A iniciativa do vereador Marcel Silvano (PT) era garantir que, anualmente, R$ 10 milhões fossem destinados às pesquisas acadêmicas que pudessem melhorar a qualidade de vida da população local. A votação foi realizada na sessão de hoje, na Câmara de Macaé. O objetivo do projeto de emenda à LOA era dar continuidade às pesquisas científicas locais após o anúncio do Governo Federal de corte de 30% das verbas das universidades e institutos federais. "Quando o prefeito orienta a sua bancada a votar contra um projeto desse, deixa claro que está alinhado com a política do governo Bolsonaro de ataque à educação e às universidades públicas", lamentou Silvano.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias