BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (9)

Secretário cabofriense volta atrás em decisão de paralisação; Dr Adriano recebe sindicatos; Prefeitos se reúnem com Prolagos; A corrida dos candidatos da suplementar de Iguaba; Novo secretário assume pasta amanhã em Arraial; Parlamento de Búzios e o Censo de Maria Joaquina; Data-limite em Araruama; Vereador de oposição agradece prefeito de São Pedro... E muito mais!


VOLTOU ATRÁS

E o secretário de Educação Cláudio Leitão, hein?! De noite diz que vai "restringir as atividades" por falta de pagamento e acorda inaugurando escola e deixando todos os "colegas" sem entender nada. Ainda foi para a rádio dizer que a informação sobre a paralisação foi exagero dos "blogs" da cidade. Ele não chamou apenas a mídia de mentirosa, como também os demais funcionários da pasta. A bem da verdade é que ele recuou da decisão e ficou mal na fita quando mudou de decisão. Ninguém compreendeu a manobra. O clima parece que não anda nada bem no grupo de Adriano. Nas ruas muito se diz que o prefeito não tem pulso com a maioria dos secretários.

 

 


COMEÇO DE TUDO...

Esse estresse todo começou na manhã de ontem, durante a reunião em Arraial do Cabo, para discutir o esgoto na Lagoa de Araruama. Mal Adriano chegou ao encontro e recebeu um telefonema que o deixou visivelmente desconcertado. Se levantou, foi até o gabinete de Renatinho (a reunião acontecia na sala anexo), falou ao tel com mais privacidade e voltou taxativo comunicando que infelizmente não poderia mais ficar por tinha um grave problema para resolver. Na sequencia seguimos para a prefeitura de Cabo Frio descobrir do que se tratava, onde nos bastidores do alto escalão do governo, todos comentavam que Leitão havia dito que se o pagamento da Educação não saísse ainda na quarta, ele não só apoiaria a greve, como iria se demitir. Acreditando que tudo seria contornado, foi uma surpresa a nota anunciando tacitamente o que já era comentado nos corredores da Câmara. O detalhe é que o SEPE mesmo, sequer sabe se fará realmente uma greve, afinal, a decisão sai em assembleia somente na noite desta quinta. 

 

 

 


ADRIANO RECEBE SINDICATOS

Depois de ocuparem a sede da Prefeitura de Cabo Frio, na tarde de hoje, de onde só sairiam depois de serem atendidos por algum secretário para conversar sobre atraso salarial, reajuste em torno de 22% e descongelamento de outros benefícios, uma comissão formada pelos sindicatos dos servidores foi recebida pelo próprio prefeito Dr Adriano e o secretário de Governo Migue Alencarl. Na conversa, ficou acordado que a prefeitura vai apresentar uma contraproposta daqui a uma semana. Nesse intervalo, a secretaria da Fazenda ficou responsável por apresentar um estudo de impacto na folha de pagamento. Esse estudo, então, será apresentado a esses servidores, na tentativa de ver um ponto pacífico entre o funcionalismo e o executivo. O encontro está marcado para as 10h.

 

 

 

 

TIRO NO PÉ

Toda essa mobilização de funcionários e a iminente paralisação dos servidores de Cabo Frio, por causa do não pagamento do salário de abril, foi um verdadeiro tiro no pé. O município conseguiu verba na manhã desta quinta (9) para efetuar o pagamento de todos os servidores concursados até o final do dia, menos os da Educação, já que os funcionários da Seme responsáveis por intermediar a transação financeira teriam aderido à paralisação e não foram trabalhar. A equipe de Comunicação da Educação nega isso, mas na Fazenda disseram que foi desse jeito. E agora? 

CRONOGRAMA DE PAGAMENTO

No fim da tarde desta quinta (9), a Prefeitura divulgou como ficará o cronograma do pagamento de abril. Hoje foi efetuado o depósito dos servidores concursados da Administração, Educação e Saúde. Devido à compensação bancária, os recursos estarão disponíveis na conta dos servidores nesta sexta-feira (10). No último dia 26 de abril, foi realizado o pagamento dos aposentados, através do ibascaf e no último dia 29 de abril, efetuou o pagamento da Comsercaf. Até a próxima quarta-feira (15) recebem os funcionários contratados; até dia 17 (sexta-feira) recebem os funcionários comissionados da Administração, Educação e Saúde e também os trabalhadores do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

 

 

 

 

PREFEITOS E PROLAGOS

Um dia após uma reunião com representantes dos municípios banhados pela Lagoa de Araruama, Prolagos, Agenersa, Águas de Juturnaíba, Consórcio Lagos São João, MPF, Movimento Lagoa Já e Inea, três chefes de executivo participaram de um café da manhã na concessionária. O assunto: melhorias com relação ao tratamento de esgoto e a prestação de serviços da empresa. Estiveram presentes o presidente da Prolagos, Sérgio Braga, e os prefeitos de Cabo Frio, Dr Adriano (Rede), de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), e de Armação dos Búzios, André Granado (MDB).

 

 

 

 

RESPOSTA À POLÊMICA

Após a repercussão do caso em que o agora ex-administrador da UPA de Tamoios, Leonardo Alvim, teria amassado uma panela na unidade depois de uma confraternização de Dia do Trabalhador promovida pela vereadora Letícia Jotta (PSC), o antigo responsável pelo local solicitou direito de resposta e afirmou em texto encaminhado ao Portal RC24h que o ato não foi resultado de motivações pessoas, mas sim de “REVOLTA de ver as condições que a unidade se encontrava. REVOLTA de quando tentávamos uma transferência e não conseguíamos e REVOLTA por falta de insumos básicos para funcionamento”. Ainda de acordo com a nota de Leonardo, “a equipe estava ciente e orientada a não fazer festas e comemorações, pois ali é lugar onde as pessoas estão doentes no corpo e na alma” e ressaltou que não ligou nem ameaçou ninguém durante o ocorrido: “A minha postura foi repreender verbalmente. Quanto a comemoração do Dia do Trabalhador, quem dera eu pudesse fazer uma festa digna desses heróis que tiram ‘leite de pedra’ para salvar vidas” e observou que ele mesmo, “enquanto administrador, estava trabalhando de maqueiro, segurança, consertando a parte elétrica, Informática e tudo mais que estivesse ao alcance”, e que “haviam oito pessoas na sala vermelha (voltada para pessoas em estado grave) no momento em que foi realizada a confraternização”. Para finalizar, o antigo administrador da UPA de Tamoios pediu desculpas a quem tenha se sentido ofendido: “A minha doce ilusão foi pensar que poderia ajudar a fazer uma Tamoios diferente, mas infelizmente existem interesses maiores do que o bem-estar da população” - alegou.

 

 

 

 

CONTRA O TEMPO

Os dias estão "voando" e os candidatos a prefeito na eleição suplementar de Iguaba Grande, que acontece em 2 de junho, correm contra o tempo na busca por votos. Que o diga Vantoil Martins (PPS), que nessa semana está focado nas visitas às famílias de vários bairros e conversando com lideranças políticas que estão declarando apoio. Inclusive ontem quem anunciou apoio a Vantoil foi o vereador Adriano Tikinho (PP), assim como fez, dias antes, o prefeito interino Balliester Werneck (PP). E há rumores que outro vereador, Elifas (PP) também vai para o lado de Vantoil. E amanhã tem dia cheio, já que vai inaugurar seu comitê central de campanha, no antigo prédio da Ação Social, em frente ao Clube Palmeiras, marcada para as 19h23. 

 

 

 

 

CONTRA O TEMPO II

Quem inaugura comitê amanhã também é Miqueias Gomes (MDB), às 19h, na Praça do bairro Estação. Nomes como o do deputado federal Gutemberg Reis (MDB) e da deputada estadual Rosângela Zeidan (PT), revelam que o candidato está disposto a "conversar" com diferentes siglas. Promovendo o milagre do amor entre PT e MDB (quem diria). Lideranças evangélicas também estão dando corpo à candidatura. O pastor Abner Ferreira, Assembleia de Deus, também apoiará Miqueias. O candidato diz ainda que tem apoio de membros do PSC. "Se eleito, no dia seguinte à vitória quero conversar com todos, inclusive com adversários para todos se unirem em torno do partido maior, que é Iguaba Grande", comentou o candidato.

 

 

 

 

CONTRA O TEMPO III

Outro que tem percorrido vários núcleos de Iguaba é Rodolfinho Pedrosa (PR), formalizando apoios. Ontem mesmo recebeu carta branca da Bancada Militar de Praças (foto), que escolheu apoiar as propostas do candidato republicano. E tem feito denúncias também. Contou que recebeu uma notícia lamentável e não poupou críticas ao prefeito interino. "Funcionários sendo mandados embora por apoiarem projeto eleitoral de candidato de oposição. Mais uma vez estão matando a nossa cidade", disse Rodolfinho.

 

 

 

 

CONTRA O TEMPO IV

Outro que está entrando em tudo quanto é casa, fazendo visitas e rodas de conversa pelos bairros é Jeffinho do Gás (PTC). Já circulou por inúmeros bairros e seu foco é a família. Como parlamentar da cidade, sabe bem os caminhos certos onde passar e angariar novos correligionários.

 

 

 

 

 

 

 

CONTRA O TEMPO V

O candidato do PSL Washington Tahim (PSL) lançou hoje seu site, o https://washingtontahim.com.br/. E o fim de semana será de muito trabalho, segundo disse. Estão previstas caminhadas pelos bairros da cidade com lideranças do partido, incluindo o deputado federal Áureo Ribeiro (SD).

 

 

 

 

BEM ESTAR

A partir desta sexta-feira (10), a secretaria de Assistência Social de Arraial do Cabo tem novo titular. Como antecipado pela Boca Miúda da última terça (7), Ayron Freixo deixou o legislativo para assumir a pasta no lugar de Izabel Pimentel. Disse que está para lá de animado. Ele contou à coluna qual será seu primeiro compromisso como secretário: trazer o Centro de Bem Estar para a população da terceira idade, que oferta vários tipos de atendimentos que promovam qualidade de vida aos idosos. "A felicidade é enorme em assumir a pasta. Vamos implementar programas já existentes também. O começo é esse, organizar a casa e trabalhar", disse Ayron.

 

 

 

 

DEBATE DA REFORMA

O Instituto Federal Fluminense (IFF) de Arraial do Cabo sedia amanhã um debate sobre a Reforma da Previdência. A conversa vai abranger os impactos futuros na vida do trabalhador, caso seja aprovada. Quem está promovendo o encontro são os próprios estudantes do IFF cabista, através do Grêmio Estudantil Nilda Cunha. O evento começa às 13h.

 

 

 

 

 

 

MARIA JOAQUINA

Enquanto esteve no Rio, ontem, a vereadora de Búzios Joice Costa (PP), presidente da Câmara, aproveitou e protocolou ofício no Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro). O legislativo buziano está reivindicando as medidas cabíveis para a elaboração do Censo 2020 no bairro de Maria Joaquina (que voltou a pertencer ao balneário). Na semana passada, Joice teve uma reunião com técnicos do IBGE em Cabo Frio os quais a orientaram da necessidade em oficiar o Ceperj sobre o recenseamento. A saber, o Censo é ferramenta indispensável para o Governo Federal, pois dessas pesquisas é que são tiradas as informações que traçam planos estratégicos sobre a realização de políticas públicas de saúde, educação, segurança, previdência social e todo os serviços de teor público. 

 

 

 

 

DATA-LIMITE

Amanhã é a data-limite dada pela Lívia de Chiquinho (PDT) para dar solução ao imbróglio do Plano de Cargos e Salários do magistério, planejado desde 2017 em conjunto por profissionais da Educação e sindicato, junto ao executivo. Na semana passada (foto), o sindicato dos servidores de Araruama se reuniu com a prefeita antes de optar por uma paralisação. Além da Educação, Lívia tem outros abacaxis para descascar: o auxílio alimentação dos servidores, que já entrou em vigor no fim de 2018, mas até agora não foi aplicado, e a Lei Complementar 038/2006, que diz dos cargos e salários de todos os servidores. 

 

 

 

 

OBRIGADO PREFEITO

O vereador Ediel Teles (PTB), que todos sabem, faz oposição ao prefeito Chumbinho, usou a tribuna hoje, durante sessão ordinária da Câmara de São Pedro da Aldeia para... agradecer ao chefe do executivo. É que na terça (7) ele usou a mesma tribuna, indignado, para perguntar onde teriam parado os dois carros fumacê da Prefeitura, já que não estavam nas ruas e nem na garagem. E finalmente os veículos reapareceram, segundo o vereador. "Obrigado prefeito", disse Ediel.

 

 

 

 

POSSE EM MACAÉ

Tomaram posse na Câmara de Macaé, na última terça (7), antes da sessão ordinária, Marcio Barcelos (MDB) e Luciano Diniz (MDB). Eles eram suplentes de parlamentares também do MDB que assumiram cargos de secretários no Executivo. Luciano substitui, pela terceira vez no atual mandato, e pelo mesmo motivo, o vereador Guto Garcia, que volta a ser secretário de Educação. Já Barcelos entra no lugar de George Jardim, hoje à frente da pasta de Agroeconomia.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias