#15MINUTOSNORC: 'Estão fazendo uma campanha de desmoralização da Saúde em Cabo Frio', diz o prefeito Dr Adriano

'Imaginava que governar a cidade seria difícil, mas beira o impossível. Mas sou pau de dar em doido e não vou esmorecer', disse o chefe do executivo do município que hoje acumula mais de R$ 1 bilhão em dívidas, sendo mais da metade junto à Receita Federal. O prefeito também abordou outros gargalos, como a quantidade de buracos pela cidade, segurança e Bandeira Azul


O entrevistado do #15MinutosNoRC desta quinta-feira (11) é o prefeito Dr Adriano Moreno (Rede), que na próxima segunda-feira (15) completa nove meses à frente da prefeitura de Cabo Frio. Na entrevista, feita ao vivo pelo Facebook, ele fala das dificuldades, nos diversos setores, pelas quais a Prefeitura vem passando nesse período. Principalmente na área da saúde, que aliás foi o tema mais abordado pelos internautas que acompanharam a live e mandaram perguntas. O prefeito reconheceu algumas falhas mas frisou que "estão fazendo uma campanha de desmoralização da saúde", disse.

O caos na saúde, seja na marcação ou no atendimento e consulta, foi a tecla mais batida pelos internautas, assim como a crise por que passa o Hospital da Mulher (HM), que é objeto de CPIs e inquéritos processuais. Ele voltou a dizer que muitos dos casos eram gravíssimos e reconheceu que falta capacitação no acompanhamento dos pré-natais e que muitas mães teriam feito um pré-natal incompleto ou passado por exames mal feitos. Ainda nesse tema, do HM, Dr Adriano aposta no novo trio que comanda a unidade, formado por três médicas. "São extrememamente capacitadas e com muita experiência, terão capacidade de administrar e estancar essa crise". 

Dr Adriano, no entanto, afirmou que, além da crise no HM, "está havendo um grande sensacionalismo na área". "Alguns se aproveitam do sofrimento alheio para se beneficiar. Também acabam por desestabilizar os funcionários que lá trabalham. E eu queria fazer um apelo: quem faz esse tipo de coisa tira a credibilidade da instituição e leva desestabilidade aos funcionários. É muito ruim uma equipe trabalhando sob coação ou com medo. E eu não vou admitir isso".

Ainda na saúde, falou sobre o caso do idoso que foi levado de carrinho de mão até o Hospital do Jardim Esperança, na última terça-feira (9), e que repercutiu muito mal em toda a cidade. Dr Adriano ressaltou que o senhor doente já é paciente da unidade há muito tempo e que essa última situação fugiu ao controle da prefeitura. Lembrou que, por lei, a prefeitura não pode mesmo mandar ambulância buscar paciente em casa. Tem quer SAMU ou Bombeiros, sendo que esse último só pode fazer o resgate na rua. E Cabo Frio não tem SAMU, que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

"Claro que a prefeitura ia tomar providência para transportar esse idoso, mas a pessoa (que empurrou o idoso até o hospital) nem esperou a funcionária da prefeitura resolver".

Além da saúde, a infinidade de buracos pelas ruas do município foram questionadas pelos internautas. Nesse ponto Dr Adriano também reconheceu a necessidade, mas disse que a Prefeitura não tem dinheiro em caixa para isso. E que um dos motivos são as dívidas com folha de pagamento. 

"Tem atrasados ainda de 2015 sendo quitados. Para ter ideia, a cada mês a gente já entra com 5 milhões, 5 milhões e meio em dívida (de governos anteriores)", destacou.

E desabafou: "Imaginava que governar a cidade seria difícil, mas beira o impossível. Mas sou pau de dar em doido e não vou esmorecer", disparou.

A entrevista durou cerca de 40 minutos, onde o prefeito também abordou sobre a ressucitação econômica de Cabo Frio, potenciais investidores, segurança no condomínio Minha Casa Minha Vida e o certificado Bandeira Azul.

Confira a entrevista, na íntegra, no vídeo abaixo:

 

 

 

Categorias: Cabo Frio Política

Fotos da notícia




Outras notícias