SÃO PEDRO / Abertura da exposição com obras de Reinaldo Caó na Casa acontece nesta sexta (5)

Cerca de 40 quadros em óleo sobre tela estarão expostos na Casa de Cultura


São Pedro da Aldeia realiza nesta sexta-feira (5), a abertura da exposição “O Pintor, a Paleta, o Pincel e as Tintas... Colorindo Sonhos”, assinada pelo artista plástico premiado Reinaldo Caó. O lançamento da mostra de pinturas está marcado para às 19h, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro. A visitação ficará aberta até o dia 3 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Cerca de 40 quadros, em óleo sobre tela, estarão expostos na Casa da Cultura. Marcada pelo uso de cores fortes, as obras retratam, em sua maioria, a zona rural do município, onde o artista viveu boa parte de sua infância. As temáticas passeiam entre embarcações, caravelas, mares, cercanias, pastos, campos, paisagens naturais, casarios e edificações antigas, e a figura do trabalhador rural aldeense.

Nascido no bairro Retiro, em São Pedro da Aldeia, Reinaldo Carlos de Oliveira é artista e professor de artes plásticas, escritor, poeta, animador cultural e comendador agraciado pela Associação Fluminense de Belas Artes de Niterói. Com 42 anos de carreira, Caó chegou a ter mais de 80 alunos aldeenses em seus ateliês no Centro e no bairro Estação, além de promover cursos e projetos sociais na região.

“Sou filho de São Pedro da Aldeia, venho do interior. A minha pintura retrata um pouco do que eu sou, da minha vivência na roça e da ingenuidade do campo. A expectativa é grande e sou muito grato à Secretaria de Cultura por abrir as portas para mostrar os meus trabalhos. Todos me trataram com muito carinho e isso é um grande incentivo ao artista”, destacou Caó.

Edlúcia Marques, secretária Adjunta de Cultura, falou sobre a vinda da exposição à cidade. “É com muito prazer que nós trazemos o artista Caó para nos abrilhantar com suas lindas obras de pintura a óleo. Caó é artista do interior da nossa cidade, que retrata a comunidade do Retiro, os seus trabalhadores e toda a natureza da zona rural. Com muito carinho, ele traz também para essa exposição alguns artistas que são seus alunos, que já têm trabalhos muitos bonitos. Convidamos toda a população para essa noite de cultura e arte”, disse.

A programação de abertura vai contar com coquetel e apresentação da tela “A Oração” – um autorretrato do artista e de sua família, simbolizando a tolerância religiosa. Na ocasião, os interessados também poderão adquirir ou encomendar telas. A exposição também vai contar com a participação especial da artista Aline Lobo, que vai expor seis obras de sua autoria. Informações sobre o evento e agendamentos para visitação coletiva para grupos e escolas podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou, ainda, pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.

Categorias: São Pedro da Aldeia Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias