BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (10)

Greve, pedido de impeachment e exonerações em Cabo Frio; Prefeito deposita 13º atrasado da Educação de Arraial do Cabo; A corrida eleitoral em Iguaba Grande; CPI da merenda se reúne com comissão alimentar de São Pedro da Aldeia; Câmara de Búzios revoga lei de remoção de veículos aos depósitos; Bloqueio de bens em Araruama... E muito mais!


CLIMA DE ORQUESTRAÇÃO

É crise atrás de crise. Depois de todo o imbróglio paga ou não paga a Educação de Cabo Frio, faz greve ou não faz greve, o Sepe decretou greve ontem por conta do não pagamento do salário. Também ontem o vereador e líder da oposição a Rafael Peçanha (PDT) entrou com pedido de impeachment do prefeito Dr Adriano (Rede). Hoje, os profissionais da área e alguns estudantes foram para a porta da prefeitura em ato de manifestação. Tudo ao mesmo tempo agora. Se tudo não passou de uma ação orquestrada, dá a entender que foi. Se não foi, poderia ser. E se foi, foi bem feito. Resta saber se vai surtir o efeito esperado.

OPINIÕES CONTROVERSAS

Os últimos acontecimentos causaram uma enxurrada de comentários na rede social. Principalmente com relação ao impedimento do prefeito. Pela cidade só se fala nisso. Separamos aqui algumas opiniões. Da assessora parlamentar Carolina Werkhaizer, por exemplo. "Impeachment em Cabo Frio, nesse momento, demonstra a irresponsabilidade de alguns com o bem estar do município, que já anda respirando por aparelhos. Defendo o projeto político da gestão Adriano? De forma alguma! Mas ser oposição é ter, também, caráter e respeitar o valor do processo eleitoral democrático". O professor Chicão, figura conhecidíssima na cidade, soltou um "Fora Adriano", em seu blog. Outros internautas apoiaram o pedido de cassação de Adriano. "Até que enfim um vereador teve coragem, parabéns", disse.

 

 


EXONERAÇÃO À TARDE

Horas depois da manifestação dos profissionais da Educação na porta da prefeitura, o prefeito Dr Adriano resolveu exonerar secretário e subsecretária da pasta, Cláudio Leitão e Denize Alvarenga. Segundo o chefe do executivo cabo-friense, ambos se recusaram a pagar os servidores, justificativa refutada pela Seme, que afirmou que não aceitaria pagamento fracionado e que foi o próprio Leitão quem pediu para sair. Já Denize disse que recebeu a notícia com tranquilidade... E o prefeito disse que já tem nomes para assumirem a pasta, que serão anunciados até terça (14).

 


 

OTÁRIOS

Impagável. Essa foto aí é da sessão de ontem da Câmara de Cabo Frio. De pé, o vereador Ricardo Martins (SD) em momento de ira: chamou os secretários de "otários". Assim que soltou a pérola, o colega Vinícius Corrêa (PP), líder do governo na Câmara, fez uma cara... Agora, a pergunta que não quer calar: quem são os secretários otários?

 


 

 

 

 

 

ATRASADOS NA CONTA

O prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna (PRB) depositou nesta sexta-feira (10) o 13º salário dos servidores da Educação referente ao ano de 2017. Esse dinheiro foi bloqueado à época pela retenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Agora não resta mais nenhuma pendência com os servidores da área. "Primeiro arrumamos a casa para poder liberar esses atrasados da Educação", disse Renatinho.

 

 

 

 


TON E O PDT

O vereador cabista Ton Porto é PDT. Ontem ele esteve na Fundação Leonel de Moura Brizola, no centro da cidade, onde foi recebido pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi. "Na oportunidade, conversamos muito sobre a questão do partido em Arraial do Cabo e do processo eleitoral de 2020. O PDT é um partido pelo qual tenho muito carinho e respeito. A política é construída com diálogos e aliança e ficaria muito honrado em um dia poder ser candidato pelo partido", disse Ton.

 

 

 

ADESIVAÇO

Hoje acontece a inauguração do comitê central do candidato a prefeito de Iguaba Grande, pela eleição suplementar, Vantoil Martins (PPS). E amanhã é festa nas ruas, do jeito que o povo gosta. Um "adesivaço" está marcado para as 10h23 deste sábado (11), na Praça Edila Pinheiro. Vantoil é só animação para encarar as próximas três semanas até o pleito, que acontece dia 2 de junho. "Tenho a experiência necessária para administrar a cidade de forma transparente e melhorar a vida da população".

 

 


 

ADESIVAÇO II

Quem também inaugura comitê é Miqueias Gomes (MDB). Disse que está animadíssimo para o "adesivaço" de amanhã, ação que vai "esquentar" sua campanha. Será no mesmo local de seu comitê, na Praça da Estação, a partir das 9h, com a  #JuntosporIguaba.

 

 

 

 

 

 

 


DENÚNCIA NA DELEGACIA

O candidato a prefeito de Iguaba pelo PR, Rodolfinho Pedrosa, fez várias reuniões e caminhadas ao longo da semana. A "Onda Azul", como ele nomeia. Disse que está crescendo a cada dia e tem feito muitas rodas de conversa com a população. Mas ontem ele estava bravo, porque hackearam seu Facebook e tiraram suas contas da internet. Foi para a delegacia e fez boletim de ocorrência. "Os meus adversários estão desesperados porque não conseguem me passar nas pesquisas. Acharam que apagando meus 9 mil contatos, conseguiriam tirar a minha popularidade, mas a nossa campanha está nas ruas", disse.

 

 


CAMINHADAS E ENCONTROS

O candidato Washington Tahim esteve na manhã desta sexta-feira (10) com o deputado federal Lourival Gomes, também do PSL, com quem conversou sobre recursos para Iguaba Grande em áreas como Saúde, Educação e Infraestrutura. Durante à tarde teve mais encontros na casa de eleitores e lideranças. Fim de semana, a agenda do suboficial aviador da Marinha inclui caminhadas pelas ruas dos bairros acompanhado por deputados estaduais da bancado do PSL e com o deputado federal Aureo Ribeiro (SD).

 

 


INAUGURAÇÃO DO COMITÊ

Ainda sobre a suplementar iguabense, quem inaugura seu comitê central de campanha amanhã é o candidato pelo PTC, Jeffinho do Gás. Jeffinho disse que vai conversar pessoalmente com os eleitores. A inauguração está marcada para as 18h, na Rua Dr João Vasconcellos, 201, no Centro.

 

 

 

 

 


CPI DA MERENDA

Ao que tudo indica os trabalhos da CPI da merenda, de São Pedro da Aldeia, estão longe de terminar mesmo com a recusa do prefeito Claudio Chumbinho (MDB) em prestar informações na comissão. Em plena sexta-feira, quando a maioria dos parlamentares está muito longe de seus gabinetes, a presidente da Comissão, vereadora Claudinha Gregório (PTB), e o relator da CPI, vereador Ediel Teles (PDT), passaram toda a tarde ouvindo o presidente, o vice e um membro da Comissão Alimentar Escolar (CAE). E semana que vem, a CPI promete realizar mais convocações e trabalho mais aprofundado.

 

 

 

DEPÓSITO DE VEÍCULOS

A Câmara de Búzios aprovou ontem, em regime de urgência, por sete votos a um, o Projeto de lei 42/2019, da vereadora Gladys (PROS), a revogação das leis 567/2006 e 766/2009. São leis que autorizam o executivo a conceder os serviços de remoção e depósitos de veículos automotores apreendidos a qualquer título no município. O PL ainda será encaminhado ao Poder Executivo para sanção ou veto. Atualmente, o depósito municipal de Búzios está fechado por determinação do Ministério Público. 

 

 


BLOQUEIO DE BENS

A juíza da 1ª Vara Cível de Araruama, Alessandra Araújo, determinou ontem o bloqueio dos bens de três servidores públicos do município. Segundo a decisão, os três dirigentes da instituição foram condenados por receberem, ilegalmente, "diferenças salariais", referentes ao período de 2009 a 2012. Segundo o Diário de Araruama, eles terão que devolver ao cofres públicos o valor total de R$ 618 mil. Um é o presidente do Instituto de Benefício e Assistência aos Servidores Municipais de Araruama (Ibasma), Valdemir Freire, atual presidente do órgão, nomeado pela prefeita Lívia de Chiquinho (PDT). O segundo é o ex-vereador Péricles Nunes de Marins. O terceiro é Naldir de Oliveira Mendonça, que atuava como controlador interno, e agora no governo de Lívia esteve à frente da secretaria de Fazenda. Foi contemplado com antecipação de aposentadoria de funcionários efetivos através de um projeto de lei aprovado na Câmara. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias