BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (26)

Andinho fora da disputa eleitoral; Renatinho Viana com extensa agenda em Brasília; CPI do Hospital da Mulher; Granado segue governando em Búzios; Claudinha denuncia perseguição em SPA; Parceria na educação aldeense; Mudanças em Iguaba, boicote em Araruama e muito mais...


CHANCE ZERO

O ex-prefeito de Arraial do Cabo, Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho (MDB), está totalmente fora da disputa eleitoral de 2020. Para quem tinha alguma esperança, a chance agora é zero. Depois de ter as contas de seu último ano de governo rejeitadas pelo TCE e pela Câmara cabista, Andinho entrou com uma ação pedindo a anulação da sessão parlamentar que rejeitou suas contas, alegando que não lhe foi dado o direito de defesa (o que foi uma lorota, diga-se de passagem). A justiça considerou improcedente tal alegação. E como diz o ditado, “urubu quando está com azar, o de baixo faz no de cima”, a sentença ainda foi dura com Andinho: “Em face do exposto, JULGO IMPROCEDENTES OS PEDIDOS. Deixo de revogar a decisão, visto que a mesma já perdeu objeto. Condeno a parte autora ao pagamento das despesas processuais e dos honorários advocatícios que fixo em R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para o patrono de cada réu, tendo em vista os critérios do artigo 85, §8o, do CPC/2015”. Sendo assim, não pode ser candidato e ainda vai pagar a conta para largar a mão de ser espertinho e tentar dar uma de “João sem Braço” na justiça. Agora que a disputa eleitoral em Arraial vai ficar aquecida. Para onde irão os apoiadores de Andinho?

 

DIRETO DE BRASÍLIA

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna, embarcou hoje cedo para Brasília. Antes das 7h, ele compartilhava o vídeo direto do Galeão, informando a agenda aos seus seguidores. Na companhia do Secretário de Saúde, Cafurú, levou na bagagem esperança de acelerar a liberação do Porto do Forno. Quem o ajudou a buscar alguns caminhos no planalto foi Mazinho (ex-candidato a prefeito). Na oportunidade, os três visitaram o gabinete do deputado Gutemberg Reis (MDB) numa rápida reunião que contou, ainda, com a presença do assessor parlamentar Lincoln Reis e com o Chefe da Casa Civil de Caxias, Rodrigo Rangel. Renatinho confessou que toda ajuda nessa hora é bem-vinda: “O esforço é máximo para liberar as atividades do Porto do Forno. Estamos muito determinados para isso. Mazinho tem ajudado a gente e, toda pessoa que deseja o bem de Arraial do Cabo, sempre terá meu respeito e parceria”, disse o prefeito. Renatinho dorme hoje na capital federal e amanhã tem nova agenda extenuante, dessa vez, com pires em mãos, batendo no Ministério da Saúde. “É muito trabalho. Mal conseguimos parar para almoçar, mas vamos em frente”, comentou na correria entre um gabinete e outro.


PRESSÃO AUMENTA

A pressão para que Dr. Adriano demita a diretoria do Hospital da Mulher só faz aumentar. Já não se trata mais de um clamor de alguns setores da sociedade, como movimento de Mulheres, movimento de Doulas, setoriais partidários ou vereadores descontentes. Dentro do governo, o incômodo com os administradores da unidade hospitalar atinge níveis insuportáveis. Resta saber até quando o prefeito vai suportar.

 

 

VISITA DE MAX

Nesta próxima sexta-feira (29), o deputado estadual Max Lemos virá a Cabo Frio para se reunir com o prefeito dr. Adriano. Na pauta, o desassoreamento da Lagoa de Araruama. Essa reunião foi agendada pelos Bento, que fizeram a campanha de Max aqui na Região dos Lagos e continuam assessorando o deputado em seu mandato. Aliás, Max está de malas prontas, provavelmente, para o PDT. É outro deputado que vai deixar o MDB depois dos inúmeros desgastes que o partido vem acumulando na história política recente.

 

 

SIMPATIA É QUASE AMOR?

Nesta terça (26), na ALERJ, os deputados de Cabo Frio e Região dos Lagos, Dr. Serginho Azevedo (PSL) e subtenente Mauro Bernardo (PROS) gravaram um vídeo juntos, logo após a primeira sessão ordinária da CPI do Hospital da Mulher. Tão logo caiu na rede e já provocou especulações. No vídeo, ficou bem claro que os dois estão batendo uma bolinha e tanto. Foi uma mútua rasgação de seda. Inclusive, Dr. Serginho endossou: “Bernardo é meu amigo e tenho grande respeito e admiração por ele. Estamos juntos nessa e em outras que virão”, disse de forma genérica. Tentei entender melhor esse “estamos juntos”. Perguntei se essa afirmativa teria alguma conexão com 2020. Ele foi reticente. Não disse nem que sim, nem que não. De qualquer forma, Bernardo não é homem de meias palavras, mandou o seguinte recado: “Tô aqui com Serginho, meu amigo. Tô sempre com ele pra qualquer coisa. E essas ameaças que ele está sofrendo, manda pra mim também. Se tá ameaçando ele, tá ameaçando a mim também”, disse Berna daquele jeito que lhe é tão peculiar. O detalhe, é que essa “simpatia quase amor”, pode fazer os planos e articulações de alguns pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio escorrer pelos dedos. Será?

 

ESPERA SEM FIM

Hoje, o Ministério Público confirmou que o prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, tem direito de aguardar à frente do governo o julgamento dos recursos que ainda lhe cabem. Essa informação foi divulgada pela repórter Laila Hallack, no RJTV 1. Essa é a confirmação do que tanto os advogados do prefeito vinham afirmando. Em meio ao impasse do afastamento de André, ele segue trabalhando e inaugurando. Tanto que, na sexta-feira (29), às 17h, Granado entrega a nova creche do bairro Boa Vista. Hoje, o prefeito esteve reunido no gabiete com o secretário de Governo, Carlos Eduardo Roballo; e o subsecretário de Turismo, Diego Neves. Segundo a assessoria do prefeito, o assuntos foram os preparativos para a inauguração da creche e a aquisição de câmeras de segurança que serão usadas nos prédios públicos com cerca virtual e botão de alerta. Questionado sobre como avalia o momento delicado que vem atravessando, André diz que está exercendo o "mandato, para o qual fui eleito democraticamente. Enquanto alguns grupos desejam o poder a qualquer custo, estou focado na administração da cidade e no melhor para o povo de Búzios". Do jeito que vai a coisa, tudo indica que o vice-prefeito, Henrique Gomes, terá que adiar um pouco mais o sonho de assumir a Prefeitura. Por quanto tempo? O futuro a deus pertence.

 

PARCERIA NA EDUCAÇÃO

Os secretários de Educação e Governo de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira e Eronildes Bezerra, firmaram um convêncio com o Intituto Federal Fluminense (IFF) visando à criação de cursos de Formação Inicial e Conitnuada (FIC), durante uma reunião, na tarde desta segunda (25), com o diretor geral do IFF Cabo Frio, Victor Saraiva. Alessandro afirmou que "a parceria é muito importante para a qualificação dos servidores da rede municipal".

 

PERSEGUIÇÃO OU ASSÉDIO?

Enquanto isso, na sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia, a vereadora Claudinha (PTB) fez uma denúncia que merece atenção do Ministério Público. Segundo disse a presidente da CPI da Educação, o prefeito Claudio Chumbinho, “estranhamente solicitou a Câmara toda estrutura de gabinete, especificamente e somente” da vereadora. Tal revelação causou estranheza em todos presentes. Soou como uma tentativa de intimidar a edil na condução dos trabalhos de investigação no setor. E não é só isso. A petebista disse ainda que os ofícios que foram encaminhados ao secretário Alessandro Teixeira para apuração dos fatos, estão desrespeitando os prazos estabelecidos no regimento. Alessandro teria alegado que não foi informado sobre as solicitações, embora tenha mandado mensagem à parlamentar agradecendo a ela pela instalação da CPI. Claudinha destacou ainda o excesso de pronomes de tratamento elogiosos à parlamentar. Que coisa, hein?! Isso seria assédio? Perseguição? Embromação? Façam suas apostas!

 

MUDANÇAS DO INTERINO 

Já em Iguaba Grande, o prefeito interino (e sem mesa), Balliester Praguer, já fez várias mudanças no secretariado, sinalizando que virou totalmente oposição à Grasiella e seu grupo político. Trocou secretaria de Governo, que saiu Mariana Remigio (braço direito de Grasi) e entrou Felipe Nogueira, que tinha sido demitido no ano passado. Na chefia de Gabinete, saiu Valéria Santana (que tinha sido afastada cautelarmente pela justiça por ser responsável pelos pregões que culminaram na Operação Apagão) e entrou Fernando Santos. Já no Meio Ambiente entrou Paulo da Paz, que havia sido rebaixado pela ex-prefeita. Com essas mudanças, fica mais que cristalino que a guerra está declarada. E não é só isso. Balliester está convidando pessoas do grupo de Vantoil Martins para assumirem secretarias, numa tentativa de desmobilizar o pré-candidato do PPS às eleições suplementares. E, como se toda essa movimentação já não fosse suficiente, eis que o interino agora briga nos bastidores para pegar a presidência do PP. O prefeito está visivelmente entusiasmado e acelerado.

 

NÃO DEU AS CARAS

A Câmara da de Araruama está sediando, desde ontem, o 2º Fórum da Mulher da Câmara Municipal, que conta com uma agenda completa. Na segunda foi debatido Mulher na Política, Mulher no Trabalho, Lei Maria da Penha e Violência Doméstica. E, nesta terça (26), os temas também foram bastante atuais: Mulher convivendo com diferenças; Mulher mãe de crianças especiais; Mulher mãe de homossexuais e transsexuais; doenças que afligem a mulher; entre tantos outros temas variados. Penha destacou a importância da participação da colega e fiel escudeira, Valéria Amaral (PP), na organização do fórum. Com relação à prefeita Lívia de Chiquinho, sequer deu as caras. Embora seja uma mulher na política, prefere alimentar a birra com a presidenta do parlamento, promovendo boicote deliberado ao encontro. Penha lamentou a postura dela: “Eu fiz a minha parte enquanto representante do Legislativo e Mulher”, comentou Penha. Na quinta-feira (28), acontece a cerimônia de encerramento. Nem adianta ter esperança da presença de Lívia. Ela, por algum motivo, não perdoa Penha por ter conseguido assumir a Casa Legislativa.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias