BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (24)

Educação de Cabo Frio faz protesto e encontra Adriano na sexta (26); Melman fora do páreo? Prefeito de Arraial vai a Brasília buscar investimento; As convenções em Iguaba Grande; Silêncio e discrição em Búzios; Chumbinho recebe em São Pedro; Bodas de aço em Araruama... E muito mais!


FOI A BRASÍLIA

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, esteve em Brasília ontem, junto com o secretário municipal de Meio Ambiente, Arildo Mendes. Além de participar do lançamento do "Painel Saneamento Brasil – Perspectivas para o Saneamento Básico", a convite do Ministério do Meio Ambiente, nesta terça (23), Renatinho aproveitou a ida à capital federal para acelerar outras demandas. Entre elas, o desembargo do Porto do Forno, a Taxa de Proteção Ambiental (TPA) e, principalmente, investimento em saneamento. Na foto, os dois estão com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) e seu chefe de gabinete, Mazinho. Antes de embarcar, o prefeito cabista divulgou um vídeo.

 

 

 

 


 

PRESENTE INGRATO

O incansável ex-prefeito de Arraial do Cabo e agora pré-candidato ao pleito de 2020, Henrique Melman, cacique do PDT cabista, completa 88 anos hoje. Mas recebeu um presente um tanto ingrato durante o feriadão: sua inelegibilidade foi confirmada pela justiça, que deu ganho à ação civil pública contra improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público. Aliás, diga-se de passagem, tanto o grupo do atual prefeito quanto o grupo de Ton Porto - candidato indicado pelo PDT estadual - se esforçaram bastante para divulgar a condenação de Melman, que agora está fora do páreo. Teve os direitos políticos suspensos até 2023. Que situação, hein?!

 

 

 

 

 

 

NOTA DEZ

Nota dez para o 1º Festival Gastronômico da Lula no quesito musical. Programação incrível e o público compareceu em peso, lotando a Praia dos Anjos nos quatro dias de evento. Prefeitura foi muito assertiva na escolha dos artistas (George Israel, Toni Garrido, Alceu Valença e Celebrare). E vai acertar de novo na programação do aniversário da cidade, que comemora 34 anos de emancipação dia 13 de maio. O setlist é de primeira linha: Barão Vermelho, Raça Negra, Mumuzinho e Gabriela Rocha (cantora evangélica). O povo adorou as atrações. 

 

 

 

NOTA ZERO

Nota zero para o 1º Festival Gastronômica da Lula no quesito...festival gastronômico. Esse não aconteceu. Recebemos inúmeras reclamações. Na Praia dos Anjos, onde se concentraram as apresentações de músicos nacionais, havia barracas de comida das mais diferentes opções: "podrão", churrasquinho, pizza, cachorro-quente... menos os pratos à base de lula. Esses ficariam concentrados na Praia Grande - que aliás é o único local onde se pesca o molusco em Arraial. Lá mesmo, mal se via uma oferta do prato. Teve gente que foi direto até lá para degustar essas delícias e saiu decepcionado por não encontrar o que o festival estava propondo. E teve comerciante que largou a barraca, nem trabalhou. O que se via era uma Praia Grande vazia, ao contrário dos outros 19 anos, onde o evento se concentrava somente ali. Bom lembrar que festival gastronômico pressupõe um evento com banca e julgamento dos pratos concorrentes...nem de longe isso aconteceu. Se a ideia era pôr fim ao festival, isso foi bem sucedido. Se não era, é melhor repensar o formato para a próxima edição.

 


 

LICITAÇÃO ZERO

Nove meses passados do atual governo cabofriense e as demandas da cidade só crescem. E num ritmo frenético. Fora saúde e educação, a infraestrutura é uma necessidade flagrante, principalmente no que diz respeito à manutenção de ruas. Até o momento, as licitações estavam travadas como um todo. Em todos os setores. Aliás, o último contrato para tapa-buracos, por exemplo, ocorreu no governo de Marquinho Mendes, segundo informações de funcionários que preferem não se identificar. O ex-secretário, Duca Monteiro, não deu andamento às licitações fundamentais para a cidade. Não se sabe se foi por falta de habilidade no trato com a burocracia ou meramente descaso. De qualquer forma, o governo já mandou fazer a licitação da operação tapa-buracos deverá começar em junho. Até lá, Adriano segue pedindo massa asfáltica para o governo do Estado. Tudo por falta de planejamento. Por essas e outras o prefeito fez as mudanças no setor. E fez ele muito bem. 

 


 

 

MAIS DO MESMO

Nem os governos de Alair Corrêa e Marquinho Mendes deram jeito e pelo andar da carruagem, a administração de Dr Adriano também não. Depois da greve de advertência na semana passada, quando parte da Educação de Cabo Frio paralisou as atividades durante um dia, os funcionários do setor estão na expectativa de resolver, ou pelo menos dar andamento ao imbróglio da reposição salarial. Depois da conversa com o secretário de Governo, Miguel Alencar, o tête-à-tête vai ser com o prefeito, na sexta-feira (26). Segundo o Sepe, as perdas salariais estão na casa dos 30%. Hoje, professores e funcionários fizeram uma manifestação contra a Reforma da Previdência, na Praça Porto Rocha, onde recolheram assinaturas dos manifestantes.

 

 

 

FALTAM 40 DIAS

A cerca de 40 dias da eleição suplementar de Iguaba Grande, a cidade tem cinco candidaturas confirmadas, oficializadas durante convenções realizadas no feriadão da Semana Santa. O evento de lançamento da candidatura do PPS de Vantoil Martins (candidato a prefeito), tendo como vice Alexandre da Farmácia (PSB), lotou o Instituto Genária Viana. Líder da oposição na Câmara, o vereador há tempos vem tentando frear os desmandos do PP de Grasiella Magalhães.

 

 

 

DEMAIS 

Além do PPS, estão no páreo os candidatos Rodolfinho Pedrosa (foto), do PR, que tem como vice o ex-vereador Nilson Amorim (PSDB). O PP confirmou o vereador Miqueias Gomes para cabeça e o também vereador Alessandro Grimauth (PV) como vice. Jeffinho do Gás é o candidato do PTC, com Alvinho da Natação como vice. E pelo PSL, partido do presidente Bolsonaro, vem o suboficial da Marinha, Washington Tahim, que já concorreu à prefeitura, em 2016, pelo PSDB. Agora, os partidos têm até o dia 27 de abril para homologar na Justiça Eleitoral, novamente, as chapas que vão concorrer.

 

 

 

SILÊNCIO E DISCRIÇÃO

No cenário político buziano, impossível deixar de notar o silêncio e a discrição de Alexandre Martins (PRB). Não tem falado absolutamente nada da morosidade da justiça no que diz respeito à saída do prefeito André Granado (MDB) do cargo. É estratégico, bem no estilo Alexandre de ser. É que o comentário na Rua das Pedras é que a orientação ao grupo de Alexandre é ficar em silêncio, da arquibancada, só acompanhando a movimentação, como quem espera o circo pegar fogo para vender extintor de incêndio. Ou seja, nesse ínterim, Martins torce para que a confusão estoure entre os grupos políticos, enquanto ele espera calmamente as eleições de 2020 chegar. 

 

 

 

BODAS DE AÇO

A prefeita de Araruama Lívia de Chiquinho (PDT) comemorou ontem, Dia de São Jorge, 11 anos de casada com o ex-prefeito inelegível Chiquinho da Educação. Nas páginas pessoais de ambos, diversos posts com fotos e recadinhos de amor. "Mesmo sob forte impacto, o aço deforma, mas não se rompe", escreveu Lívia. A postagem bombou nas redes sociais.

 

 

 

CHUMBINHO RECEBE

O prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) recebeu hoje o presidente da Associação de Moradores do Jardim Primavera, Heleno Vieira, o vice-presidente, Enézio Soares, o assessor de comunicação da entidade, Juliano Sales, e a vereadora Bia de Guga (MDB). O encontro serviu para discutir melhorias para o bairro e demandas de manutenção pública. Chumbinho disse que ficou feliz em recebê-los e que precisa "de pessoas compromissadas com o município, que paguem seus impostos em dia, para que São Pedro seja cada dia melhor".

 


 

ABASTECIMENTO EM MACAÉ

A Câmara de Vereadores de Macaé aprovou hoje, com 9 votos favoráveis, 4 contrários e 1 abstenção, a municipalização do fornecimento de água. O Projeto de Lei (PL) 03/2019, do Executivo, tramitou em regime de urgência. O plenário da Câmara estava lotado com funcionários da Cedae e populares, portando faixas de protesto contra a qualidade dos serviços. A partir de agora, o município definirá a regulamentação da lei, integrando a operação do abastecimento às atribuições da secretaria adjunta de Saneamento Básico e definindo os prazos de transição da gestão do serviço.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias