VÍDEO/ Movimento Lagoa Limpa faz protesto na Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia, nesta sexta (19)

Manifestação de pescadores é pacífica e tem apoio de simpatizantes. Trânsito é lento na chegada à cidade, na RJ-140


Um protesto de pescadores da Região dos Lagos, principalmente de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, acontece na Praia do Centro, no município aldeense, nesta sexta-feira (19). Munidos de faixas e cartazes, eles reivindicam, de forma pacífica, soluções para a despoluição da Lagoa de Araruama. 

Além dos pescadores, simpatizantes e alguns turistas prestam apoio à reivindicação. Muitos aproveitaram o momento para dar depoimentos sobre o problema ambiental.

A Prolagos, concessionária de abastecimento, informou que "sempre esteve e estará ao lado de todos os interessados na recuperação da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama. A empresa mantém todas as estações elevatórias e de tratamento de esgoto funcionando de acordo com as licenças de operação e apresenta projetos para a evolução contínua dos sistemas de esgoto, tanto no modelo atual, coleta em tempo seco, quanto rede separadora absoluta.

A Lagoa de Araruama é um ecossistema que sofre alterações, seja por características próprias, como a baixa renovação da água, evaporação intensa e pouca profundidade, ou externas como o despelo de esgoto in natura durante anos, antes do início da concessão; o descarte incorreto de lixo, resíduos industriais; assoreamento em diversos pontos; entre outros. 

O cuidado com este patrimônio natural exige a participação de todos. A concessionária vem contribuindo de forma significativa para a preservação ambiental da Lagoa de Araruama, mantendo suas unidades operando regularmente, apresentando projetos de melhoria contínua como a implantação da rede separadora absoluta de esgoto, em complemento ao sistema atual, já em posse das prefeituras; e viabilizando estudos técnicos para propor as medidas mais efetivas que levem à plena recuperação da Lagoa de Araruama, como estudo de hidrodinâmica que está sendo desenvolvido pela Coppe/UFRJ."

 

Em seguida, os protestantes foram para a pista da RJ-140t, bem na entrada da cidade. Com o fluxo intenso de veículos chegando para a Semana Santa, o motorista deve ter paciência, já que o trânsito está bastante lento na região.

Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias