BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (2)

A foto que deu o que falar em Cabo Frio: assunto rendeu na cidade inteira; Amanhã é dia de 'Rolê antifascista'; Renatinho anuncia Plano de Cargos e Salários na festa do Trabalhador; Reunião secreta em São Pedro da Aldeia; 15 minutos com o vice de Búzios; Conversa avança entre servidores e prefeita de Araruama; Um mês para a suplementar de Iguaba Grande... E muito mais!


BOCA MALDITA

Não se fala de outra coisa na cidade de Cabo Frio desde ontem. Uma foto que está bombando nas redes sociais mostra membros do alto escalão do governo Adriano Moreno (Rede) em "momento de descontração" com o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB): o vice-prefeito Felipe Monteiro (PC do B), os secretários de Educação, Cláudio Leitão, de Turismo, Radamés Muniz; e o coordenador de Indústria e Comércio, José Martins (de pé), o 'Zé da Picanha'. O encontro, com chopp e bolinho de bacalhau, foi na terça (30), véspera do feriado, numa barbearia/cervejaria do Boulevard Canal. Que, aliás, está sendo chamada por aí de "Senadinho", já que virou ponto de encontro de lideranças políticas. Mas aqui a gente vai chamá-lo de 'Boca Maldita' mesmo.

 

 

 

BOCA MALDITA II

Apesar das inúmeras repercussões, nas ruas e redes sociais afora, o que se pode dizer, de fato, é que esses dois últimos dias têm sido de constrangimento total. Até porque, como não desconfiar diante de uma imagem dessa? Zé Martins, empresário e coordenador de Indústria e Comércio da cidade, também paga instituto de pesquisa para saber como anda a moral da atual administração. Leitão, que está no olho do furacão que é a crise na Educação, a qual não consegue contornar. Radamés, como se sabe, foi sempre muito ligado à Maquinho Mendes. E o vice, que todos já comentavam nas esquinas, tem andado de muito bate papo com a turma da oposição nos bares e cafés de Cabo Frio. Aí já viu né? A maioria dos internautas não perdoou, e saiu dizendo que foi a mais pura trairagem com o prefeito. Esse, quando viu a foto, riu. De nervoso. E hoje de manhã teria até reunião interna pra tratar do assunto, mas acabou não acontecendo.

 

 

 

BOCA MALDITA III

Marquinho Mendes, o ex-prefeito, disse que o encontro foi espontâneo. Segundo ele contou à coluna, Zé da Picanha tinha marcado uma reunião com MM ali na Boca Maldita. Ao chegar, Radamés o chamou para sentar na mesa com os demais, onde ficou "num bate papo descontraído por uns 30 a 40 minutos". "E transformaram isso num alvoroço", disse Marquinho. Não é para menos. Se fosse no tempo de Alair ou do próprio Marquinho, essa foto era motivo de tiro, porrada e bomba. Mas com Adriano, as coisas andam mais suaves.

 

 

 

BOCA MALDITA IV

Quem também minimizou o ocorrido foi o vice-prefeito Felipe Monteiro. No início da tarde de hoje, ele postou um vídeo no Facebook tentando explicar o tal "encontro". Fez questão de dizer que sempre frequenta a tal barbearia e que o lugar é público, todo mundo passa por lá, inclusive os políticos. Mas que ele é de um lado radicalmente oposto ao de Marquinho e sempre será. "Nunca o apoiei nas outras eleições e nunca vou apoiar o ex-prefeito Marcos da Rocha Mendes. Continuo tendo caráter", frisou Felipe. No entanto, a ex-assessoria do MM desmentiu o vice nos comentários do próprio vídeo: "Não apoiou (Marquinho), mas sentou para negociar. Eu estava presente. Por favor, seja direto e claro", denunciou Mayara Brum. Que situação, hein?! Podia ficar sem essa. 

 

 

 

 

ROLÊ ANTIFASCISTA

Amanhã é dia de "Papo Urbano: rolê antifascista", na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio. A partir das 18h30 haverá música, arte e debate. Na programação dos bate-papos, reforma da previdência - com a presença da deputada federal Talíria Petrone (PSOL), assédio no trabalho, inserção do negro no mercado e os impactos da reforma trabalhista na vida do jovem. E ainda, debate público com as convidadas Victoria Pomponet, Ana Flávia Fernandes e Rafaela Mendes.

 

 

 

 

 

PLANO DE CARGOS

O prefeito de Arraial do Cabo celebrou o Dia do Trabalho no evento do Sindac, que é o sindicato dos servidores públicos, realizado no sindicato dos trabalhadores da Álcalis. Como já adiantado pela BM, Renatinho Vianna (PRB) fez questão de falar sobre a implantação do Plano de Cargos e Salários que garante benefícios e progressão na área para os trabalhadores concursados e efetivos da Prefeitura.

 

 

 

UNIDOS PELA LAGOA

Os prefeitos de Arraial, Renatinho Vianna (PRB), de Iguaba Grande, Balliester Werneck (PP), e de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), se reuniram hoje no gabinete do chefe do executivo aldeense, juntamente com o secretário de Governo da Aldeia, Eron Bezerra. O encontro discutiu ações em prol da despoluição da Lagoa de Araruama e de melhorias para as rodovias RJ-140 e RJ-106 (Amaral Peixoto), que cortam os municípios. Uma segunda reunião já foi agendada para dia 8 de maio, no gabinete do prefeito de Arraial. Estão confirmados para participar representantes das prefeituras de Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia; do Ministério Público Federal e Estadual, INEA, Agenersa, Prolagos, Concessionária Águas de Juturnaíba, Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ).

 


 

REUNIÃO SECRETA?

Ainda em terra aldeense, maior climão paira entre Chumbinho e parte do legislativo. É que o prefeito se reuniu a portas fechadas na sexta passada (26), com cinco vereadores: Mislene de André (PV), Vitinho de Zé Maia (PSDC), Denilson (MDB), Bia de Guga (MDB) e Edivaldo do Balneário (PSD). O encontro teria sido para discutir a reforma adminstrativa na estrutura de governo com a criação de novas pastas, criando novos cargos, inchando a folha e gerando despesas de mais de dois milhões de reais anualmente. A pergunta que não quer calar: por que deixou de fora o presidente da Casa, vereador Bruno Costa (MDB) e o trio Claudinha Gregório (PTB), Ediel Teles (PDT) e Naldinho Linhares (MDB)?

 

 

 

#15MINUTOSCOMHG

O vice-prefeito de Búzios, Henrique Gomes (DEM), vai dar uma entrevista exclusiva, amanhã, ao Portal RC24h. Dá para acompanhar ao vivo pelo Facebook. Aproveitando que HG está "com a garganta coçando e a língua solta", vamos ver se ele vai abrir o coração nesse bate-papo. A entrevista, como diz o nome, prevê 15 minutos de duração, mas dependendo da participação dos internautas, que podem mandar perguntas online, pode ter maior duração. Será a partir das 14h.

 

 

 

MOMENTO FOFURA

André Granado participou ontem das comemorações do Dia do Trabalho realizadas no INEFI, na Rasa. Ele inclusive bateu uma bolinha num torneio de confraternização entre os funcionários da Prefeitura. André levou o filho, João Pedro para participar. Ficou o registro de momento de carinho entre pai e filho.

 

 

 

 

CONVERSA AVANÇA

Finalmente a prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho (PDT) recebeu o sindicato dos servidores, que há muito esperava por essa conversa, já adiada algumas vezes. Foram vários os assuntos colocados na reunião, mas três questões ficaram em evidência nesse encontro: o Plano de Cargos e Salário do magistério, planejado desde 2017 em conjunto por profissionais da Educação e sindicato, junto ao executivo. Lívia deu previsão até dia 10 de maio apresentar uma solução. Outro ponto debatido foi o auxílio alimentação dos servidores, que já entrou em vigor no fim do ano passado, mas até agora não foi aplicado. Sobre isso, a prefeita disse que vai colocá-lo em prática até julho. E o terceiro, questão foi a Lei Complementar 038/2006, que diz dos cargos e salários de todos os servidores. Nesse caso, a secretaria de Planejamento vai fazer levantamento e verificar possibilidade de aumento dos trabalhadores.

 


 

FALTA 1 MÊS

A exato um mês da eleição suplementar de Iguaba Grande o assunto é um só, claro, a corrida à chefia do executivo. O tempo é pouco e a tensão, muita. Apesar da campanha restrita à distribuição de panfletos nas ruas e propagandas na rede social - nesse caso os candidatos não têm direito à propaganda em rádio e TV -, o clima é quente por lá. Com destaque, por enquanto, de dois grandes opostos. Um, o popular socialista Vantoil Martins (PPS), que vem sendo duramente criticado por ter recebido apoio declarado do prefeito interino Balliester Werneck (PP). "Apoio não é acordo", frisou Vantoil. E, segundo, o bolsonarista e militar da marinha Washington Tahim (PSL), que aposta na popularidade do presidente da República para impulsionar sua candidatura. Se levar em conta que a maioria dos eleitores iguabenses votou em Bolsonaro nas últimas eleições, realmente é um concorrente de peso. Mas Rodolfinho Pedrosa (PR), que é filho de ex-prefeito, Miqueias Gomes (MDB), que tem apoio da ex-prefeita Grasiella Magalhães (PP), e Jeffinho do Gás (PTC) não ficam tão atrás assim...

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias