No Dia do Índio, roda de conversa vai abordar história do povoamento de Cabo Frio

Bate-papo será nesta sexta-feira (19), no Morro da Guia, às 17h


O Dia do Índio, comemorado nesta sexta-feira (19), será celebrado em Cabo Frio com uma roda de conversa promovida pela Superintendência de Turismo Histórico e Social sobre a história indígena da cidade. O bate-papo “No Trono com o Pajé” vai abordar o povoamento do município, as consequências da colonização para as tribos indígenas, além das lendas e memórias introduzidas na cultura cabo-friense a partir dos índios. O evento acontece no Morro da Guia a partir das 17h. O encontro é gratuito e aberto ao público.

Indícios históricos apontam que pelo menos quatro acampamentos tupinambás, de pesca e coleta de moluscos, existiam no território cabo-friense. No atual Morro da Guia, acha-se o sítio mais importante da região e um dos mais relevantes do Brasil pré-histórico: o santuário da mitologia tupinambá, formado pelo complexo de pedras sagradas do Itajuru ("bocas de pedra" em tupi-guarani), onde os índios contavam histórias do seus heróis feiticeiros que ensinavam as artes de viver e amar a vida.

A agenda das atividades voltadas para a história continua no sábado (20), com atendimento histórico para moradores e visitantes no Forte São Mateus, das 9h ao meio-dia, e com o Passeio Histórico Náutico, às 16h. O passeio marítimo tem saída no Boulevard Canal, seguindo até o Farol da Lajinha, mostrando as curiosidades históricas do trajeto. As vagas para o passeio são preenchidas de acordo com a ordem de chegada e sujeitas a lotação das embarcações. A atividade custa R$ 20 por pessoa para manutenção básica das embarcações.

Categorias: Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias