BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (6)

Dr Adriano negocia liberação de arrestos na justiça; Secretário 'Boca Grande' em Cabo Frio; Maré de azar em Arraial do Cabo; Repercussão da reportagem sobre Bernardo e Serginho;Entrevista de HG continua repercutindo em Búzios; Chumbinho busca emenda para mercado municipal de São Pedro; Campanha da suplementar de Iguaba... Oliveira escracha Chiquinho em Araruama; E muito mais!


 

BUSCANDO DESBLOQUEIO

O chefe do executivo cabofriense, o prefeito Dr Adriano esteve nesta segunda-feira (6), no Tribunal de Justiça, no Rio, acompanhado do secretário de Fazenda Antônio Carlos Vieira, o Cati, e do procurador-geral do município Bruno Aragutti. Eles estiveram em audiência marcada com o corregedor nacional de Justiça, desembargador Humberto Martins, para negociar o desbloqueio dos arrestos (verbas bloqueadas por precatórios) que a prefeitura vem sofrendo nos últimos meses. O objetivo é que essa verba, no valor de R$ 33 milhões, volte para orçamento municipal e que o prefeito tenha condições de investir mais na cidade. Saíram de lá otimistas. À coluna, Cati confessou que estava otimista e que espera ter conseguido sensibilizar os membros do TJ.

 

 

ENQUANTO ISSO...

Enquanto Adriano, Cati e Procurador Aragutti correm de um lado com o para liberar dinheiro, do outro, o secretário de Governo, Miguel Alencar segue na função de elaborar a reforma administrativa prometida pelo prefeito ainda para esse ano. E para ajudar na tarefa, convocou para a missão, Sergio Ribamar, que sempre foi um dos principais conselheiros políticos de Adriano, ainda quando ele era apenas um vereador iniciante. Nesta segunda-feira (6) os dois se reuniram no gabinete de Miguel, com o secretário de Planejamento, Felipe Araújo para ajustar as mudanças que a pasta dele também irá sofrer. Depois de passar um tempo afastado do núcleo duro do governo por intriga dentro do próprio grupo, Ribamar volta com prestígio e carta branca para fazer as alterações dentro das expectativas do prefeito.

 

 

 

 

BOCA GRANDE

O nome da coluna é Boca Miúda mas diante de uma "bomba" como a que caiu no colo da imprensa esse fim de semana, o nome dessa nota está valendo. É que ontem vazaram áudios de um grupo ligado a um determinado setor de Cabo Frio, em que um secretário falou mais do que devia, causando constrangimento e novo desgaste no governo. Num dos áudios, o secretário em questão afirma que "não deve nada a prefeito nenhum e nem a ninguém. Se quiser, me exonera amanhã, me manda embora que vou feliz". Adriano já está ficando irritado com os boquirrotos do governo...Há quem aposte em demissão nos próximos dias. Não só desse  “boca grande”, mas de outro, que assim como o secretário, andou falando coisas que só pioram o clima interno no governo. Falas, que praticamente obrigam Adriano a tomar uma atitude. Mas a dúvida é: será que o prefeito vai tomar alguma atitude? Há quem duvide. Uma coisa é certa: só se fala nisso. Enormes expectativas para os próximos dias. Tem quem aposte em demissão, mas aí, só o tempo dirá.

 

 

 

 

 

 

'DIREITO À DEFESA'

Caiu como uma bomba para os deputados cabofrienses Subtenente Bernardo (PROS) e Dr Serginho (PSL), matéria publicada pelo jornal Extra, ontem, e divulgada no Portal, falando que os parlamentares têm ligações diretas com dois PMs acusados de sequestro e extorsão e que são lotados na Alerj. A notícia foi uma surpresa e é um dos assuntos mais comentados desde então. Em sua defesa, Berna alegou que o processo "se encontra em fase inicial de instrução e não há sequer condenação em primeira instância, ressaltando que no nosso ordenamento pátrio vigora o princípio da presunção de inocência". Sobre o fato de ter em seu gabinete um PM acusado de crime, Dr Serginho afirma que "todos têm direito à defesa, dentro do princípio da presunção de inocência". Ainda segundo o parlamentar, "não há nenhuma condenação no referido caso, e o policial é respeitado na cidade". Por outro lado, muita gente na rede social saiu em defesa do Bernardo (especificamente). Muita gente duvidando da denúncia e até apostando que o fato de Berna ter detonado a máfia dos depósitos particulares de carros foi a causa da reportagem. Será que teria mesmo ralação?

 

 

 

 

MARÉ DE AZAR

A prefeitura de Arraial do Cabo e o Porto do Forno nadaram, nadaram e... morreram na praia. Pelo menos por enquanto. É que hoje, após quase 11 meses de atividades paralisadas, finalmente as operações iriam recomeçar, com a chegada de um navio carregando mais de 30 toneladas de sal para serem descarregadas. E não é que a embarcação foi impedida de atracar? Segundo a prefeitura, o impedimento foi por precaução da Capitania dos Portos... Foi um balde de água fria na animação do prefeito Renatinho Vianna (PRB), que não vê a hora do porto voltar a operar com capacidade total e, dessa forma, movimentar emprego e renda na cidade. Embora sobrasse frustração hoje, a esperança é que ainda essa semana a questão seja resolvida. O excesso de peso do cargueiro foi o problema. Mas o navio volta até sexta-feira para descarregar. Renatinho está com dedos cruzados. Na cidade sobraram espculações. Das mais estapafúrdias possíveis. Chegaram a dizer que todo sal seria despejado no mar. Isso não é verdade. Estamos acompanhando o caso.

 

 

 

 

MARÉ DE AZAR II

 

A queda no número de turistas em Arraial do Cabo a partir de fevereiro deste ano, quando aconteceu o vazamento de esgoto na Prainha, foi destaque na coluna de Anselmo Gois, do jornal O Globo no fim de semana. Segundo o colunista, após o episódio, a ocupação hoteleira caiu mais da metade em número de hóspedes e veio despencando desde então. Os números assustam se comparados com o mesmo período do ano passado... O prefeito Renatinho Vianna chegou a postar nas redes sociais, apelo para que os cabistas parem de espalhar fake news. Que fase!

 

 

 

 

 

PRESSÃO NO GOVERNADOR

Quarta-feira, às 10 horas, o prefeito Renatinho Vianna (PRB), de Arraial do Cabo, terá encontro com prefeitos da região, em seu gabinete.  O objetivo é elaborar documento solicitando audiência ao governador Wilson José Witzel (PSC). “Vamos discutir mais uma vez a questão da poluição da Lagoa de Araruama, os impactos na atividade pesqueira e os danos causados ao turismo - disse Renatinho. O prefeito cabista sustenta que, através desses encontros, os gestores precisam buscar uma unidade no discurso, de forma que as reivindicações dos municípios tenham mais força e eficiência. Disse ainda Renatinho, que as cidades banhadas pela lagos vão reivindicar do governador "um olhar especial para a região" e, principalmente, o a cobrança por parte do governador, de mais responsabilidade da Prolagos.

 

 

 

ELEIÇÃO DIFERENTONA

As eleições suplementares de Iguaba Grande estão trazendo uma experiência diferente na disputa eleitoral. Dos cinco candidatos, três deles participaram da eleição suplementar que foi suspensa em outubro de 2018. Diante disso, o CNPJ de Vantoil Martins (PPS), Rodolfinho Pedrosa (PR) e Jefinho do Gás (PTC) ainda não foram liberados. Quem saiu na frente foram os candidatos Miquéias Gomes, que conta com o apoio da ex-prefeita Grasiella Magalhães, e Whashington Tahim (PSL), que busca vaga na carona da onda do presidente Bolsonaro. A falta do CNPJ atrasa a confecção de santinhos, perfurados, adesivos, bandeiras e banners. Isso atrapalha na hora de fazer caminhadas, porta-porta e comícios. Afinal, o candidato pode até conversar, mas não tem como dar o papel com número, nem adesivar carros, o que conta como grande ferramenta de divulgação. Rodolfinho, assim como Vantoil e Jeffinho se viram como podem. E nessa levada, mantem a agenda de reuniões e caminhadas. Só na hora do santinho que complica. Mas eles seguem trabalhando. Vale salientar que culpa disso tudo é do próprio TRE.

 

 

 

HG NO RC

A entrevista com o vice-prefeito de Búzios, Henrique Gomes (DEM), na última sexta-feira (3), ao Portal RC24h, o #15minutosnoRC, teve repercussão forte, dentro e fora do balneário. Na ocasião, HG anunciou, em primeira mão, sua pré-candidatura a prefeito em 2020. Aliás, já era para estar como prefeito, visto que o chefe do executivo, André Granado (MDB) recebeu determinação judicial de afastamento do cargo. Mas até agora não arredou pé. Henrique Gomes disse que está pronto para mostrar como um prefeito deve governar uma cidade. O detalhe é que HG e Alexandre Martins esbarram no mesmo tipo de eleitorado. E agora?

 

 

 

 

EMENDA PARA MERCADÃO

O prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) recebeu em seu gabinete, na última sexta (3), o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) e assessores. Na ocasião, o chefe do executivo de São Pedro da Aldeia solicitou apoio ao parlamentar para o projeto de construção do Mercado Municipal, através de emenda. Durante o encontro, também foram discutidas as principais obras e investimentos alcançados pela gestão atual, entre eles as obras de urbanização da Orla da Tereza e as ações implementadas em prol da despoluição da Lagoa de Araruama. Também estiveram presentes na comitiva os assessores André Luís França, Marcos Alves, Wladimir Rodrigues e Ramon Quintanilha, além do chefe de gabinete do deputado, Mazinho Neto.

 

 

 

 

 

 

RESPONDENDO AO MARIDÃO

“Respondendo a uma pessoa que não é nada!” Assim começou o pronunciamento do vereador Oliveira da Guarda (MDB), que foi publicado nas redes sociais, na última sexta-feira (3), direcionado ao maridão da prefeita Lívia Belo. “Sr Francisco, o senhor não é prefeito. É sua esposa. Ou ela é laranja do senhor? Não estou entendendo. Vai para dois anos e meio, que não nasce uma criança na cidade. Tem que ir para Bacaxá. Não adianta enganar o povo de Araruama. Eu sou o vereador Oliveira da Guarda. E o senhor é quem?”, isso foi apenas uma parte do escracho que ele deu no marido da chefe do executivo. O nobre edil lembrou ainda que Chiquinho deixou uma dívida enorme quando foi prefeito, e por fim, ainda mandou um beijo para ele. Que fofo! Para quem não sabe, Oliveira se tornou a pessoa mais odiada pelo casal depois que flagrou em vídeo o carro da prefeita sendo usado para levar a filha dela na escolinha. Desde então, é “tiro, porrada e bomba” para Oliveira e a presidente do parlamento, Penha Bernardes (MDB). Mas a dupla de vereadores da oposição, parece não se intimidar diante do estilo Chiquinho de ser. E prometem avançar cada dia mais. Vamos acompanhando toda essa movimentação. Com muito interesse.

 

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias