CABO FRIO: Praia do Peró ficará sete meses sem a Bandeira Azul

Equipamento será arriado nesta sexta-feira (26) para a segunda etapa da revitalização da orla da praia, com obras de urbanismo, arborização, acessibilidade e novos quiosques dentro dos padrões de segurança e de higiene. Bandeira volta a ser hasteada dia 15 de novembro


A Bandeira Azul da Praia do Peró, em Cabo Frio, será arriada nesta sexta-feira (26) e ficará assim pelos próximos sete meses. A Bandeira Azul é um certificado internacional de qualidade, mas deixará de ser hasteada, porque não foi possível atender todas as exigências antes do Verão, e só deverá voltar ao local no dia 15 de novembro. 

Para que isso ocorra, a Prefeitura terá que cumprir a promessa de executar a segunda etapa da revitalização da orla da praia, com obras de urbanismo, arborização, acessibilidade e novos quiosques dentro dos padrões de segurança e de higiene. 

O prefeito Dr Adriano já aprovou a continuidade das obras logo após a Semana Santa e disse, ainda, que o projeto urbanístico está sendo refeito pela equipe da arquiteta Anne Apicelo, que fez parte do projeto de revitalização da orla de Costa Azul, em Rio das Ostras, apontados como uma das melhores do litoral brasileiro.

A Bandeira Azul, que foi hasteada pela primeira vez no dia 25 de novembro do ano passado, ficou arriada preventivamente entre os dias 13 e 16 de abril por causa do aparecimento de pequenas pelotas de óleo cru que vazaram de uma fissura do Campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos. Os planos de contingência da Petrobras e de outras empresas que exploram o petróleo fracassaram e a limpeza da praia demorou a ser feita. A Bandeira Azul voltou a ser hasteada na manhã de quarta-feira (17).

Ao longo do ano, a Praia do Peró será novamente avaliada para que a nova certificação seja apreciada, como de praxe, pelos júris Nacional e Internacional do projeto. Se as obras foram feitas como está planejado e o selo for renovado, a Bandeira Azul será hasteada novamente na primeira quinzena de novembro.

"As praias detentoras da Bandeira Azul no exterior estão aumentando a cada dia o número de visitantes e a média de ocupação dos meios de hospedagem, de gastronomia e todas as atividades empresarias, artesanais e sociais ligadas ao Turismo. O sentimento de pertencimento da sociedade civil destas localidades, aumentou consideravelmente, trazendo de volta o orgulho dos cidadãos pelas suas cidades. Aqui não é diferente, o Peró trouxe de volta o respeito pelo meio ambiente e carinho das pessoas pela praia. Continuar uma certificação desta é como manter vivo o espaço natural preservado para as futuras gerações, melhor do que recebemos se nossos antecessores", disse o presidente da Federação dos Conventions Bureau do Estado do Rio, Marco Navega.

*Com informações de Paulo Araújo

Categorias: Cabo Frio Turismo

Fotos da notícia




Outras notícias