A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionbe03714f2553fbe3a4ced0f0048bd066221e7e93): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (9) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (9)

Presidente da Câmara de Cabo Frio faz duras críticas; Quer desmobilizar a CPI em São Pedro da Aldeia; Trio feminino é escolhido para dirigir o Hospital da Mulher; Oitiva da CPI na Alerj ficou para a semana que vem; Aviso de jacaré em Búzios; PT na Câmara de Arraial; MP de olho em Iguaba... E muito mais!


CRÍTICAS DURAS

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Luis Geraldo (PRB) fez um pronunciamento hoje, na sessão, criticando a postura do governo diante da reportagem veiculada no RC24h que ganhou destaque nas redes sociais, em que uma senhora leva o esposo doente ao Hospital do Jardim, em um carrinho de mão. Luis lembrou que a cidade é rica e deveria possuir ambulâncias próprias para atender situações como essa: "A arrecadação do município hoje não permite mais desculpas. Já enfrentamos crises muito piores e nunca tivemos isso. Não me importam as desculpas. O momento é de basta", disse Luis que foi aplaudido após o desabafo.

 

 

 

NOVA DIRETORIA

A ginecologista e obstetra Tânia Lydia Matosinhos Lowen Pires assume a diretoria-geral do Hospital da Mulher juntamente com Dra Cristina do Vale Faria, também ginecologista e obstetra, fica responsável pela diretoria técnica; e a fisioterapeuta Simone Sant'Anna pela diretoria administrativa. A expectativa do prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano (Rede), é que com a convocação de três mulheres para a missão de dirigir, a partir de hoje, o Hospital da Mulher de Cabo Frio, os sejam problemas minimizados com mais rapidez. Ele aposta na sensibilidade e no humanismo no trato que as mulheres costumam ter no atendimento de ponta. Afinal de contas, as médicas são profissionais, uma delas, há 30 anos na Prefeitura e que já geriu a unidade de saúde em anos anteriores. Pelo currículo, nota-se que são especializadas no trato com a gestante e o órgão reprodutivo feminino. O que se espera é uma gestão mais acolhedora... Fica a torcida de boa sorte ao triunvirato e desejar que o HM volte a ser referência na Região dos Lagos.

 

 

 


SEMANA QUE VEM

A propósito, ficou para a semana que vem a oitiva do secretário de Saúde de Cabo Frio, Márcio Mureb, na CPI do Hospital da Mulher na Alerj, que aconteceria hoje. O presidente da Assembleia, deputado André Ceciliano (PT), decretou ponto facultativo na Casa nesta terça-feira (9), em função do alerta vermelho emitido pela Defesa Civil, além dos estragos na cidade por causa das fortes chuvas que caem por lá. 

 

 

 


MANDOU AVISAR

Na noite de ontem a Enel, concessionária de energia elétrica que atende a Região dos Lagos, mandou avisar que não mandaria representante para a reunião da CPI na Câmara de Cabo Frio, ocorrida hoje de manhã. Pelo visto, a empresa está "cantando e andando" para o consumidor. Parece que tudo está às mil maravilhas na prestação de serviço. Ontem, a população do Jardim Esperança teve muitos problemas com a chuvarada que caiu na cidade. Além dos alagamentos faltou luz em várias partes do bairro.

 

 

 

 

 


CONTAS DE MARQUINHO

Um esclarecimento: na coluna de ontem, na nota que falou sobre a chegada das contas de 2017 do ex-prefeito Marquinho Mendes, dissemos que o vereador Vinícius Corrêa (PP), que é presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação da Casa (CFOA), não poderia votar por ser o atual líder do governo na Câmara. O que ocorre, na verdade, é que Vinícius, por ser líder, pode participar de todas as Comissões da Casa, mesmo não sendo membro. Mas sem direito a voto. Contudo ele pode, sim, verificar a votação, conforme a lei orgânica.

 

 

 

 


ALA MOÇA

Lideranças jovens do PDT de diferentes cidades do Rio de Janeiro, inclusive de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, se reuniram no município cabofriense nesse fim de semana num evento onde foi refundada a "Ala Moça Trabalhista". A Ala Moça foi fundada em 1945 por Leonel Brizola, organização essa que foi responsável por conduzir Getúlio Vargas ao seu segundo mandato de presidente do Brasil através de um movimento que ficou conhecido como "Queremismo". A organização funcionou durante anos, até encerrar suas atividades quando os militares assumiram o poder em 1964. Ao fim do encontro foi lançado um manifesto chamado "Carta de Cabo Frio". Segundo os moços, "esta força política ressurge com o objetivo de conscientizar o jovem brasileiro do seu papel transformador e propor a essa juventude a assumirem o protagonismo da sua própria história".

 

 

 

QUER DESMOBILIZAR...

É clara a estratégia do prefeito Cláudio Chumbinho (MDB) para desmobilizar as CPIs na área da Educação de São Pedro da Aldeia. Há duas em andamento: a da Merenda e a da Educação como um todo. A ideia é espalhar fake news dando conta que a presidente da Comissão, vereadora Claudinha Gregório (PTB) está isolada e sem apoio dos pares. O chefe do executivo também ignora os requerimentos da responsável pelas investigações, fazendo-a esperar, esperar e esperar... E assim vencer Claudinha pelo cansaço. Mas ela está longe de se cansar.

 

 


...MAS NÃO VAI CONSEGUIR

Nem Claudinha e nem seus pares e membros das CPIs, os vereadores Ediel Teles (PDT) e Naldinho Linhares (MDB), vão desistir. E deixaram isso bem claro hoje, durante a sessão da Câmara. O trio inclusive fez questão de reafirmar o foco nos trabalhos das duas comissões, que continuam a receber denúncias de pais de alunos. Tem escola que ainda está servindo na merenda biscoito e suco com data de validade vencida. Mais uma vez lembrando que o executivo não responder aos requerimentos do legislativo pode ser entendido como ato de improbidade.

 

 

 

JACARÉ NO SECO ANDA?

Moradores e turistas de Búzios que ainda não sabiam agora já sabem que há um novo habitante no balneário: o sr. jacaré, que inclusive tem dado alguns passeios noturnos fora da água. Foi visto dando um rolê pelo bairro da Ferradura, na noite do último sábado (6), atravessando a rua. Estava meio entediado. Durante o dia, fica na Lagoa de Geribá e por isso o secretário de Meio Ambiente, Hamber Carvalho, mais que depressa, mandou instalar uma placa "La Coste" aos desavisados. E mandou essa: "Atendendo a uma solicitação do jacaré, colocamos esta placa na Lagoa de Geribá. Ele não aguenta mais ser aporrinhado com selfies e flashes que tanto incomodam a sua privacidade. Segundo ele, os incomodados é que devem se mudar. Em contrapartida, prometeu que no seco não vai mais andar".

 


CONTRA A REFORMA

O PSOL de Búzios faz um debate amanhã (10), em praça pública, sobre a Reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro. A proposta, segundo o diretório, é que a população entenda o que vai acontecer com o trabalhador caso seja aprovada. Importante participar para compreender, na prática, o que o futuro reserva com as novas proposições. Afinal, quem é o grande vilão nessa história? O encontro acontece na Praça do Inefi, na Rasa, a partir das 19h. Será que Dr Serginho vai participar ou quem sabe ingressar com ação popular para impedir o debate?

 

 

 

 


PT NA CÂMARA

Em Arraial do Cabo, existe possibilidade muito forte que semana que vem o Partido dos Trabalhadores assuma uma vaga na Câmara de Arraial. Como já dissemos na coluna de ontem, vai ter dança das cadeiras no primeiro escalão da prefeitura e um novo secretário vai sair do legislativo para assumir pasta do executivo. No Beco da Fofoca tá dando até como velha essa informação. Importante é não precipitar as mudanças do prefeito Renatinho Vianna. Vai que ele muda de ideia. 

 

 


CASA DO EMPREENDEDOR

Está prevista para a primeira quinzena de maio a inauguração da Casa do Empreendedor de Arraial do Cabo, em frente à Câmara Municipal. A Casa vai oferecer serviços de abertura e fechamento de negócios (empresas), facilitando a emissão de documentos e taxas. A iniciativa do projeto surgiu após reuniões do prefeito Renatinho Vianna, e do secretário de Fazenda, Reinaldo Martins, com o Sebrae e Junta Comercial do Estado, ainda em 2018. A aposta é gerar emprego e renda facilitando a vida de quem pretende empreender no município. 

 

 

 

LARGA O OSSO

E quem pensa que a ex-prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães (PP) está conformada por ter sido afastada mais uma vez pela justiça, engana-se. Ela entrou com recurso ontem no STF, para tentar voltar para a cadeira de chefe do executivo municipal. Acreditas? Ninguém acreditou. Na Praça Edila Pinheiro a turma chegou a engasgar com café quando souberam da novidade. O comentário era só um: “ela não quer largar o osso”.

 

 

 

MOVIMENTAÇÕES IGUABENSES

Enquanto isso, a reunião convocada pelos vereadores Vantoil Martins (PPS) e Alexandre da Farmácia (PSB), que aconteceria ontem teve que ser adiada por conta das fortes chuvas na Região dos Lagos. A dupla quer debater novos rumos para a cidade. Ainda não há nova data, mas é provável que esperem a convenção para realizar o encontro. Já Jeffinho (PTC) e Rodolfinho (PR) nada falam sobre movimentação e estratégias na disputa da suplementar que acontece em junho. Só o prefeito interino, Balliester (PP) que vem se articulando. Os demais estão devagar, quase parando. 

 

 


RECEBE UNS, OUTROS NÃO

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PDT), não recebe de jeito nenhum os membros do sindicato dos servidores municipais que há muito tentam um diálogo com a chefe do executivo. Afinal de contas, são muitas as pautas e é preciso uma conversa presencial. Por outro lado, fez questão de receber ontem o Conselho de Saúde em seu gabinete. Por que dois pesos e duas medidas? Será que pelo menos nessa reunião aí ela recebeu algum conselho que valesse o encontro. Porque a saúde pelo que se vê, vai de mal a pior no município.

 

 

 

 


EMENDA DERRUBADA

O legislativo derrubou por 6 votos a 5 e uma abstenção, a emenda orçamentária do vereador Maxwell Vaz (SD) que previa o bloqueio dos recursos do gabinete do prefeito Dr Aluízio. O impedimento ocorreria a partir do final do terceiro trimestre no caso de não cumprimento das emendas impositivas – alterações propostas no orçamento pelos vereadores e que devem obrigatoriamente ser executadas. A ideia de Maxwell era garantir os investimentos propostos pelos parlamentares, previstos na Lei Orgânica e nunca realizados pela prefeitura", lembrou Maxwell. A emenda vetada havia sido aprovada na votação do orçamento de 2019. O vereador disse que a não execução implica crime de responsabilidade por parte do Executivo. Apesar da reclamação, não teve jeito, venceu o prefeito. É como diz o ditado: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo".

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias