BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (15)

Fogo no parquinho de Arraial do Cabo; Renatinho em contagem regressiva; Esquema continua e população sofre; Prefeito de Cabo Frio dá recado direto da capital; Conversa produtiva em Araruama; Pré-candidato da ex-prefeita de Iguaba; Advogados na cola do prefeito de Búzios... E muito mais!


FOGO NO PARQUINHO DO CABO

O fim de semana pegou fogo em Arraial do Cabo, no que diz respeito à corrida 2020. Teve correligionário se degladiando dentro do Partido Democrático Trabalhista. Tudo aconteceu porque na última sexta (12), Henrique Melman teria sido escolhido pelo partido como pré-candidato às eleições de 2020. Mas a escolha desagradou o vice-presidente estadual do PDT, José Bonifácio Novellino. Como contra-ataque, Zezinho gravou vídeo com vereador Ton Porto (PC doB) o convidando para se filiar aos democratas trabalhistas e já o conclamando como pré-candidato. Ton aceitou na hora! Cumplicidade clara. O impasse tomou conta da cidade, e a executiva municipal, representada por Sostenis Andrade, prometeu que não vai engolir essa sem berrar. Quem diria que os amigos de longa data entrasse em conflito assim.

 

 

 

'VOCÊ ME DÁ PENA'

E antes de terminar o fim de semana no Cabo, Melman foi para o Facebook e "acabou" com José Bonifácio, a quem acusou de se achar "o dono do PDT de Arraial". Afirmou que Zezinho de estar desesperado. Disse ainda que já desejava a recuperação da saúde dele, mas que agora agora deseja muito mais, "para assistir a mais uma derrota dentre tantas que ele já coleciona em sua trajetória política". E continuou sem poupar uma linha: "Zé abra os olhos e veja que Arraial não quer nada com você e que o PDT não tem dono como o próprio nome diz. Infelizmente você tem vivido há muitos anos em prol da politicagem! Você não precisa disso!", disparou o velho Melman. Não ficou pedra sobre pedra.

 


TUDO ARMADO

Quanto ao post escrachado de Melman, José Bonifácio disse que não leu nem vai ler. Hoje, em conversa com a coluna por telefone, Zezinho afirmou que o ex-prefeito não é fechamento, e que o diretório cabista fez tudo do jeito que NÃO deve ser feito. "Publicaram um edital e colaram não sei aonde, convocando àqueles que quisessem ser candidato a prefeito pelo PDT, que fossem nessa reunião de sexta (12). Não foi ninguém, só Melman, já que estava tudo armado pra ele. Isso não vale. Por isso chamei o Ton e fizemos a gravação. O partido quer novos nomes e o Ton é uma boa opção. É um vereador, jovem e que tem feito um bom trabalho", disse Zezinho. Contou que o partido precisa de gente jovem. "Eu já estou com 73 anos e o Melman não tem mais condições de ser prefeito. Quero rejuvenecer o partido, e o Ton é um bom nome", disse. Quem diria que os cardeais do PDT iriam brigar assim publicamente. Bonifácio e Melman eram quase irmãos. Agora, pelo jeito, o amor acabou. Só se fala disso no Cabo.

 

 


 

CONTAGEM REGRESSIVA

Alheio a todo o fervo que envolve o PDT cabista, o prefeito Renatinho Vianna (PRB) foi ao Rio hoje, acompanhado do presidente do Porto do Forno, Zezé Simas. Estiveram no Ibama para cobrar celeridade na tramitação do processo que pretende liberar o Porto do Forno ao retorno das atividades portuárias. O porto está embargado há cerca de um ano por descumprimento de condicionantes estabelecidas na Licença de Operação 892/2009. Os agentes ambientais, na época, autuaram a Companhia Municipal de Administração Portuária (Comap) em R$ 100 mil e determinaram por notificação que a empresa apresentasse o plano de controle e proteção ambiental. Tudo foi cumprido à risca e a ansiedade de Renatinho é tremenda para reabrir o porto e retomar as atividades alfandegárias. O prefeito se esforça para gerar emprego na cidade, fora da prefeitura.

 

 


 

ACUSAÇÃO GRAVÍSSIMA

Saiu hoje no blog do professor Chicão, que com muita propriedade narrou que o prefeito de Cabo Frio continua insistindo em manter a atual gestão da Saúde, comandada por Márcio Mureb, e com isso expõe "suas vísceras" cada dia mais, jogando sua popularidade ladeira a baixo. A recente acusação, feita inclusive por Dr Marcelo Paes, fala que prefeitura estaria bancando a construção de vários leitos do Hospital Santa Isabel com verba federal. Acusação gravíssima, já que Mureb foi diretor do mesmo hospital antes de virar secretário. Além disso, acusação da família de uma senhora falecida em Volta Redonda após dias de sofrimento na UPA e no HCE de Cabo Frio. Causa estranheza um prefeito que sofre duas CPIs (Alerj e Câmara municipal) justamente na área da Saúde continuar apostando numa figura que a cada dia dá provas de sua falta de articulação política. A verdade é uma só: Adriano tem um secretário que mais se indispõe do que compõem entorno. 

 


 

ESQUEMA CONTINUA

Como se tudo isso já não fosse pesadelo suficiente, as filas no setor de marcação de exames de imagem pelo SUS continuam. Pra variar, o povo é que paga essa conta, sendo torturado por meses em fila de espera. E mesmo assim nada muda. Não adiantou gritar, reclamar e nem mesmo formalizar denúncia ao Ministério Público. A prefeitura de Cabo Frio continua direcionando exames de imagens do SUS para uma única clínica na cidade. Embora desde o ano passado, outra clínica já tenha sido habilitada a prestar esse serviço. Mas alguém da Saúde sentou em cima do processo e não deixa a população ser atendido. Estranho demais essa embromação. Parece estratégia típica de quem quer vencer pelo cansaço. Mas a pergunta é: vencer quem? Só pode ser ao próprio Adriano, que vem cortando um dobrado na mão da oposição.

 


 

AGENDA NA CAPITAL

Falando em Adriano, o prefeito de Cabo Frio esteve hoje na capital, onde teve encontro com a secretária estadual de Meio Ambiente Ana Lúcia Santoro. Na pauta, despejo de esgoto entre outros assuntos. Em seguida, se encontrou com o deputado federal Sóstenes Cavalcante (DEM), que, segundo o prefeito, "tem sido de grande importância para o atendimento das demandas de Cabo Frio junto ao governo federal". O vice-presidente do DEM de Cabo Frio, Clóvis Barbosa, e o chefe de gabinete do deputado, Pedro Castilho, também participaram do encontro. Por aí a gente vê que Adriano se esforça para defender os interesses da cidade. Corre muito atrás, mas o fogo amigo e as conspirações por dentro o governo desabonando a autoridade dele, o faz enxugar gelo 24h por dia. 

 

 

 

FALÁCIA DO IPTU

Ainda no Rio, o prefeito de Cabo Frio aproveitou para mandar recado aos 'inimigos políticos'. Disse que foi surpreendido por mais uma mentira, "fruto da politicagem que tem imperado na cidade". Tal falácia é que Adriano teria reclamado que os moradores de Tamoios não pagam IPTU. "Em momento nenhum eu disse que os moradores não pagam IPTU. O que eu disse é que lá não tem IPTU porque os imóveis não são registrados. O que queremos é dar dignidade a estes moradores, que cada um possa ter a posse da sua própria casa", explicou. Por conta disso, a prefeitura deu início à regularização fundiária no município, começando pelo bairro Vila do Sol. 

 

 

 


 

CPI DA ENEL

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel realiza nesta terça-feira (16) a segunda reunião do colegiado que investiga as reclamações de prejuízos por conta da precariedade dos serviços prestados e as constantes quedas e oscilações de energia elétrica em Cabo Frio. O encontro, aberto está marcado para às 14h, no plenário da Câmara e receberá como depoentes os representantes da OAB, da Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos (ASAERLA) e do Procon de Cabo Frio. A CPI da Enel tem como presidente, vice-presidente e relator, respectivamente, os vereadores Rafael Peçanha (PDT), Alexandra Codeço (PRB) e Vanderlei Bento (PMB).

 

 

 

CONVERSA PRODUTIVA

O fim de semana foi de conversa produtiva entre Progressistas de Araruama. Em destaque, o encontro da presidente do legislativo municipal, vereadora Penha Bernardes, maior opositora da atual gestão, com o presidente do diretório do PP araruamense Anderson Moura. Na pauta, a necessidade de reconstruir a cidade e que a mesma seja conduzida por gente comprometida. "Para isso o momento requer de quem tem responsabilidade com o futuro da nossa cidade uma sensível reflexão, diálogo, humildade e sobretudo comprometimento com o futuro de nossas filhos e netos", disse Moura. Esse encontro fortuito pode gerar grandes expectativas para 2020. Pode anotar!

 

 

 

PAUTAS DIVERSAS

A presidente da Câmara de Armação dos Búzios, vereadora Joice Costa (PP), começou a semana com a agenda cheia. Logo pela manhã, foram dois encontros. Numa das reuniões, com os representantes dos bugueiros Daniel Silva e Rodrigo Costa, Joice disse que pretende fazer uma Indicação ao Executivo solicitando a padronização da atividade no balneário. Em seguida, a presidente recebeu a gerente da agência dos Correios de Búzios, Silvana Schneider. O assunto foi o projeto que viabiliza o CPF das crianças da rede. "Na reunião tratamos ainda sobre a parceria dos Correios com o Município para a elaboração dos CEPS das ruas da cidade, em conformidade com a Lei de Arruamento, votada ano passado aqui na Câmara", lembrou a presidente da Casa.

 


 

PERDENDO FÔLEGO

Na pré-corrida à prefeitura de Iguaba Grande, parece que Balliester Werneck (PP), o prefeito interino, está perdendo fôlego. Ele tanto quis se desvincular da figura de Grasiella Magalhães (PP), a ex-prefeita, que conseguiu. Não aceitou a forma como seria conduzida sua imagem como candidato e que concorreria a prefeito caso tivesse liberdade para trabalhar pela cidade do seu jeito. Andam dizendo lá na Praça Edila Pinheiro que o vereador Miqueias Gomes, que é do MDB, deve ser mesmo o nome que Grasiella vai apoiar no pleito de 2020. Uma coisa é certa: qualquer nome que ela apoiar passa imediatamente a ser um candidato a extremamente competitivo. Grasi sabe jogar muito bem esse jogo. Se for mesmo Miqueias o abençoado, o grupo de Vantoil e Rodolfinho podem se preparar que a briga vai ser dura.

 

 

 

CPI CONVOCA PREFEITO

Hoje teve reunião da CPI da Merenda de São Pedro da Aldeia, que investiga o problema da falta de merenda com foco nos contratos referentes ao fornecimento no período de janeiro de 2017 até os dias atuais. O encontro aconteceu na Câmara aldeense entre a presidente da Comissão, vereadora Claudinha Gregório (PTB), o vereador Ediel Teles (PDT) e um representante da OAB. O terceiro membro da CPI, vereador Naldinho Linhares (MDB), não pode comparecer pois já tinha médico marcado para a mesma data. Além do problema principal que é objeto da CPI, também falaram da frequente falta de resposta do prefeito Cláudio Chumbinho aos ofícios encaminhados, que já foi convocado pela Comissão para responder a alguns questionamentos.

 

 

 

CHUMBINHO CONTRA-ATACA

Quem acompanha a coluna lembra da visita técnica feita pelo vereador Ediel Teles (PDT) à E.M. de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (Emespp), na última sexta (12), de onde saíram muitas queixas dos pais dos alunos com necessidades especiais. Ediel compõe a CPI da Educação. Na mesma sexta-feira, o prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) resolveu receber no gabinete alguns pais que têm filhos na Emespp, juntamente com o secretário de Governo Eron Bezerra. Na oportunidade, foi marcada uma reunião entre o grupo, o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, e Eron. Chumbinho fez essa reunião com claro objetivo de atender às demandas da comunidade escolar e assim esvaziar a aproximação dos vereadores da oposição com grupos descontentes com o governo dele na cidade.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias