BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (7)

Cabeças vão rolar em Cabo Frio; Zezinho 'vai dar trabalho'; Sindicatos se mobilizam em Cabo Frio; Mudança de secretariado em Arraial do Cabo; Vereador questiona sobre fumacês em São Pedro da Aldeia; Pesquisas 'voadoras' em Iguaba Grande; Parlamento de Búzios debate PL de uberistas; Amigo Walmir é o favorito de Lívia em Araruama; suplentes assumem em Macaé; e muito mais...


CABEÇAS VÃO ROLAR

O que se comenta na Praça Tiradentes, onde fica a sede da prefeitura de Cabo Frio, é que vai haver demissão no alto escalão sim. Mas não é do secretário "Boca Grande", esse continua. Quem vai rodar é alguém próximo do vice-prefeito Felipe Monteiro (PC do B). Dizem que pessoas ligadas a ele andaram falando besteira na internet, besteiras essas que podem lhe custar o cargo. Demissão dada como certa.

 

 

 


VAI DAR TRABALHO

Pesquisas "voadoras" que andam por aí colocam José Bonifácio (PDT) bem na fita. Mas tem uma turma que acha que é fogo de palha. Só para constar, Zé vem sendo bem sucedido no tratamento de saúde que tem feito. As quimioterapias, segundo pessoas próximas, têm corrido com tranquilidade e ele não tem passado mal. E nem tem ficado em casa, muito pelo contrário, bate ponto pelas ruas. Essa foto é de ontem, num café e prosa com ex-deputado, Dr Paulo César. Na semana passada, Zé foi visto andando de bicicleta pela cidade, e se as coisas continuarem do jeito que estão, pode ter certeza que ele vai dar trabalho na eleições de 2020.

 

 

 

REAJUSTE JÁ!

O Sindicato dos Profissionais da Educação da Região dos Lagos (Sepe Lagos) protestou na tarde desta terça-feira (7), em frente à prefeitura de Cabo Frio, exigindo os 21,26% de reajuste salarial. Como não foram atendidos por ninguém do governo, sindicalistas foram para a Secretaria de Fazenda. Lá também não foram recebidos. Decidiram seguir para Câmara. Lembramos que em reunião no último dia 26, o executivo ofereceu 5% de aumento, em duas etapas: maio (2%) e agosto (3%). A proposta foi recusada pela categoria. O sindicato promete endurecer. Tem assembleia quinta-feira (9), 18h, na Escola Edilson Duarte. Dependendo do que for decidido, as crianças poderão ficar fora de sala de aula novamente. O SEPE vai votar se faz ou não greve geral na rede municipal de ensino. Já tem mãe estressada só de pensar nisso.

 

 


NÃO RECLAMA DA VIDA

Tem um ditado que diz, não reclama da vida que ela sempre pode piorar. A prova disso é que os servidores sindicalizados da prefeitura de Cabo Frio farão uma paralisação conjunta de 24h na próxima quinta-feira (9). De acordo com os sindicatos (Sindicaf, Sindsaúde, AGCMCF e AFM), eles vão parar a partir das 7h. Haverá concentração com protesto às 9h, em frente à secretaria da Fazenda (Rua Major Belegard). Na parte da tarde estão previstos um ato público, em frente à Prefeitura, às 14h, seguida de assembleia geral, às 16h, no mesmo local. Na pauta das reivindicações estão descongelamento salarial, dos triênios e dos enquadramentos do PCCR. Como conter essa onda de pedidos de reajustes em meio a crise? Um desafio e tanto.

 

 

 


SEGURANÇA PÚBLICA

O governador Wilson Witzel (PSL) estará em Cabo Frio no próximo dia 24 de maio, no hotel Paradiso Corporate, quando irá participar de um fórum de Segurança Pública na Região dos Lagos (área do 25º BPM), juntamente com o secretário estadual de Iniciativas Estratégicas, Roberto Motta. O evento terá presença de prefeitos, secretários e autoridades diversas. A iniciativa é da Associação Comercial, Industrial e Turística (Acia). A presidente da Acia, Patrícia Cardonot, aproveita para convidar empresários a participarem de uma outra reunião, que acontece nesta quarta-feira (8), às 10h, que vai tratar de necessidades e urgências em segurança e ordem pública, limpeza urbana e turismo. Será na sede da Associação, na Rua Bento José Ribeiro, 18, 3º andar, no Centro.

 

 


PESQUISAS 'VOADORAS'

Em Iguaba Grande, nesse clima de campanha eleitoral, a adrenalina toma conta e uma das coisas que mais se tem feito na cidade nos últimos dias são pesquisas para fazer sondagens sobre as inteções dos eleitores para com os candidatos. O que se sabe é que o grupo de Miqueias (MDB) fez uma pesquisa e teria saído bastante orimista com relação às chances dele na eleição. A mesma coisa com o grupo de Vantoil Martins (PPS), que recentemente fez uma pesquisa e que também serviu para motivar o seu grupo. Já os outros candidatos seguem cada qual com sua pesquisa, mas não ouvimos falar o que se tem. A única certeza é que nenhuma pesquisa é registrada, portanto a gente não pode informar os dados. E mais do que isso, verdade seja dita, cada grupo mostra a pesquisa que lhe convém.

 

 


MILAGRES DA ELEIÇÃO

A eleição consegue cada casamento esquisito... Quem não se lembra do ex-presidente Michel Temer (MDB) dando apunhalada nas costas da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) para tomar-lhe o cargo. E, mais ainda, quem não se lembra do escândalo feito pelo Partido dos Trabalhadores denunciando o golpismo? Pois é, mas isso passou. Mágoas passadas como se diz no popular. Hoje em Iguaba tem gente do MDB que anda com gente do PT "pra cima e pra baixo". A turma do PT ainda fala mal dos outros porque não querem votar no MDB. Nada como uma eleição para mudar os ânimos e os corações daqueles mais afoitos da política.

 

 

 


MUDANÇA EM SECRETARIA

Amanhã tem mudança no secretaria de Assitência Social de Arraial do Cabo. Sai Izabel Pimentel e entra Ayron Freixo (PRB), que deixa a Câmara. Com isso, Willian Luz (PT) assume a vaga de suplente no lugar de Ayron.

 

 

 

 

 


ENCONTRO NO INEA

A vereadora Joice Costa (PP), presidente da Câmara de Búzios, vai ao Rio amanhã onde se encontra com o presidente do Inea, Claudio Barcelos Dutra. Na pauta, manejo, ordenamento das praias e uma série de licenciamentos que ela tenta fazer tramitar no município. Um deles se refere a grande empreendimento do grupo Opportunity. Na conversa, Joice pretende chegar a um denominador comum que concilie, sem prejudicar, os interesses tanto do Inea quanto do empreendedor e do município. Hoje ela participou de outra reunião, junto de outros vereadores, para conversar sobre o Projeto de Lei voltado aos motoristas de Uber de Búzios. O PL protege os "uberistas" da cidade - que na alta temporada é invadida por motoristas de fora, e sofreu algumas alterações e emendas, que serão apreciados e entram em votação na sessão desta terça (7). Há expectativa inclusive de que uberistas de fora da cidade participem da sessão com objetivo de pressinar para que o projeto não passe. 

 

 


CADÊ O FUMACÊ?

O vereador Ediel Teles (PDT), de São Pedro da Aldeia, aproveitou o uso da tribuna, na sessão de hoje, para cobrar da prefeitura por onde andam os dois carros fumacês os quais, segundo ele, foram contratados pelo executivo. Não à toa, visto que ele é uma das dezenas de vítimas da dengue e ficou acamado na semana passada por conta da doença. "Hoje vim aqui para falar dessa nuvem preta que está em nossa Região dos Lagos. De cada dez pessoas que tem sido atendidas nos postos, em São Pedro, oito são por suspeita de dengue. Ano passado enviei ofício à secretaria de Saúde para saber dos carros fumacês e recebi a resposta que o contrato é de dois carros fumacês. Mas a gente não vê esses carros nas ruas fazendo o serviço que tem que ser feito. Fui até a garagem onde eles são guardados e também não. Então, peço a seu Francisquinho que vá até a secretária responsável para saber o que está acontecendo. Porque recebendo eles estão, mas não tenho visto os carros trabalhando. Até agora ninguém está vendo nada", disse Ediel.

 

 

 

QUERIDINHO DE LÍVIA

Vereador Walmir Belchior (MDB) está em boa conta com a prefeita Lívia Belo. Nesta terça-feira (7), ela fez questão de postar fotos reunida com ele em seu gabinete, informando que aprovou e deu entrada no projeto de construção da Clínica de Iguabinha a pedido do vereador que é um aliado do governo. “Um anseio da população e solicitação do vereador Amigo Walmir!!!”, disse a prefeita. Tanta generosidade assim com pedido do parlamentar é de gerar ciúmes em qualquer um. Lívia e o maridão são daqueles que se for da bancada do amém, tudo tem. Mas se for da bancada da oposição, lá vem tiro de canhão. Em Araruama as coisas não correm frouxas como em certos vizinhos da Região dos Lagos. Aos amigos (como Walmir) tudo. Já aos inimigos como Penha Bernandes (MDB) e Oliveira da Guarda (MDB), a raiva.

 

 

 


SUPLENTES TOMAM POSSE

Os suplentes Luciano Diniz (MDB) e Márcio Barcelos (MDB) tomaram posse hoje no parlamento macaense. Eles substituiram os vereadores titulares Guto Garcia (MDB), que retornou ao comando da secretaria municipal de Educação, e George Jardim (MDB), que recentemente foi nomeado secretário municipal de Agroeconomia. Os novos suplentes também assumiram a vaga dos titulares nas comissões parlamentares. Neste caso, Luciano retorna a presidir as comissões de ‘Educação’ e ‘Ciência e Tecnologia’. E Barcelos passa a presidir a comissão de ‘Agricultura e Pecuária’.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias