Atualização do cadastro técnico, identificação de possíveis vazamentos ou fraudes e mapeamento de objetos sob o solo. Estas são algumas finalidades do georradar, equipamento disponível na Prolagos para auxiliar colaboradores de diferentes áreas na execução de seus serviços. O equipamento emite ondas eletromagnéticas, que identificam a rota e a profundidade das redes, indicando quantos centímetros ou metros abaixo do equipamento está a estrutura, independentemente da pressão da rede.
A máquina se assemelha a um carrinho de cortar grama, o que permite a ágil circulação por diversos tipos de terrenos, e, além do sensor, conta com um tablet acoplado de onde é reproduzido em tempo real o que é escaneado. "Esse equipamento faz a varredura do solo e apresenta um diagnóstico do que há sob o terreno. Com isso é possível localizar redes de água, esgoto, gás, ramais, tentar identificar ligações clandestinas e possíveis vazamentos. O objetivo é minimizar possíveis danos", comentou o supervisor operacional da Aegea, Rafael Daguila, responsável pela capacitação dos funcionários da Prolagos.
O equipamento pode encontrar tubulações de qualquer material, como PVC e ferro, de modo não-invasivo. Além de atuar diretamente na detecção de problemas, o novo aparelho otimiza o trabalho da concessionária, evita grandes perdas e oferece mais segurança às equipes, que saberão o que será encontrado caso seja necessário escavar a área. Antes de operar o equipamento é preciso fazer a modulação para o tipo de terreno, asfalto, terra ou concreto, e definir profundidade para a emissão das ondas eletromagnéticas.
A inovação é um importante aliado para a concessionária que atua na gestão de dois pilares do saneamento: tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. "A tecnologia é primordial para aperfeiçoarmos os nossos serviços diariamente. É por isso que investimos em equipamentos como este que garantem a eficiência e, principalmente, a segurança operacional", acrescenta Marcos Valério de Araújo, diretor executivo da Prolagos.
Capacitação – Para incluírem o georradar em suas ações, colaboradores passaram por capacitação teórica e prática para aprenderem a operar o equipamento e, principalmente, fazer a interpretação das informações que são identificadas por meio de imagens em forma de parábolas. "Este equipamento vai otimizar o nosso trabalho e melhorar, inclusive, no relacionamento com os clientes, que nem sempre aceitam quando temos que abrir a rua ou calçada", acrescentou Adriano Silva, da equipe de Fiscalização.