BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (3)

Vice-prefeito de Búzios rasga o verbo no #15minutosnoRC; Reajuste no legislativo buziano; Campanha travada em Iguaba; Desentendimento em Arraial do Cabo; A Boca Maldita ainda rende; Hot-dog da discórdia; Tocando em frente em São Pedro da Aldeia; Mudança no secretariado de Araruama... E muito mais!


FUTURO PREFEITO?

O vice-prefeito de Armação dos Búzios, Henrique Gomes (DEM), é pré-candidatíssimo à chefia do executivo do balneário. A informação foi dada em primeira mão durante entrevista que ele deu hoje ao Portal, o #15minutosnoRC. Bastante descontraído e seguro, HG, não poupou críticas ao prefeito André Granado (MDB), que recebeu determinação de afastamento do cargo pela justiça eleitoral há quase dois meses mas continua governando. Disse que não há mais relação entre os dois e que Búzios não merece um governo descontrolado, não só com relação à saúde financeira do municípoio como à saúde mental de André. E contou outra novidade: vai abrir um gabinete público para prestar atendimento à população, que estará em funcionamento no início do segundo semestre. Agora o jogo vai começar de verdade.

 

 


MONITORAMENTO EM BÚZIOS

Por outro lado, André Granado (MDB) segue governando. Nesta sexta-feira (3), ele acompanhou o início da implantação do sistema inteligente de monitoramento nos prédios públicos do município. O primeiro prédio foi o Colégio Municipal Darcy Ribeiro, no Centro. Estão sendo instaladas câmeras de segurança com cerca virtual, reconhecimento facial, botão para alarme, monitoramento 24h pela Central de monitoramento e disparo automático. O uso dessa tecnologia visa mais segurança nas escolas e outros prédios, mas também permitirá liberar cerca de 40 guardas, hoje utilizados como vigias desses prédios,  para atuarem nas ruas da cidade.

 

 


REAJUSTE DE SERVIDORES

Deu entrada na Câmara de Búzios ontem o Projeto de lei 41/2019, que propõe reajuste de 7% no salário dos servidores ocupantes de cargos efetivos e em comissão do Legislativo municipa. A proposta, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça. "A revisão geral anual dos Servidores da prefeitura saiu até antes do nosso. Foi uma conversa que nós tivemos com Executivo. O diálogo é fundamental para que a gente avance em todas as áreas", lembrou a presidente da Casa, vereadora Joice Costa (PP). 

 

 


CAMPANHA TRAVADA

A campanha para a eleição suplementar de Iguaba Grande, que acontece dia 2 de junho, está meio roda presa. Não se vê candidato pelas ruas, no tradicional corpo a corpo ou distribuindo panfletos. Por enquanto, a campanha é virtual. O povo tá estranhando à beça. Explicando: nenhum dos candidatos conseguiu liberação do CNPJ por parte da Receita Federal, o que é impedimento para irem às ruas, atrapalhando o andamento da campanha. Outro problema é que todas as candidaturas foram questionadas na justiça eleitoral. Ou seja, nem bem começou já está judicializada.

 

 


DESENTENDIMENTO

O vereador Ton Porto (PC do B), de Arraial do Cabo, foi para a porta do hotel Mediterranée, na Prainha, no feriado do Dia do Trabalho, dia em que o estabelecimento fechou as portas depois de 4 anos de funcionamento. No local, gravou um vídeo acusando o Procon, chefiado por Márcio Lisboa, de truculência e o prefeito Renatinho Vianna, de incompetência. Em março deste ano, o hotel foi alvo de fiscalização do órgão de defesa do consumidor, que apreendeu mais de 60kg de carne sem especificação e outros alimentos com data de validade vencida, causando a interdição do mesmo. Na ocasião, os agentes da fiscalização disseram que o hotel sequer possuía documentação legal para funcionar. "O município tem que chamar o empresário não achacá-lo. Não sou a favor da ilegalidade mas temos que dar um prazo ao empresário e não chegar com imposição e fechar. Não é tratando uma instituição dessa magnitude com truculência que iremos resolver o problema", disse Ton. Marcio Lisboa respondeu ao post e mandou Ton se informar melhor. E que o vereador deveria cumprir seu papel fiscalizador e saber que o Hotel está fechando por iniciativa exclusiva do proprietário, pois tramita um processo administrativo no Procon onde o mesmo reconhece suas irregularidades. Informações estas confirmadas pelo município. Segundo a secretaria de Fazenda, o hotel não fechou, mas está sendo arrendado. O empreendimento é devedor de impostos e não estaria em dia com as obrigações trabalhistas.

 

 


ESTÁTUA RESTAURADA

A estátua de Hermes Barcellos, ex-prefeito de Arraial do Cabo, foi restaurada e reinstalada na Praia dos Anjos, ao lado da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. A restauração foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos juntamente com a FIPAC, já que a escultura de bronze estava deteriorada. A estátua foi recolocada ontem. Muito conhecido pelo seu inseparável chapéu de palha, Hermes governou as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, durante 1967 à 1971 e 1989 à 1990, respectivamente.

 

 


ESCAPOU POR POUCO

O secretário de Governo de Arraial do Cabo Cláudio Bastos está se recuperando de um susto e tanto. Muitos não sabem, mas no último fim de semana, Cláudio capotou de carro na ViaLagos, escapou de consequências mais graves por milagre mesmo. À coluna ele disse que passa bem.

 

 

 

 

 


BOCA MALDITA

O assunto ainda é a grande repercussão que causou a foto em que aparece o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) em happy hour numa barbearia/cervejaria no Boulevard Canal, em companhia do vice-prefeito de Cabo Frio e secretários, divulgada na coluna de ontem. O empresário José Martins, o Zé da Picanha, disse à coluna que não é coordenador de Indústria e Comércio do município, como divulgamos. Ok, corrigido, embora haja controvérsia. Enquanto isso, no gabinete do prefeito Dr Adriano (Rede), tudo normal. Diferentemente de outros tempos (governos), quando esse tipo de foto acarretaria em exoneração, Adriano está "tranquilão" e não vai fazer nada.

 

 


IGUALDADE RACIAL

E nesta sexta (3), o prefeito Dr. Adrianorecebeu em seu gabinete representantes da secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Humano, a coordenadora Manuela Alves, e a superintendente Luana Braz. O Estado quer tornar Cabo Frio polo de referência em Promoção da Igualdade Racial para a Região dos Lagos. A proposta foi bem aceita pelo prefeito que deixou claro que "não vai medir esforços para que esse projeto seja executado". Participaram do encontro representantes da secretaria de Cultura e do poder legislativo.

 

 


HOT-DOG DA DISCÓRDIA

A panela 'massacrada" aí na foto foi resultado de um 'piti' do administrador da UPA de Tamoios em pleno Dia do Trabalho. Isso aconteceu depois que funcionários fizeram um lanche comemorativo, oferecido pela vereadora Letícia Jotta (PSC). Ela estava em visita no segundo distrito de Cabo Frio e fez questão de ir até a unidade de saúde presentear os servidores com um belo lanche: cachorro-quente, bolo e refrigerante. Ao saber da presença da parlamentar por lá, o administrador da UPA, que não estava no local, foi "zunindo" até lá. Chegou irritado, querendo o nome de quem autorizou a entrada dela no local, que aquilo não poderia ter acontecido sem a permissão dele, que o ato poderia incorrer em demissão, etc. E foi um auê só. Quem trabalha por lá disse que a pressão em cima do administrador é grande e que por isso. Mas o desfecho não foi nada bom. Letícia foi para a tribuna na sessão da Câmara de ontem e informou que o administrador da UPA foi exonerado. "Lamentável que meu carinho com os funcionários tenha se tornado uma catástrofe, um desastre. Por que tamanha violência com um ato de carinho? Fui agredida moralmente, por ser vereadora, representar o povo e receber uma atitude dessa. O nome disso é despreparo. É uma pessoa desqualificada para estar num cargo desse. Será que se fosse um vereador ele teria coragem? Não teria não, fez isso por machismo. Um cara desse que não tem psicológico para estar numa unidade de saúde. Além de tudo deveria estudar lei orgânica municipal e saber que eu, como vereadora, posso entrar em qualquer órgão público, sou uma fiscalizadora", disparou Letícia.

 

 


MELHORIAS NO PERÓ

Na primeira sessão da Câmara de Cabo Frio deste mês, ocorrida ontem, a vereadora Alexandra codeço (PRB) apresentou uma indicação solicitando ações de arborização para o bairro Peró, com o plantio de espécies nativas em consonância com os critérios do Programa Bandeira Azul. "O intuito é promover a educação ambiental e melhorar o microclima da região por meio do plantio de árvores típicas, como o pau-brasil, pitangueira, sibipiruna, algodão-da-praia, cajueiro e araçá. A intervenção contribui para o aumento da umidade do ar e reduz as altas temperaturas das superfícies do asfalto e concreto do bairro", frisou a parlamentar.

 

 


TOCANDO EM FRENTE

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Merenda de São Pedro da Aldeia, que investiga contratos, fornecimentos de gêneros alimentícios às escolas, continua aguerrida nos trabalhos. Que poderiam estar bem mais adiantados não fosse a falta de resposta aos requerimentos, junto ao executivo, dos vereadores Claudinha Gregório (PTB), Naldinho Linhares (MDB) e Ediel Teles (PDT), que compõem a CPI. Claudinha e Naldinho estiveram hoje na rádio Litoral ao vivo (na foto com Ademilton Ferreira e Bernardo Ariston), pela manhã, falando do trabalho de fiscalização e da dificuldade colocada pelo prefeito Cláudio Chumbinho (MDB), o qual parece não se importar muito com a obrigação que tem em responder aos questionamentos do legislativo.

 

 


MUDANÇA NO SECRETARIADO

A prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho (PDT) realizou duas mudanças no secretariado. Tomaram posse a servidora pública efetiva, Ana Maria Barroso - que assumiu a Secretaria de Políticas Sociais em substituição ao secretário Mauricio Melo. Este agora é titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte, Turismo e Cultura. Ao dar posse aos dois, na tarde de hoje, Lívia declarou: "Aposto na qualidade e na competência desses secretários que agora os emposso para que junto possamos dar continuidade a realização dessa nova história".

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias