BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (13)

Educação de Cabo Frio já tem nova secretária; Henrique Gomes (DEM) assume comando de Búzios e troca secretariado; Prefeito de Arraial se reúne com aposentados da Educação no dia das Mães; Iguaba tem apenas uma candidatura deferida até agora; CPI da merenda ouve conselho de Alimentação; Sindicato reúne servidores de Araruama na próxima quinta (16)... E muito mais!


TERMINOU A NOVELA

Ô novelinha longa essa da administração de Búzios hein? Mas, enfim, terminou. Pelo menos por enquanto e desde as 9h de hoje, Henrique Gomes (DEM) é o prefeito do balneário. Essa já é a quarta vez que HG assume o comando do executivo municipal por conta das idas e vindas de André Granado (MDB). Antes dessa, ele teve a oportunidade de ficar 50 dias no comando do município no ano passado. HG disse que desta vez pretende terminar o mandato-tampão. E as mudanças no alto escalão já começaram quase que de imediato. O prefeito começa a mudar seu secretariado hoje. Entre os nomes (leia matéria do Portal clicando aqui), alguns já eram até esperados. A grande surpresa mesmo foi o de Felipe Lopes, novo secretário de Educação. O que dá para avaliar, de início, é que as pessoas que HG puxou para ele agregam mais lideranças a seu redor, estremecendo o tabuleiro político e fortalecendo sua corrida eleitoral ano que vem.

 

 

 

MARIA JOAQUINA

Desinchar a máquina pública e melhorar os serviços básicos municipais é prioridade de HG, segundo ele disse esta manhã ao assumir a prefeitura de Búzios. Além disso, HG disse que uma grande preocupação é com relação aos moradores de Maria Joaquina, que depois de anos voltou a pertencer a Cabo Frio. Mas na prática, ainda é de Búzios já que as pessoas tem seus filhos em escolas de Búzios, recorrem aos postos de Saúde em Búzios, consomem no comércio de Búzios... Henrique Gomes afirmou que "vai se aprofundar nessa situação" e que pretende se reunir com o prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano, o quanto antes. "É uma população que está em dificuldade e não pode ficar desassistida, pois faz parte de Búzios historicamente", frisou.

 

 

 

 

TRANSIÇÃO DE PASTA

Márcia Almeida assumiu hoje a secretaria de Educação, três dias após a exoneração do então titular Cláudio Leitão e também da subsecretária Denize Alvarenga. Após uma semana passada pra lá de conturbada, Leitão não resistiu à falta de entendimento com o executivo. De sexta-feira (10) para cá, quem assumiu a secretaria de forma interina foi o próprio prefeito Dr Adriano. Em meio à crise dentro da Prefeitura, Adriano ainda encara uma greve de funcionários da Educação por tempo indeterminado, decretada também na sexta. Mas a entrada de Márcia acende a esperança de melhores dias: que termine a greve, que se pague o que se tenha que pagar e que se estabilizem os ânimos.

 

 

 

 

ELOGIADA

Se o prefeito Dr Adriano pecou na demora em começar a resolver a crise na Educação, a escolha da professora Márcia Almeida como secretária parece que foi assertiva. Pelo menos as horas que se seguiram após sua nomeação no comando da pasta, foram de muitos elogios à pessoa da nova secretária. Teve apoio de vários colegas da prefeitura, da ex-subsecretária, Denize Alvarenga, que lembrou à Márcia que o caminho é tortuoso, mas ela é a pessoal ideal nesse momento em assumir, pois os anos de trabalho no setor a qualificam para tal, além da mesma ser cuidadosa com o dinheiro público. Até mesmo Laura Barreto, que foi titular no governo Marquinho Mendes, felicitou a nova secretária e desejou sorte no desafio em assumir o cargo em momento tão crítico. Fácil não vai ser.

 

 

 

 

COLETIVA DE LEITÃO

O ex-secretário de Educação de Cabo Frio, Cláudio Leitão, vai dar uma entrevista coletiva, amanhã, às 15h, no hotel Remmar. Disse que quer por em pratos limpos o real motivo de sua saída da pasta. A prefeitura anunciou que o prefeito foi quem exonerou Leitão, mas ele disse que não foi bem assim, e que ele próprio foi quem pediu pra sair. A coletiva promete muitas "cobras e lagartos". 

 

 

 

 

 

 

ANTECIPANDO A JOGADA

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna surpreendeu todo mundo ao enviar nota na noite de ontem, através de assessoria, informando que esteve reunido com um grupo de profissionais da educação aposentadas para discutir sobre o reajuste do piso nacional da educação relativo aos anos de 2018 e 2019. O encontro foi na casa do prefeito, que abriu as portas para o grupo mesmo sendo dia das mães e véspera do aniversário da cidade. A reunião contou com a presença de  Maria Davina Teixeira, Norma Almenara, Roseane Simas e Vânia Corrêa, junto com os secretários de Administração e Fazenda, Luiz Claudio Leal Barreto e Reinaldo Martins, respectivamente.  "As reivindicações são justas e aproveitando o  aniversário da cidade, venho com satisfação colocar aos professores do município que no mês de maio a prefeitura pagará o piso referente a 2019 e parcelaremos os atrasados em 8 vezes, já que em fevereiro  teremos o reajuste de 2020", afirmou Renatinho.

 

 

 

SEPE NÃO GOSTOU

Como era de se imaginar, Sepe Lagos não gostou de saber da manobra de Renatinho. E veio a público nesta segunda (13) manifestar a indignação com a reunião do prefeito com aposentados, “num dia de domingo, sem ao menos convidar outros cargos da educação, além de ignorar o sindicato”. Houve até uma convocação de protesto convocado durante tradicional desfile cívico que acontece todo ano. Havia um chamamento da oposição para as pessoas irem vestidas de preto, com faixas e cartazes, o que não ocorreu. Para não dizer que a manifestação “passou em branco”, somente o vice-prefeito, Serginho Carvalho, compareceu trajando preto. Vale ressaltar que o prefeito e o vice não se falam desde meados do ano passado.

 

 

 

ÚNICO DEFERIDO

O fim de semana foi de correria grande para os candidatos à eleição suplementar em Iguaba Grande: caminhadas, inauguração de comitês, visitas aos bairros, enfim... Mas para um deles, Vantoil Martins (PPS), foi de alegria em dose dupla, que além de inaugurar seu comitê de campanha, recebeu a notícia que é o único postulante que teve a candidatura deferida pelo TRE. Ele e o candidato a vice, Alexandre da Farmácia (PRB) foram os primeiros, e por enquanto os únicos, a obter a aprovação. No caso em questão, foi Rodolfinho Pedrosa (PR), concorrente à vaga em Iguaba, quem pediu impugnação da candidatura de Vantoil, mas o TRE julgou o pedido improcedente.

 

 

 

 

DE VOLTA À CÂMARA

E por falar em Alexandre da Farmácia (PRB), o vereador se licenciou do cargo na Câmara para se dedicar à campanha. Em seu lugar, entra o suplente Paulo Rito (SD), que já tomou posse na tarde da última sexta-feira (10). Os trabalhos das sessões legislativas recomeçam nesta terça-feira (14).

 

 

 

 

 

TROCA DE SECRETÁRIOS

Faltando cerca de três semanas para as eleições suplementares de Iguaba, o prefeito interino Balliester Werneck (PP), promoveu troca no comando de três secretarias: Saúde, Turismo e Administração. Numa delas, a de Saúde, o novo secretário é Valdeci Junior, que entra no lugar de Leônidas Heringer, quer era considerado homem de confiança da ex-prefeita Grasiella Magalhães (PP).

 

 

 

 

DECISÃO NA QUINTA (16)

Os servidores públicos de Araruama vão ficar sabendo quais foram as propostas da prefeita Lívia de Chiquinho (PDT) com relação às reivindicações da categoria na próxima quinta-feira (16), durante reunião convocada pelo sindicato dos servidores municipais da cidade (SSMA) que vai acontecer após o expediente. Na última sexta (10), a prefeita recebeu uma comissão do SSMA, mas as propostas do executivo não serão divulgadas antes que os maiores interessados tenham ciência do teor da reunião. Entre os pedidos do funcionalismo estão o enquadramento por tempo de serviço, plano de carreira para todos os servidores, pagamentos do piso salarial nacional e insalubridade.

 

 

 

CAE NA CPI DA MERENDA

Hoje foi dia da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da merenda de São Pedro da Aldeia ouvir membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Iguaba. Os vereadores Claudinha Gregório (PTB), Ediel Teles (PTB) e Naldinho Linhares (MDB) correm contra o tempo para terminar os trabalhos de investigação e garantir que as crianças tenham não apenas biscoito e suco. A saber, principal função do CAE é zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

 

 

 

 

CAIU NO GOLPE

O secretário de Esporte de São Pedro, Thiago Costa, foi uma das vítimas de um novo golpe na internet, onde criminosos ‘roubam’ o perfil, se passam por conhecidos das vítimas e pedem depósitos. Depois de anunciar a venda de um carro no site da OLX, Thiago recebeu uma mensagem falsa do portal pedindo a validação de um ‘código de segurança’ por meio de mensagem SMS. Ao validar o código, uma mensagem foi enviada para todos os contatos dele pedindo um empréstimo de R$ 3 mil a ser pago no dia seguinte. Dois amigos do secretário chegaram a efetuar os depósitos. Um deles foi o também secretário (de Governo) Eron Bezerra. Outros amigos e familiares ligaram antes para saber o que estava acontecendo e por pouco também não ficaram no prejuízo. O caso foi registrado na 126ª DP.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias