A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessione2060bf77426412caa8deb899ad2369f6b169916): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (8) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (8)

Tensão na prefeitura de Cabo Frio: servidores param nesta quinta (9); Discutindo a despoluição da Lagoa em Arraial; MPF marca em cima; Prefeito de São Pedro escapa de prestar esclarecimento; Vereadores de Búzios vão ao Inea; Iguaba terá quartel de Bombeiros; Presente de grego para Saquarema... E muito mais!


PARA BOM ENTENDEDOR...

Para bom entendedor, meia palavra basta. A Educação de Cabo Frio divulgou nota pouco antes das 18h30 de hoje, em que o secretário da pasta, Cláudio Leitão, praticamente "frita" o secretário de Fazenda, Cati, jogando nas costas dele a responsabilidade pelo atraso salarial. E como Pôncio Pilatos, lavou as mãos para o crucificação de Jesus... Quem tem amigos assim dentro do governo não precisa de inimigo não hein... Como disfarçar esse "climão"? Não há disfarce, porque a coisa agora é pública mesmo. Leia a nota na íntegra: "A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio informa que, devido ao não pagamento dos servidores municipais da Educação no quinto dia útil deste mês até a presente data, quarta-feira (8), e da dificuldade de encaminhamento da questão pela Secretaria de Fazenda, restringe suas atividades, a partir desta quinta-feira (9), sendo preservadas as ações essenciais, até a regularização dos proventos. A Seme reforça que receber o salário até o quinto dia útil do mês é um direito do trabalhador previsto em lei e desta forma se solidariza com os servidores da Educação".

 


TENSÃO NA PREFEITURA

O clima é de inquietação e nervosismo na Prefeitura. Hoje, quarta-feira (8), quinto dia útil do mês e nada de dinheiro na conta dos funcionários públicos de Cabo Frio. O salário que deveria ser pago ainda não saiu, e isso só eleva o clima de tensão entre servidores e executivo. Amanhã, certamente será um dia estressante para o prefeito Dr Adriano (Rede). Servidores de todas as áreas farão paralisação conjunta de 24h, com protesto na porta da secretaria de Fazenda, pela manhã, e ato público na frente da Prefeitura, à tarde. Fora a Educação, que dependendo do que for decidido na assembleia do Sepe Lagos, nesta quinta (9), pode entrar em greve. Até o momento, houve informação de que a prefeitura vai liberar o pagamento somente dos concursados da Educação. Com o secretário (que deveria ajudar a pacificar), colocando a maior pilha, a vida do prefeito vira pesadelo. Tudo isso uma semana depois da fatídica foto com Marquinho Mendes que gerou tanta intriga na cidade.

 

 

 


LONGE DE SER RESOLVIDO

Pelo andar da carruagem, a expectativa de que seja resolvida a desordem no Boulevard Canal, em Cabo Frio, está longe de se transformar em realidade. Hoje a Acia reuniu empresários, prefeitura e agentes de segurança para tratar de segurança e ordem pública, limpeza urbana e turismo, e, claro, a algazarra ocorrida no último fim de semana num dos pontos turísticos mais visitados na cidade foi bastante discutido. Mas ninguém chegou a lugar nenhum. Cada um deu uma desculpa e a falta de efetivo para conter a baderna foi a justificativa mais usada. Pelo visto, a bagunça continua.

 

 

 

 

BENGALA VERDE

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou na sessão de ontem o Projeto de Lei 0176/2018, do presidente da Casa, Luis Geraldo (PRB), que institui o uso da "Bengala Verde" como meio adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão e, como instrumento de orientação e mobilidade. O autor da proposta, afirma que a ideia é evitar que as pessoas com baixa visão sejam confundidas com cegos ou até mesmo com deficientes mentais, pelo fato de, muitas vezes, demorarem mais para se locomover ou para reagir a algumas situações.

 

 

 

 

SITUAÇÃO INACEITÁVEL

"É completamente inaceitável esse tipo de situação em uma escola que está com placa de reforma e apresenta atualmente os mesmos problemas que deveriam ter sido sanados". A fala é do vereador cabofriense Rodolfo Aguiar (SD), presidente da Comissão Especial de Educação da Câmara. Ele e os demais membros da Comissão, vereadores Ricardo Martins (SD) e Guilherme Moreira (PPS), fizeram hoje uma vistoria na Escola Municipal Catharina da Silveira Cordeiro, no bairro Monte Alegre. Problemas nas redes elétrica e hidráulica, vazamentos no telhado, paredes rachadas e banheiros em condições precárias puderam ser constatados de perto. O próximo passo, segundo eles, será cobrar providências imediatas da secretaria de Educação para sanar o problema. Há muita reclamação sobre as péssimas condiçõesestruturais das escolas municipais. 

 

 

 

 

DESPOLUIÇÃO À VISTA?

Segue a passos lentos a criação de medidas que minimizem a despoluição da Lagoa de Araruama. Hoje, prefeitos e representantes dos municípios abrangidos pela laguna, se reuniram em Arraial do Cabo com o MPF, a concessionária Prolagos, Águas de Juturnaíba, MPF, Inea, Agenersa e Consórcio Intermunicipal Lagos São João e entidades não governamentais. O anfitrião foi o prefeito cabista, Renatinho Vianna (PRB). Mas a coisa nem no papel está ainda. Deram duas semanas para elaborar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para priorizar as ações de despoluição. O encontro contou com representantes de quase todos os municípios da Região dos Lagos. Menos Búzios que, apesar de não estar entre as cidades banhadas pela lagoa foi convidado. O prefeito André Granado não enviou ninguém. 

 

 

 

 

MARCANDO EM CIMA

Mas o MPF, como sempre, está atento aos problemas ambientais na Região dos Lagos e não deixou por menos. Quer saber para onde estão indo os recursos oriundos da taxa de esgoto que é cobrada junto com o consumo de água. Presente à reunião, o procurador Leandro Mitidieri entende que não há equilíbrio no contrato da concessionária com os consumidores. "A concessionária vem divulgando lucro de quase R$ 100 milhões, modelo que não compreendo, prevê esse lucro em cima de serviço público, mas não vê o esgoto sendo realmente tratado", disse. O presidente da Prolagos, Sérgio Braga, explicou que estudos estão sendo intensificados desde o ano passado - como a antecipação de uma dragagem, mas é necessário definir custos e execução da intervenção. Sérgio também se mostrou favorável que o TAC defina qual a tarefa de cada agente envolvido.

 

 

 

 

DIFICULDADE COM WITZEL

Não é só em âmbito municipal que as coisas custam a acontecer. A morosidade em se definir ações em prol da Lagoa alcança a esfera estadual. Isso porque os prefeitos da Região dos Lagos afirmaram que estão tendo dificuldade em marcar audiência com o governador Wilson Witzel (PSC). Dr Adriano, Renatinho Vianna (PRB) e Cláudio Chumbinho (MDB) foram unânimes na afirmativa de que não conseguem falar com o governador. Depois que o juiz sentou na cadeira de governador, parece que mudou bastante de postura. Só pensa em voar de helicóptero atirando nas pessoas em favelas. 

 

 

 

 

GOVERNO TRANSPARENTE?

O prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) disse hoje que sua gestão é transparente e que não teme rejeição da opinião pública quanto à suas frequentes recusas em responder questionamentos do legislativo aldeense. Ele conseguiu uma medida cautelar que o desobriga de cumprir convocação da CPI da merenda para comparecer à Câmara e prestar esclarecimentos. Disse não ter medo da repercussão negativa e que seu governo é transparente. "O executivo tem feito seu papel e o legislativo deveria fazer o dele", alfinetou Chumbinho. Os vereadores da oposição não gostaram nada da fala do prefeito e prometem engrossar o caldo.

 

 

 

 

LICENÇAS EM BÚZIOS

Vereadores de Búzios estiveram hoje na sede do Inea, no Rio, em reunião com o presidente do Instituto, Cláudio Dutra. Segundo a vereadora Joice Costa (PP), presidente do parlamento buziano, a reunião foi produtiva, onde discutiram plano de manejo, ordenamento de praias e, principalmente, as licenças do empreendimento Aretê, que têm travado a obra, ocasionando a não contratação de mão de obra local. Por fim, ficou acordado que nos próximos dias o secretário adjunto do Inea, Nilton Caldeira, vai a Búzios para dirimir as questões pautadas na reunião. Além de Joice, os vereadores Miguel Pereira (MDB), Niltinho de Beloca (MDB) e Valmir Nobre (PRB). 

 

 

 

 

BOMBEIROS EM IGUABA

Falta pouco para que Iguaba Grande conte com um quartel dos Bombeiros. Ontem, o prefeito interino Balliester Werneck (PP) recebeu em seu gabinete o comandante do CBA (Comando de Bombeiros de Área) da Baixada Litorânea, coronel Carlos Eduardo, juntamente com o coordenador municipal da Defesa Civil, Maurício Vaz. A visita do comandante teve como objetivo atualizar a situação da vinda da corporação para a cidade. Segundo Balliester, o quartel será instalado no prédio que abrigava o antigo fórum, na Rodovia Amaral Peixoto, ao lado do cemitério. A prefeitura já oficializou a locação do espaço e em breve será iniciada a pintura e limpeza do local. O mobiliário chega em maio. Segundo o coronel Carlos Eduardo, é só uma questão de tempo para que seja finalizado.

 

 

 

 

PRESENTE DE GREGO

No dia do aniversário de 178 anos, Saquarema ganhou verdadeiro "presente de grego". É que hoje o município recebeu a visita da Polícia Federal, que estaria cumprindo mandado referente aos processos impetrados pelo Ministério Público contra políticos e outros envolvidos numa investigação. Em janeiro deste ano, o TRE cassou os diplomas da prefeita e do vice de Saquarema. Manoela Peres e Pedro Ricardo de Carvalho são acusados de benefício e ato de abuso de poder econômico, além de uso indevido de meios de comunicação durante a última campanha eleitoral. A justiça decidiu, em primeira instância, inelegibilidade por oito anos (até 2024) aos réus. Um deles é o ex-prefeito Antônio Peres Alves, marido da atual prefeita. Manoela e Pedro Ricardo ainda permanecem nos cargos até a apreciação de recursos pelo TRE.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias