Agentes municipais realizam demolição de construções sobre a Lagoa de Unamar, em Cabo Frio

Foram demolidos muros, inícios de construção e simulações de moradia


Fiscais da prefeitura estiveram, novamente, no entorno da Lagoa de Unamar, atendendo à denúncias de moradores sobre invasões na Faixa Marginal de Proteção do corpo hídrico. Foram demolidos muros, inícios de construção e simulações de moradia. A ação durou toda a manhã desta quinta-feira (18) e se estenderá por parte da tarde. 

Os moradores da Rua das Capivaras, onde a ação foi desenvolvida, parabenizaram os agentes municipais pela demolição das construções.
 
“Grande parte de nossas ações partem de denúncias anônimas. A população de bem, sabe que essas construções são ilegais e não é à toa que estejam felizes por se verem livres dessas invasões. Conseguimos levantar que cada terreno ilegal estava sendo vendido a cinco mil reais e já temos indícios de quem são os responsáveis que, certamente, levaremos às barras da Justiça, pois o Ministério Público Federal já havia nos orientado sobre esta situação”, informou o coordenador de Assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.
 
Para o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, a ação é importante para manter o equilíbrio do ecossistema lagunar.
 
“As Faixas Marginais de Proteção (FMP) de rios, lagos, lagoas e reservatórios d’água são faixas de terra necessárias à proteção, à defesa, à conservação e operação de sistemas fluviais e lacustres, determinadas em projeção horizontal e considerados os níveis máximos de água, de acordo com as determinações dos órgãos federais e estaduais competentes, e regidos pela Lei Estadual nº 1.130/87. São áreas em que construções são terminantemente proibidas, pois há supressão da mata ciliar, que “segura” a lagoa ou o corpo hídrico em seu lugar, evitando assoreamento e inundações, logo, ações assim são de suma importância para o meio ambiente”, afirmou.
 
Após a demolição, todo o entulho foi retirado e a área foi deixada completamente limpa.
 
A população pode denunciar invasões e construções irregulares, assim como crimes ambientais, pelos e-mails cogeafcabofrio@gmail.com (Assuntos Fundiários) e cogemacabofrio@gmail.com (Meio Ambiente).

 

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias