A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session9253e014289c843cc849ee772b49d41e1b545fd3): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

VÍDEOS / Despejo contínuo de esgoto na Lagoa de Araruama gera revolta de moradores da região | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

VÍDEOS / Despejo contínuo de esgoto na Lagoa de Araruama gera revolta de moradores da região

Principal patrimônio ambiental da Região dos Lagos vem sendo degradado há anos, e população cobra medidas efetivas por parte das Prefeituras e Prolagos para tentar reverter a situação


Moradores de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e cidades vizinhas seguem mobilizados denunciando os diversos pontos de despejo de esgoto que existem na região e que desaguam na Lagoa de Araruama.

Através de grupos como o Movimento Lagoa Limpa, a população compartilha informações e imagens sobre a degradação do principal patrimônio ambiental da Região dos Lagos, além de cobrarem medidas efetivas por parte das Prefeituras e Prolagos para tentar reverter a situação que beira a calamidade na maior lagoa hipersalina do mundo.

Em um vídeo postado esta semana, um morador de São Pedro da Aldeia denuncia um valão com esgoto "in natura" que corta boa parte do município e que desemboca na Lagoa de Araruama na altura do bairro Campo Redondo, nos fundos do Condomínio Olga Diuana Zacarias.

Em Cabo Frio, onde também é possivel encontrar diversas valas negras contaminando a lagoa, alunos da Escola Municipal Achiles Barreto, localizada na Avenida Wilson Mendes, no Porto do Carro, compartilharam um vídeo mostrando o despejo de esgoto que ocorre em frente a unidade escolar e ao lado do Dormitório das Garças, trecho considerado de suma importância para o ecossistema local.

 

PROLAGOS AFIRMA QUE SEGUE TODAS AS NORMAS ESTIPULADAS PELO CONTRATO EM VIGOR E QUE JÁ APRESENTOU ÀS PREFEITURAS E À AGÊNCIA REGULADORA UM PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DA REDE SEPARADORA ABSOLUTA

A Prolagos, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na região, afirmou através de nota que "o modelo de esgotamento sanitário em vigor na Região dos Lagos é Captação em Tempo Seco, que intercepta a rede de drenagem pluvial, levando as contribuições para as estações de tratamento. Galerias e valões ‘abertos ou fechados’ fazem parte desse sistema, como o canal do Mossoró e a rede da Avenida Wilson Mendes. Ambos possuem pontos de captação em tempo seco onde o esgoto é direcionado para as estações de bombeamento e, em seguida, para tratamento". 

A empresa também destacou que "em complemento ao modelo tempo seco, para a melhoria contínua do sistema, a Prolagos já apresentou às prefeituras e à Agência Reguladora projeto para a implantação da rede separadora absoluta, que não utiliza a rede de drenagem pluvial".

Já a Prefeitura de Cabo Frio afirmou que encaminhou as imagens do despejo de esgoto para a Coordenadoria de Meio Ambiente, que irá analisar o vídeo, inspecionar o local e avaliar as medidas que podem ser tomadas.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia foi procurada pela equipe de reportagem do Portal RC24h no início da tarde desta terça (16), mas não se manifestou sobre as imagens até o fechamento desta matéria, às 19h15.

Categorias: Cabo Frio São Pedro da Aldeia

Fotos da notícia




Outras notícias