SAÚDE / Em quatro meses, casos de dengue, zika e chikungunya disparam em Cabo Frio e já superam números registrados em todo o ano passado

Prefeitura afirma que o planejamento de rotina vem sendo feito em todos os bairros e que a população deve redobrar os cuidados domiciliares para eliminar possíveis focos. Município recebeu um carro fumacê nesta segunda (6) para auxiliar no combate ao Aedes aegypti


Os casos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, dispararam em Cabo Frio e região durante os quatro primeiros meses de 2019 e já superam os números registrados durante todo o ano de 2018.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do município, até o final de abril deste ano, 12 casos de dengue e 26 de chikungunya foram confirmados oficialmente através de exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ), contra 11 casos de dengue e 21 de chikungunya atestados no ano passado.

O número de notificações também aumentou consideravelmente, passando de 42 registros de dengue e 34 de chikungunya em 2018, para 152 notificações de dengue e 157 de chikungunya apenas no início deste ano.

Nas últimas semanas, as unidades de saúde de Cabo Frio têm sido tomadas por pacientes com sintomas referentes às doenças, e os relatos dão conta de que os casos suspeitos se multiplicam em diversos bairros da cidade.

Ciente do problema, a Prefeitura de Cabo Frio garante que o planejamento de rotina vem sendo feito em todos os bairros, de acordo com o número de notificações, e que a população deve redobrar os cuidados domiciliares, dentro das residências e nos quintais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e que permita a procriação do mosquito.

Nesta segunda-feira (6), um carro fumacê fornecido pelo governo do estado chegou ao município para ajudar no combate ao Aedes aegypti. O veículo foi disponibilizado em função dos números alarmantes registrados nas últimas semanas, mas a Prefeitura ressalta que a forma mais eficaz de controlar possíveis focos é feita manualmente por agentes ou pela própria população:

“A ação do fumacê vem sendo feita desde o ano passado com repelente natural de óleo de citronela, por orientação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O veneno que era utilizado no carro fumacê foi proibido em todo o país em 2011. No entanto, vale ressaltar que 80% dos criadouros são detectados dentro das residências, e não em vias públicas. Portanto, a forma mais eficaz de combate é a promovida pelos agentes em visitas domiciliares e através do controle de possíveis focos realizado pelos próprios moradores” – esclareceu a Prefeitura através da Vigilância em Saúde, que afirma possuir equipes fixas de agentes de endemias realizando visitas diárias em todos os bairros de Cabo Frio.

Além disso, o Departamento de Saúde Coletiva de Cabo Frio garante seguir as orientações do Ministério da Saúde em relação às ações educativas, como campanhas de prevenção.

 

DICAS DE COMO EVITAR O CONTÁGIO E ELIMINAR POSSÍVEIS CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI

O Aedes aegypti é doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros, roupas compridas, além de uso de repelente nas partes expostas do corpo, aumentando a área de proteção. Assim, siga estas dicas simples para manter sua casa e seu quintal livre das larvas, que se transformam nos mosquitos transmissores:

Evite o acúmulo de água - O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. É fundamental jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do animal de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

Coloque areia nos vasos de plantas - O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Coloque tela nas janelas - Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue. O problema é quando o criadouro está localizado dentro da residência. Nesse caso, a estratégia não será bem sucedida. Por isso, não se esqueça de que a eliminação dos focos da doença é a maneira mais eficaz de proteção.

Seja consciente com seu lixo - Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas. Coloque desinfetante nos ralos

Ralos - Ralos pequenos de cozinhas e banheiros raramente tornam-se foco de dengue devido ao constante uso de produtos químicos, como xampu, sabão e água sanitária. Entretanto, alguns ralos são rasos e conservam água estagnada em seu interior. Nesse caso, o ideal é que ele seja fechado com uma tela ou que seja higienizado com desinfetante regularmente.

Piscinas e aquários - Piscinas pode se tornar foco de dengue – por isso, a atenção deve ser redobrada com a limpeza em épocas de surto. Já no caso dos aquários, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos.

Limpe as calhas - Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Uso de repelente - O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método importante para se proteger contra a dengue.

(Fonte das dicas: Rio Contra a Dengue / Ministério da Saúde)

Categorias: Cabo Frio Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias