MODA RC24H / Paola Simões: O histórico Moleton

"Os grandes estilistas começaram a trabalhar a peça na década de 90"


 

 

Enquanto uns atribuem o surgimento do moleton aos irmãos Abe e Bill Feinbloom, da companhia esportiva Champion, em 1925, outros dizem que foi obra de uma empresa chamada Russel Corp. em 1926... podemos dizer que surgiu na decada de 1920.

 

Quando começou a ser fabricado, o moletom era usado para fins esportivos. Tanto para aquecer esportistas antes e depois dos jogos, como para substituir os casacos de lã. Há registros que dizem que a ideia do material era conter o suor do corpo, daí o nome em inglês SWEATSHIRT (sweat = suor).

 

 

 

 

 

Os casacos feitos de moletom se popularizaram entre os jogadores de futebol, sendo rapidamente copiados pelos jogadores de beisebol. Pode ser ainda que os primeiros casacos de moletons tenham sido usados por pescadores ingleses ou trabalhadores de depósitos em Nova York – como proteção do frio aliada à praticidade.  Incrível né !? Além do boom de camisetas de universidades nos Estados Unidos em 60, nos anos 80, a peça na cor cinza e mais larga foi popularizada pelo filme Flashdance.

 

 

 

 

 

Com a ascensão da cultura do hip-hop na decada de 70, o moletom com capuz, também conhecido por hoodie (sim ele tem um nome!) começa a se popularizar. E sua “fama”, só cresceu com os skatistas, os surfistas, os rappers. Toda a tribo urbana adotou.

 

 

 

Os grandes estilistas começaram a trabalhar a peça na década de 90. Quem não lembra o bapho que foi a coleção inteira de moletom da Osklen na última edição da SPFW?! Aí peças nesse tecido começaram a aparecer em outros desfiles, como o do Cantão, na Auslände, Redley... e por aí vai!

Quando o moleton veio bombando eu até cheguei a achar que iria virar modinha.. Mas acho que a tendência se desenvolveu de maneira diferente. Que bom, por que aí a gente percebe que o público consumidor não é robozinho que copia tudo igualzinho das blogueiras, mas coloca um pouco de sua própria identidade na moda.

Depois disso tudo eu me vi analisando o moleton e separei umas referências que vão te fazer pensar em loops incríveis com o moleton que está no fundo do seu armário. 

 

 

 

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Opinião Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias