VÍDEO/ Prefeito de São Pedro da Aldeia consegue medida cautelar para não prestar esclarecimentos à CPI da merenda

'Não vou cumprir determinação que é inconstitucional', justificou Cláudio Chumbinho


Ainda não será desta vez que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a falta de merenda nas escolas de São Pedro da Aldeia vai conseguir qualquer esclarecimento do prefeito. É que Cláudio Chumbinho (MDB) conseguiu na justiça a suspensão da convocação do legislativo para que ele fosse até a Câmara elucidar as dúvidas dos vereadores Claudinha Gregório (PTB), Ediel Teles (PDT) e Naldinho Linhares (MDB), que compõem a CPI da merenda.

A CPI da merenda foi instaurada em 26 de fevereiro último, para apurar denúncias de que as empresas contratadas não estavam entregando os alimentos que deveriam ser disponibilizados nas escolas ou estavam fornecendo produtos fora da validade. Desde então os vereadores tentam conversar com o prefeito para sanar dúvidas com relação ao fornecimento de alimentos na rede municipal aldeense. 

Por causa disso, a Comissão enviou ofício "convocando em regime de urgência". Este termo foi a base para que a procuradoria-geral do município entrasse com liminar pedindo a anulação de tal convocação, e que a mesma seria inconstitucional. O documento foi deferido pela desembargadora Leila Albuquerque, do Tribunal de Justiça.

No entendimento do TJ é inconstitucional a "convocação pessoal" do chefe do executivo pelo legislativo. A procuradoria da Câmara pode apresentar defesa quanto

No início da tarde desta quarta-feira (8), Chumbinho conversou com o Portal em Arraial do Cabo, onde esteve pela manhã participando de encontro de prefeitos e autoridades que discutiu a despoluição da lagoa de Araruama. O prefeito de São Pedro da Aldeia afirmou que não tem medo dainvestigação, mas que não vai cumprir uma determinação inconstitucional. Para Chumbinho, os vereadores querem popularizar a CPI.

"O nosso governo é transparente e estou muito tranquilo para falar sobre o assunto. O legislativo que fala a parte dele, nós fazemos a nossa parte", disse o prefeito de São Pedro da Aldeia. Chumbinho disse, ainda, que não teme a opinião pública sobre o fato. "Prefiro deixar a população avaliar", acrescentou.

Para a presidente da CPI da merenda, o prefeito não está tão tranquilo como ele disse que está se sentindo. "Senti que ele ficou muito desconfortável", opinou a vereadora Claudinha.

Já Ediel Teles disse que nunca viu uma situação dessas. Essa justificativa pegou mal. "É muita cara de pau", completou o vereador.

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias