SÃO PEDRO / Prefeito Cláudio Chumbinho recebe prefeito de Itaboraí e idealizadora da clínica-escola do autista

Encontrou teve como objetivo promover um intercâmbio de experiências dentro do processo de inclusão de pessoas com TEA, e discutir, ainda, o ensino especializado


O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, recebeu nesta sexta-feira (3), em seu gabinete, o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, e a coautora da Lei Federal que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e idealizadora da Clínica-Escola do Autista do município itaboraiense, Berenice Piana. O encontrou teve como objetivo promover um intercâmbio de experiências dentro do processo de inclusão de pessoas com TEA, e discutir, ainda, o ensino especializado.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Eronildes Bezerra, de Saúde, Francislene Casemiro, e de Educação, Alessandro Teixeira, o procurador geral do município, Cristiano Oliveira, o advogado Carlos Magno de Carvalho, as vereadoras Beatriz Leite e Mislene Conceição, além da presidente do Instituto de Amparo ao Autista Mãos Unidas, Dayse Cunha, e do ex-vereador Mica.

O prefeito Cláudio Chumbinho destacou alguns dos principais avanços obtidos na área da educação especial na cidade. “Agradeço a presença de todos que estão aqui. No início do mês nós recebemos alguns pais de alunos da Escola Municipal de Educação Especial, a EMESPP, para ouvir as demandas e necessidades; entregamos duas vans adaptadas para o transporte dos alunos na semana passada. Vamos construir uma sede própria para a unidade e estamos nessa troca de experiências para fazer isso da melhor forma possível. Deixei o secretário Eron responsável por criar as comissões e colocar o trabalho para frente. Precisamos de pessoas comprometidas com a causa”, disse.

Durante o encontro, foram discutidas as ações que já são realizadas na cidade em prol do processo de inclusão e do atendimento especializado a pessoas com o transtorno do espectro autista, incluindo as Leis Municipais que tratam do assunto. A pauta da reunião incluiu, ainda, discussões sobre o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e a importância da adoção de uma alimentação adequada. A proposta é que, futuramente, seja implementada uma adaptação do trabalho realizado na clínica-escola do autista na nova unidade do EMESPP. “Esse encontro é o começo de um novo pensamento, vamos montar grupos de trabalho para tentar construir um legado para essas famílias”, comentou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra.  

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, destacou a parceria entre os dois municípios. “Quero dar os parabéns, chegamos aqui e vocês estão conseguindo fazer obra no caos. Reitero o agradecimento de estar aqui, presente, e coloco Itaboraí como uma extensão dessa cidade. Hoje eu me sinto um representante de São Pedro da Aldeia. Como é bom saber que existem pessoas que não estão com os olhos fechados para a sociedade; como é importante vocês debaterem esse tema”, salientou.  

Na ocasião, Berenice Piana, coautora da Lei 12.764, sancionada em 28 de dezembro de 2012 e que leva seu nome, compartilhou os motivos que a levaram à luta em defesa das pessoas com TEA. Mãe de três filhos, sendo o caçula autista, Berenice realiza palestras para disseminar informações sobre o transtorno e já participou da criação de leis em defesa do autista em diversas cidades e nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

De acordo com Berenice, a clínica-escola do autista foi criada como parte de uma estratégia, visando proporcionar o bem-estar dessas crianças. “A clínica-escola era o meu sonho antes da Lei Federal, mas eu sabia que não conseguiria se não tivesse uma lei como respaldo. Estou aqui, colocando minha mão aberta para vocês de São Pedro da Aldeia no que precisarem de mim e eu puder contribuir. Sou a favor da inclusão, sim, tanto quanto possível, e também sou a favor do ensino especializado para aquele que não consegue, porque ele também tem direito”, declarou.

Emocionado, o advogado Carlos Magno de Carvalho compartilhou um pouco da experiência de ser pai de uma criança autista. “A única coisa que posso dizer é que é uma experiência incrível, que transforma a vida de qualquer pessoa. A gente aprende bastante, aprende, inclusive, a conviver com os olhares de incompreensão das outras pessoas e cada olhar é mais um motivo para continuar nessa luta. Não tenho nada na região que possa ajudar meu filho e, se houver uma política pública voltada para isso, a gente vai melhorar muito a qualidade de vida. O que o prefeito Chumbinho está fazendo em São Pedro da Aldeia é um ponto de partida para a Região dos Lagos”, afirmou.

A reunião também foi marcada pela entrega de uma moção de aplausos à Berenice Piana e à Dayse Cunha, pela vereadora Mislene Conceição, por todo o trabalho realizado em prol da causa. 

Categorias: São Pedro da Aldeia Política

Fotos da notícia




Outras notícias