BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (12)

Continua mandando em Araruama; Servidores em pé de guerra; CPI faz visita técnica em escola de São Pedro; Chumbinho vai ao DER; Vereador rechaça prefeito de Cabo Frio; Corrida dos pré-candidatos em Arraial; Subvenção garantida em Iguaba; Nova secretaria em Búzios... E muito mais!


CONTINUA MANDANDO

Apesar de já ter saído do governo municipal há tempos, além de estar inelegível, o ex-prefeito de Araruama e marido da prefeita Lívia de Chiquinho (PDT), Chiquinho da Educação, não aguenta ficar fora da vida política. E pensa (ou tem certeza) que ainda é a autoridade maior do município. Hoje de manhã ele foi visto fiscalizando e orientando trabalhadores de uma obra de reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Bragança Pimentel, em São Vicente, acompanhado dos vereadores Magno Dheco (PSB) e Rodolfo Buda (PSDC). Obra essa que é a menina dos olhos de Lívia e tem gerado a maior polêmica por conta do valor: R$ 2,3 milhões. Ontem, inclusive a prefeita esteve nas ruas de São Vicente panfletando e convidando os moradores para a inauguração, que acontece neste sábado (13), às 10h.

 

 


CONVITE AO SECRETÁRIO

Ainda sobre a escola de Araruama, o vereador Magno Dheco (PSB) foi pessoalmente levar o convite para reinauguração da instituição para o secretário estadual de Educação Pedro Fernandes. Dheco aproveitou para propor uma parceria que transforme a Escola Professor Darcy Ribeiro em escola militar.

 

 

 

 

 


EM PÉ DE GUERRA

Ainda na "terra de Chiquinho", os servidores municipais continuam em "pé de guerra" com a prefeita de Araruama. Isso porque ela continua sem atendê-los para uma conversa franca. Até porque é direito deles que haja enquadramento por tempo de serviço, plano de carreira, pagamento do piso nacional e outros direitos pautados em reivindicações que tem sido feitas pela categoria, já que não conseguem um posicionamento de Lívia. A última manifestação, na porta da prefeitura, no último dia 27 de março, em nada adiantou. Por isso eles não descartam greve por tempo indeterminado. Na próxima terça (16) eles fazem nova assembleia para definir o que será.

 

 


VISITA TÉCNICA CPI

O vereador Ediel Teles (PDT) esteve ontem em visita técnica a uma escola, trabalho esse que faz parte da CPI da Educação instaurada pela Câmara de São Pedro da Aldeia. Ediel foi até a Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, que atende crianças com necessidades especiais. Chegando lá, ficou sabendo que apenas 11 dos 60 assistidos estavam na unidade por falta de transporte escolar, desde a semana passada. Em contato com o secretário de Educação Alessandro Teixeira, ele informou à coluna que um micro-ônibus já foi comprado pela prefeitura, mas falta uma peça que completa o equipamento que permite acessibilidade ao veículo. Mas que até semana que vem o problema deverá estar resolvido.

 

 


FORAM AO DER

Ainda sobre São Pedro, o prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) e o deputado estadual Dr. Serginho (PSL) se reuniram nesta quinta-feira (11) com o presidente do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Uruan Cintra de Andrade. Durante o encontro no Rio de Janeiro, o chefe do executivo aldeense solicitou melhorias para as rodovias RJ-140 e RJ-106 (Amaral Peixoto), que cortam o município.

 

 

 

COORDENADOR DA CAMPANHA

O vereador e líder da oposição na Câmara de Cabo Frio, Rafael Peçanha (PDT), rechaçou o discurso do prefeito Dr Adriano, que na entrevista ao Portal RC24h, o #15MinutosNoRC, disse que há uma campanha de desmoralização da Saúde na cidade. O parlamentar disse que sempre discorda de tudo o que o chefe do executivo fala, mas que dessa vez ele teria que concordar. "Ele está certo, existe de fato essa campanha. Só esqueceu de dizer que o coordenador dessa campanha é ele mesmo. Quem desmoraliza a saúde é Adriano, é o secretário Márcio Mureb e a equipe de gestão da Saúde. Mais uma vez o governo segue nessa linha de tentar culpar a todos pelos seus erros e jamais culpar a si mesmo. A nova direção do Hospital da Mulher é um avanço, graças à CPI, mas a nova equipe já começou com o mesmo discurso da anterior, culpando os pre-natais mal feitos, exames que também são de competência da saúde municipal. Assuma sua responsabilidade prefeito, deixa de ser covarde, resolva o problema, o senhor foi eleito para isso", disparou.

NA BASE DA 'PORRADA'

O pleito municipal do ano que vem já está gerando alguns embates no meio político, na corrida à chefia do executivo cabo-friense. Está parecendo que os pré-candidatos, pelo menos nesse início de pré-campanha, optaram em seduzir a opinião pública na base da "porrada" no prefeito. Ontem mesmo dois dos possíveis postulantes ao cargo mostraram isso. Primeiro o vereador Jefferson Vidal (PSC), que depois de 12 dias afastado por motivos de saúde, voltou com tudo e já enfiou dois requerimentos "goela a baixo" na Prefeitura, questionando a Saúde. E Rafael, que rebateu Dr Adriano sobre os problemas nessa área.

 

 

NOVO RELATOR

Com a entrada de Vinícius Corrêa (PP) na liderança do governo na Câmara de Cabo Frio, teve mudança na composição da CPI do Hospital de Mulher, presidida pelo vereador pepista. Quem assume a relatoria da Comissão é o vereador Vagne Simão (PPS). É que pela Lei o líder de governo não pode exercer esse papel. Pode, sim, acompanhar esta e outras comissões e inclusive as votações que ocorram. A lembrar, respondem como presidente e vice da CPI, respectivamente, os vereadores Rocardo Martins (SD) e Letícia Jotta (PSC).

 

 

 


MAIS ACESSIBILIDADE

Quem esteve hoje de manhã na Jovem TV e concedeu entrevista ao apresentador Dill Quaresma foi o presidente da Câmara de Vereadores de Cabo Frio Luis Geraldo (PRB). O parlamentar conversou sobre projetos da Casa mas, principalmente, da importância da acessibilidade às pessoas com deficiência. Afirmou que já está com um projeto em desenvolvimento para garantir uma adaptação que assegure essa acessibilidade. Para tanto, a Casa deverá contar com um elevador especial a partir do segundo semestre deste ano.

 

 


SEM BARBA

O vereador Guilherme Aarão (PPS), cansado de ser confundido com o ex-vereador e colega de partido Miguel Alencar, atual secretário de Governo, resolveu tirar a barba. Falou que "uma coisa é ser confundido com vereador. Mas ser confundido com secretário de Governo não dá. É muito pedido e eu não dou conta", brincou. Mas, no final das contas, como diria a saudosa Hebe Camargo, não é que ele ficou uma gracinha?

 

 

 


CORRIDA 2020

Setores da política cabista vêm afirmando que Walter Lúcio Cardoso, o Tê (MDB), é pré-candidato a prefeito em 2020. Justamente para ocupar o espaço de Andinho, diante da impossibilidade do primo e ex-prefeito vir candidato, já que está inelegível até 2024. Tê já foi aposta de Andinho na última eleição, quando teve uma votação bastante expressiva. 

 

 

 


CORRIDA 2020 II

Ainda nesta seara, vale destacar que outro pré-candidato ao cargo máximo do executivo cabista, o vereador Ton Porto, está com chance zero de concorrer. Isso porque a convenção do PDT, que acontece hoje, deve bater o martelo em definitivo para que Henrique Melman assuma a corrida pelo partido à administração municipal.

 

 

 


SUBVENÇÃO GARANTIDA

O prefeito interino de Iguaba Grande Balliester Werneck (PP) garantiu que a Apae volte a receber subvenção da Prefeitura. A Associação está desde novembro do ano passado sem a verba mensal. "Como representante também dos especiais vou garantir o repasse referente aos meses de novembro e dezembro e assinar uma nova subvenção para que a APAE receba o apoio da Prefeitura até dezembro deste ano", disse. A propósito disso, havia expectativa que até esta sexta (12) a executiva estadual do PP - leia-se Dornelles e Julio Lopes - iriam bater o martelo se o partido vai ou não ficar com Balliester para que o prefeito interino possa disputar a eleição suplementar de junho. Os caciques pepistas tentam convencer Grasiella de que Balliester seria a melhor opção.

 

 


NOVA SECRETARIA

O prefeito de Búzios André Granado (MDB) fez uma reestruturação que resultou na criação da secretaria do Mar, Ordenamento Náutico e Pesca, tendo à frente o comandante José Luiz Alves Serafim. Essa semana o novo secretário se reuniu com o titular do Meio Ambiente, Hamber Carvalho, já que a nova pasta absorverá a parte de ordenamento costeiro relacionada a pesca, para juntos ajustarem os primeiros dias de trabalho. Na reunião também ficou acordada a cessão de equipamento e parte do pessoal da Secretaria de Meio Ambiente para a nova secretaria.

 

 


TEM QUE RESPONDER

O Ministério Público conseguiu que a justiça obrigue o prefeito de Macaé, Dr Aluizio (sem partido), e o procurador do município, Augusto Cesar D'Almeida Salgado, a apresentarem, em 30 dias úteis, respostas aos diferentes ofícios que requisitam informações para a instrução de mais de 20 inquéritos civis. Se isso não ocorrer, o pedido de afastamento do cargo feito pelo MPRJ em ação civil pública será reapreciado. O pedido de afastamento foi ajuizado porque, pela lei, os dirigentes não podem se recusar a atender às requisições do MPRJ com o propósito de obstruir a atuação de promotores e procuradores de Justiça. 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias